O uso das charges nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental

APRESENTAÇÃO

Confira o trabalho intitulado “O uso das charges nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental” apresentado no “V Encontro Científico Cultural” realizado em Santana do Ipanema/AL no ano de 2015.



RESUMO

As imagens e charges são um importante meio de comunicação verbal e visual para a discussão de fenômenos sociais e naturais de interesse da Geografia. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso de charges como recurso didático auxiliar nas aulas de Geografia, contribuindo para deixar as aulas mais atrativas. A metodologia utilizada é baseada em pesquisa-ação e observações in loco em três turmas de sétimo ano do Ensino Fundamental da cidade de Coité do Nóia/AL, análise e discussão das atividades desenvolvidas e fundamentação teórica nas obras de Cavalcanti (2008); Campos (2009); Rabaça e Barbosa (1987). Inicialmente, os discentes produziram redações sobre a prática do desenvolvimento sustentável com base em duas charges que abordaram a temática. Em seguida, produziram charges sobre os problemas sociais e ambientais do seu município. Por fim, os textos e charges produzidos foram colocados em uma revista que está disponível tanto na biblioteca escolar quanto na internet. Assim, foi concluído que as charges são uma forma de representação dos fenômenos sociais e ambientais que podem ser utilizadas como objeto pedagógico no ensino da Geografia.

INFORMAÇÕES

Autores: Tiágo Gomes dos Santos, Lindinalva Miguel da Silva e Débora Lúcia Correia Ramos Costa.
Trabalho apresentado no “V Encontro Científico Cultural” realizado em Santana do Ipanema/AL de 25 a 29 de novembro de 2015.
Trabalho publicado nos anais do “V Encontro Científico Cultural”.



IMAGENS

Figura 01: imagens de charges mostrando a exploração dos recursos naturais presentes na Floresta Amazônica. Essas charges foram elaboradas pelo pesquisador e aplicadas em algumas turmas de sétimo ano do Ensino Fundamental.



Figura 02: exemplo de algumas charges e tirinhas elaboradas por estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental sobre os problemas sociais e ambientais no Brasil.



REFERÊNCIAS

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas/SP: Papirus, 2008.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAMPOS, Jorge (org.). Inferências linguísticas nas interfaces. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

RABAÇA, C. A.; Barbosa G. Dicionário de comunicação. Rio de Janeiro: Codecri, 1987.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Agenda 21 do Município de Ouripe. Disponível em: <http://www.agenda21-ourique.com/pt/go/desenvolvimento-sustentavel>.

Por: Santos. Elaborado em: 25/11/2015. Publicado em: 16/09/2017. Atualizado em: 16/09/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: