Aspectos demográficos da América

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente trabalho visa apresentar a distribuição populacional no continente americano, tal como alguns dos motivos que justificam a atual distribuição dessa população.


A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO NA AMÉRICA

A América possui 845 milhões de habitantes distribuídos no continente de forma irregular devido a fatores ambientais, históricos e econômicos. Sendo o último o principal e mais influenciador fator da distribuição da população americana. No geral, as áreas mais próximas do litoral leste do continente apresentam a mais alta densidade demográfica, enquanto as áreas centrais e próximas dos pólos apresentam as densidades mais baixas, conforme pode notar no mapa abaixo.



Densidade demográfica é a concentração de pessoas em um determinado local. Para saber a densidade demográfica deve-se dividir a população total por quilômetro quadrado.
Quanto ao fator histórico, a maior concentração de pessoas está na porção leste do continente, devido a ser o local inicial da colonização dos portugueses e dos ingleses.
Quanto a fatores ambientais, a menor concentração de pessoas está no Norte do Brasil devido à presença da floresta Amazônica e no Norte do Canadá devido ao clima Frio Polar. As áreas de clima com média de baixas temperaturas, áreas de relevo montanhoso e com presença de densas florestas tropicais registram as menores densidades demográficas devido a oferecem menos vantagens produtivas.
Quanto ao fator econômico são nas áreas próximas do litoral leste do continente que estão as maiores cidades da América, e também, a maior oferta de oportunidades de emprego.



O Crescimento demográfico da América também é desigual. Nos países desenvolvidos a população cresce mais devagar do que em países subdesenvolvidos. Nos países desenvolvidos o crescimento da população é lento devido ao alto custo da criação de filhos, a entrada da mulher no mercado de trabalho e o planejamento familiar.
Nos países subdesenvolvidos o crescimento da população é rápido pela falta de planejamento familiar, falta de orientação da população e pela melhoria no saneamento básico ocorrida nos últimos anos.
Para explicar esse crescimento desigual da população entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, os pensadores da área criaram algumas teorias, tais como:
Teoria Malthusiana: a pobreza e a miséria são consequências do rápido crescimento populacional.
Teoria Marxista: a pobreza e a miséria são as causas do rápido crescimento populacional nos países subdesenvolvidos.
Hoje se sabe que a miséria e a pobreza existem por conta da distribuição desigual de riqueza (distribuição de renda) que resulta nas desigualdades sociais (diferenças entre pobres e ricos).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, a distribuição da população no continente americano é irregular devido a fatores históricos, ambientais e principalmente econômicos, deixando a população mais concentrada principalmente na faixa próxima do litoral leste do continente.

REFERÊNCIA

DANELLI, Sonia C. S. (editora). A população e a economia da América. In:____. Projeto Araribá: Geografia. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2007. 8º ano.

Por: Santos. Elaborado em: 27/03/2014. Publicado em: 15/08/2017. Atualizado em: 15/08/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: