Espaço nacional da economia internacional

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente trabalho mostra a influência das grandes corporações sobre os territórios nacionais de países diferentes da qual a corporação teve sua origem, impondo suas regras e ideologias de consumo sobre outros territórios.



O ESPAÇO NACIONAL DA ECONOMIA INTERNACIONAL

Quando os atores hegemônicos (grandes empresas e bancos) atingem um alto avanço na tecnologia e na informação, eles utilizam das redes para chegar a vários territórios, como por exemplo, a Samsung tem sua sede matriz em Seul na Coréia do Sul, mas possui diversas filiais espalhadas em vários países pelo globo.
Com a globalização, as grandes empresas estão espalhando-se por vários países e em cada país que se instala, impões regras e uma nova condição de vida. Assim, os espaços nacionais se transformam em espaço nacional da economia internacional. Esse processo é reconhecido por muitos atores como desterritorilização, trata-se de um capitalismo sem fronteiras para as grandes empresas.
Nesse sentido, alguns autores colocam a idéia de que as grandes corporações multinacionais dominam os governos nacionais, mas isso é um equívoco. Os estados nacionais têm um papel muito importante nesse processo, são eles quem auxilia a entrada e a operação dessas grandes corporações nos territórios nacionais.
As grandes corporações cresceram por meio de mecanismos tais como a tecnologia e os governos nacionais. O primeiro mecanismo permite que uma sede consiga administrar diversas outras filiais, mas mesmo assim, ainda não é suficiente para manter a ordem e evitar que outros grupos tomem posse das filiais ou até mesmo das riquezas que ela produz. Para que a ordem seja possível e uma sede consiga desenvolver várias filiais em locais distantes, o governo assegura o “bom funcionamento das grandes corporações” por meio de acordos ou do estabelecimento de leis.
Nesse sentido, o espaço nacional passa a ser da economia internacional, ou seja, as pessoas deixam de consumir os seus próprios produtos nacionais para consumir os produtos internacionais. Porém, as corporações que oferecem os produtos internacionais se infiltram em outros territórios em busca de ampliar os seus lucros, e para tanto muitas vezes impõe medidas de exploração do território na qual se infiltram.
Essas medidas de exploração têm como objetivo desvalorizar a cultura local para difundir uma cultura internacional, visando a exploração física e ideológica da população do país infiltrado.
Nesse sentido, os produtos internacionais são mais caros, as riquezas produzidas no país são retiradas para o exterior, a população passa a trabalhar mais e consumir menos, os problemas sociais se intensificam e muitos desses produtos (como músicas, filmes, vídeos, vestimentas etc.) valorizam a quebra de valores sociais locais, aumentando ainda mais os problemas sociais. Esse fato impõe a população a consumir produtos e serviços que dizem solucionar o problema, na qual, muitas vezes quem traz essas soluções são as mesmas corporações que causaram o problema.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, o governo é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das grandes corporações, que espalham suas regras sobre os territórios de outros países da qual se originou.



REFERÊNCIA

SANTOS, Milton. Natureza e Espaço. 4. ed. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2008.

Por: Santos. Elaborado em: 30/08/2012. Publicado em: 06/09/2017. Atualizado em: 06/09/2017.
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