Como fazer um fichamento?

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Nesse tutorial confira como criar um fichamento acadêmico completo, qual a sua estrutura e a reflexão a ser realizada para a sua elaboração. Também segue um modelo de fichamento para facilitar a compreensão deste tipo de trabalho.

O FICHAMENTO

Uma pesquisa acadêmica, em uma visão geral, é composta por quatro partes principais: projeto de pesquisa, fichamento, trabalho e apresentação.
O fichamento é um resumo de uma obra, ou parte de uma obra (livro, capítulo de livro, revista etc.), com as principais idéias do autor na forma de citação.
Existem vários tipos de fichamentos, mas abordaremos o fichamentos completo, ou também chamado de fichamento no todo.
Um fichamento completo é formado por quatro partes essenciais: cabeçalho, referência, resumo, principais idéias e comentário.
Cabeçalho: identificação do autor do fichamento e da instituição ao qual pertence. O Cabeçalho é constituído respectivamente pelo nome da instituição, curso, disciplina, professor responsável e aluno.
Referência: identificação da obra ou parte da obra que está sendo fichada.
Resumo: texto com as próprias palavras do autor do fichamento sobre a obra a ser fichada.
Principais ideias: resumo da obra, ou parte da obra, com as principais idéias do autor na forma de citação.
Comentário: comparação das ideias do autor da obra com a de outros autores de mesmo assunto e posterior crítica pessoal da obra fichada.
Para se fazer um fichamento nas normas da ABNT 2003, basta seguir os seguintes passos:
1º passo: fazer o cabeçalho, colocando um item abaixo do outro.
Formatação do cabeçalho: fonte Times New Roman no tamanho 12 com espaçamento 1,5 entre linhas (atenção, entre parágrafos o espaçamento antes é 0 pt e depois é 0 pt), alinhamento esquerda.
2º passo: pula uma linha.
3º passo: coloca o nome FICHAMENTO (em maiúsculo, negrito e centralizado).
4º passo: faz a referência da obra, ou parte da obra, que está sendo fichada de acordo com a ABNT.
No exemplo usamos a referência da parte de uma obra, ou seja, do terceiro capítulo do livro “Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação”. Nesse caso, a referência deve conter as seguintes informações: nome do autor do capítulo (ponto), nome do capítulo (ponto), depois colocar o termo “In:” e colocar o nome do autor do livro, caso seja diferente do autor do capítulo, mas se ambos é a mesma pessoa, colocar um traço equivalente a seis espaços (______), colocar o nome do livro (ponto), número de edição se não for a primeira (ed.), local de publicação (dois pontos), editora (vírgula) e ano. Assim temos:

FILIZOLA, Roberto. Avaliação na Geografia escolar: limites e possibilidades. In:______. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009.

Formatação da referência: fonte Times New Roman no tamanho 12 com espaçamento 1,5 entre linhas (atenção, entre parágrafos o espaçamento antes é 0 pt e depois é 0 pt), alinhamento esquerda.
5º passo: pula uma linha.
6º passo: Coloca o termo Resumo (em negrito, centralizado, fonte Times New Roman com tamanho 14).
7º passo: pula uma linha.
8º passo: Fazer o resumo – um texto com as próprias palavras do autor do fichamento sobre as ideias do autor da obra a ser fichada.
A formatação do resumo deve ser na fonte Times New Roman no tamanho 12 com espaçamento 1,5 entre linhas (atenção, entre parágrafos o espaçamento antes é 0 pt e depois é 0 pt), alinhamento justificado.
9º passo: pula uma linha.
10º passo: Coloca o termo Citações (em negrito, centralizado, fonte Times New Roman com tamanho 14).
11º passo: pula uma linha.
12º passo: fazer as principais idéias.
A idéia é uma parte do texto do autor que deve ser transcrito tal como consta na obra original.
Para achar a idéia a ser colocada no fichamento deve-se fazer os seguintes passos:
Passo 1: ler o livro ou capítulo do livro a ser fichado.
Passo 2: destacar as idéias do autor que falam do seu tema.
Passo 3: das idéias do autor que falam do seu tema, destacar apenas as mais importantes, ou seja, as idéias objetivas, que vão direto à teoria central do autor.
Após retiras as idéias deve-se colocá-las no fichamento.
Cada idéia deve ser colocada em um parágrafo na forma de citação.
A citação deve ter a seguinte estrutura: abre aspas e coloca a idéia tal como na obra original, depois fecha aspas, coloca entre parênteses o termo pag. (nome página abreviado) e depois a página do livro que a citação foi tirada, por fim o ponto final.
Atenção: cada idéia representa um parágrafo da obra original, mas se for citado apenas uma parte do parágrafo, a parte cortada deve ser representada com o termo [...], como no exemplo a seguir:

“[...] então ele chegou de madrugada – as 4h30 da manhã, [...] e só assim pôde descansar [...]” (pag. 45).

Formatação das idéias principais: fonte Times New Roman no tamanho 12 com espaçamento 1,5 entre linhas (atenção, entre parágrafos o espaçamento antes é 0 pt e depois é 0 pt), alinhamento justificado.
14º passo: pula uma linha.
15º passo: Coloca o termo Considerações Finais (em negrito, centralizado, fonte Times New Roman com tamanho 14).
16º passo: pula uma linha.
17º passo: fazer os comentários iniciando pela comparação das ideias do autor da obra fichada com outros atores que abordam o mesmo assunto, e por fim, a sua conclusão com uma crítica pessoal sobre as ideias do autor (o que acha das ideias do autor? Quais suas falhas? São úteis? estão longe da realidade? etc.).
18º passo: aplicar ao fichamento a formação geral, essa deve ter fonte Times New Roman, com espaçamento 1,5 entre linhas (atenção, entre parágrafos o espaçamento antes é 0 pt e depois é 0 pt), margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm.
O fichamento deve ter ao todo cerca de quatro páginas (dois ou três para as ideias principais e uma para o comentário), não existe capa e folha de rosto para um fichamento, mas essas regras podem variar conforme a instituição.



Para obter um trabalho base, com as formatações distribuídas na prática, basta fazer o download do modelo de fichamento disponível na imagem abaixo.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este artigo buscou facilitar sua compreensão sobre o fichamento completo, além de orientar a como elaborar esse tipo de trabalho acadêmico.

Por: Santos. Elaborado em: 15/02/2015. Publicado em: 10/08/2017. Atualizado em: 10/08/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: