Como fazer uma citação?

CONSIDERAÇÕES INICIAIS


A citação é a cópia legal de textos de uma fonte de dados para outra, evitando a prática do plágio. Esse recurso permite o embasamento teórico e metodológico de um trabalho acadêmico, isto é, permite a comprovação dos fatos e argumentos presentes no trabalho por meio das obras de outros autores. Nesse tutorial confira como realizar uma citação segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também, segue alguns modelos de citações para download.

CITAÇÃO DE TEXTO

As citações possibilitam a validação de um trabalho a partir do uso de teorias, fatos, definições e ideias de outros autores. Embora, a estrutura das citações seja definida por cada instituição de ensino, a maior parte dessas instituições adotam as normas da ABNT. Nesse tutorial, será abordada a estrutura das citações segundo a Norma Brasileira (NBR) 10520 publicada em agosto de 2002 pela ABNT.
As citações são compostas por três partes essenciais: a indicação da citação, o conteúdo citado e a referência. Confira a seguir um exemplo de citação com a indicação destacada de cor verde, o conteúdo de cor azul e a referência de cor vermelha.

Segundo Santos (2017) “as imagens e charges são um importante meio de comunicação verbal e visual para a discussão de fenômenos sociais e naturais de interesse da Geografia”.

Referência:

SANTOS, T. G. O uso das charges nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental. Cadernizando, 2017. Disponível em: <https://cadernizando.blogspot.com.br/2017/09/o-uso-das-charges-nas-aulas-de-geografia-do-ensino-fundamental.html>. Acesso em: 13 out. 2017.

Indicação de citação: termo que identifica uma citação. Esse termo pode ser realizado de duas formas: a chamada de citação ou o grifo do autor. Confira a seguir um exemplo mostrando a indicação da citação destacada na cor verde e localizada na forma de chamada ou de grifo.

Chamada de citação:
Segundo Santos (2017) “as imagens e charges são um importante meio de comunicação verbal e visual para a discussão de fenômenos sociais e naturais de interesse da Geografia”.

Grifo do autor:
“As imagens e charges são um importante meio de comunicação verbal e visual para a discussão de fenômenos sociais e naturais de interesse da Geografia” (SANTOS, 2017).

Chamada de citação: indicação de citação antes do trecho citado, na qual, indica a entrada de uma citação.
A chamada de citação geralmente possui três partes: um termo de chamada, o último termo do nome do autor citado e o ano que o autor escreveu o texto citado.
Termo de chamada: pode ser “para”, “segundo”, “de acordo com”, “afirma que” ou outros termos de menção ao autor citado.
Último termo do nome do autor citado: supondo que o autor se chama Luís Pedro da Silva, o último termo do nome dele é Silva.
Ano que o autor citado escreveu o texto: deve ser escrito entre parentes.
Atenção: em obras com mais de uma página (livros, revistas, jornais, documentos e outros), deve indicar a página do trecho citado dentro dos parentes e após o ano.
No exemplo a seguir, foram apresentadas algumas chamadas de citações com o termo da chamada destacada de cor verde, o nome do autor destacado de laranja e o ano e a página em destaque com uma cor roxa.

Segundo Silva (2017, p. 20)...
De acordo com Silva (2017, p. 20)...
Silva (2017, p. 20) afirma que...
Para Silva (2017, p. 20)...

Atenção: se uma citação tiver mais de um autor, o último nome deles deve ser colocado na chamada de citação, porém a partir de três autores, deve se colocar apenas o nome do primeiro seguido da expressão et. al.

Segundo Silva (2017, p. 14)...
Segundo Sousa e Ferro (2017, p. 24)...
Segundo Martins, Souza e Silva (2018, p. 36)...
Segundo Pena et al (2015, p. 27)...

Atenção: se dois autores de obras diferentes tiverem o mesmo termo no final do nome, deve se colocar o penúltimo termo. Nesse caso, se um autor se chamar Pedro Vieira Neto e o outro Martins Brandão Neto, na chamada de citação deve colocar Vieira Neto para um autor e Brandão Neto para outro.
Grifo do autor: indicação de citação depois do trecho citado.
A chamada de citação geralmente possui duas partes: o último termo do nome do autor citado com letras maiúsculas e entre parentes, o ano que o autor escreveu o texto citado (em obras com mais de uma página, deve indicar a página do trecho citado dentro dos parentes e após o ano). No exemplo a seguir, o grifo do autor é destacado pela cor verde.

 “As imagens e charges são um importante meio de comunicação verbal e visual para a discussão de fenômenos sociais e naturais de interesse da Geografia” (SILVA, 2017, p. 20).

O conteúdo citado: equivale ao trecho copiado da obra original e colocado em seu trabalho. Esse trecho pode ser citado de duas formas: citação direta e citação indireta.
Citação direta: aquele que usa as mesmas palavras do autor original. Nesse tipo de citação, deve usar as reticências para delimitar a parte citada.
Citação indireta: aquele que conserva o significado passado pelo autor original, mas é escrito com suas próprias palavras. Nesse tipo de citação, não deve usar as reticências de citação.
O conteúdo citado pode ter dois tamanhos diferentes: até ou mais de três linhas.
Até três linhas: a citação é escrita com o recuo normal do texto. Nesse tipo de citação, deve usar as reticências para delimitar a parte citada.
Mais de três linhas: a citação é escrita em um parágrafo a parte com um recuo especial de 04 cm, espaçamento simples e diminuição de 01 pt no tamanho da fonte. Nesse tipo de citação, não deve usar as reticências, pois a citação já é delimita pelo parágrafo.

Até três linhas: recuo normal do texto, espaçamento padrão e fonte no tamanho 12 pt.
Segundo Santos (2017) “as imagens e charges são um importante meio de comunicação verbal e visual para a discussão de fenômenos sociais e naturais de interesse da Geografia”.

Mais de três linhas: recuo especial de 04 cm, espaçamento simples e fonte no tamanho 11 pt.
Segundo Santos (2017):

As imagens e charges são um importante meio de comunicação verbal e visual para a discussão de fenômenos sociais e naturais de interesse da Geografia. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso de charges como recurso didático auxiliar nas aulas de Geografia, contribuindo para deixar as aulas mais atrativas.

A referência: é o endereço da obra que foi copiado o trecho citado. As referências geralmente são escritas numa seção localizada no final do trabalho ou em nota de rodapé.
Atenção: as referências geralmente são separadas por um espaçamento simples e alinhadas a margem esquerda sem recuo especial, sendo que as notas de rodapé possuem o tamanho da fonte menor que o do texto, geralmente possuem 10 pt.
No exemplo a seguir, usamos a NBR 6023 de 2002 da ABNT para realizar a referência de uma página da internet. Nesse caso, a referência deve conter as seguintes informações: nome do autor (ponto), nome da página (ponto), nome do site (vírgula), ano de publicação (ponto), colocar o termo “disponível em” (dois pontos), colocar o endereço eletrônico da página entre os sinais de maior e menor que (ponto), colocar o termo “acesso em” (dois pontos), colocar a data de acesso. Assim temos:

SANTOS, T. G. O uso das charges nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental. Cadernizando, 2017. Disponível em: <https://cadernizando.blogspot.com.br/2017/09/o-uso-das-charges-nas-aulas-de-geografia-do-ensino-fundamental.html>. Acesso em: 13 out. 2017.

Atenção: no nome do autor, colocar primeiro o último termo em maiúsculo seguido de vírgula e escrever o restante do nome. Nesse caso, se o autor se chamar Luís Pedro da Silva, então na referência é escrito: SILVA, Luís Pedro da.
Para auxiliar nos trabalhos acadêmicos e científicos, disponibilizamos um modelo de citação e referência. Clique na imagem abaixo para realizar o download do modelo.



CITAÇÃO DE IMAGEM

A citação de imagens é realizada por meio da fonte que geralmente está localizada abaixo da imagem. Para citar uma imagem, a fonte deve conter: o endereço eletrônico da página que a imagem foi retirada (vírgula), o termo acesso (dois pontos) e a data de acesso, conforme o exemplo abaixo.

Fonte: http://cadernizando.blogspot.com/2017/08/chapada-do-araripe.html, acesso: 23 jul. 2019.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este artigo buscou facilitar sua compreensão sobre as citações segundo as normas da ABNT. Recomendamos ainda consultar a NBR 10520 da ABNT para obter mais informações sobre as citações e também a NBR 6023 da ABNT para obter mais informações sobre as referências.

Por: Santos. Elaborado em: 23/07/2018. Publicado em: 23/07/2018. Atualizado em: 23/07/2018.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: