Alfred Weber e a teoria dos custos de transporte

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Em 1909 Alfred Weber criou a teoria dos Custos de Transporte que buscou explicar a distribuição e localização industrial, na qual será discutida a seguir.



TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSPORTE

A lucratividade do setor industrial depende da sua localização quanto a matéria-prima, mão-de-obra e ao mercado consumidor, quanto mais próximo desses três pontos, maior o lucro da indústria, uma vez que são menores os custos com transporte. Weber afirmou sua teoria com base no triângulo locacional, na qual a indústria deve se estabelecer no centro, entre os pontos de matéria-prima, mão-de-obra e mercados.



Como exemplo, uma determinada indústria de açúcar, para obter um menor gasto com transportes, deve se fixar próximo as áreas produtoras da cana-de-açúcar, que é a matéria-prima utilizada pela indústria. Ao mesmo tempo, sendo que o objetivo preferencial da sua produção é a exportação, essa indústria deve fixa-se em um ponto próximo aos portos de embargue de cargas para transportar sua produção aos outros países com o menor custo possível. Ao mesmo tempo, os trabalhadores dessa indústria devem pertencer a população local, ou pelo menos morarem próximos a ela. Assim, as indústrias de cana-de-açúcar de Alagoas fixam-se na Zona da Mata Alagoana, pois este representa o ponto de menor custo de produção, tendo em vista a teoria de Weber, pois estas estão próximas dos locais de coleta da cana, dos trabalhadores e do ponto de exportação, ou melhor, aos portos do oceano. A teoria de Weber explica porque essas indústrias não se fixam em outras áreas do estado, como por exemplo, no sertão alagoano.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, a teoria dos Custos de Transporte de Alfred Weber apresenta que as indústrias que estão localizadas em áreas mais próximas da matéria-prima, mão-de-obra e ao mercado consumidor, possuem maior lucro.



REFERÊNCIA

AZZONI, Carlos Roberto. Teoria da localização: uma análise crítica: a experiência de empresas instaladas no Estado de São Paulo. Instituto de Pesquisas Econômicas, 1982.

Por: Santos. Elaborado em: 13/09/2013. Publicado em: 04/09/2017. Atualizado em: 04/09/2017.
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