Quais as estruturas de um artigo acadêmico?

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Nesse tutorial, confira qual a estrutura básica que o texto de um artigo deve conter para defender uma determinada temática de forma bem elaborada e com forte rigor científico.

ESTRUTURA BÁSICA DE UM ARTIGO

De acordo com a ABNT de 2004 um artigo acadêmico é composto basicamente pela seguinte estrutura: título, resumo, considerações iniciais, desenvolvimento, considerações finais, referências e anexos.
Cada uma dessas estruturas é formada por um texto que possui uma subestrutura oculta, que deve ser empregada para tornar o artigo mais compreensível.
Um artigo é um tipo de pesquisa que tem a finalidade de estudar um determinado problema para mostra uma solução. Todo o estudo realizado deve seguir o rigor científico, ou seja, o que se coloca no artigo deve ser provado cientificamente.
Dessa forma, ao estudar um problema, deve utilizar de referências das obras de outros autores ou instituições que já comprovaram fatos sobre o problema em questão, assim como deve ser colhido a maior quantidade de provas possíveis no local de estudo, de modo que tais provas sejam suficientes para provar a real existência do problema.
Como prova o autor do artigo pode utilizar de imagens, gravações de áudio ou vídeo, relatos de experiência da população da área de estudo, experiências físicas, análise de elementos (rocha, solo, água, entre outros), análise de documentos etc. Assim, seu artigo deve ser desenvolvido de forma que cada ideia escrita esteja associada às provas colhidas, que podem estar expostas nos anexos ou no próprio texto, como mostra o exemplo da imagem abaixo:



A seguir veremos algumas subestruturas ocultas que existem dentro das sete estruturas básicas de um artigo:
Título: deve apresentar o problema e a área de estudo, como por exemplo, “As desigualdades sociais em Aracaju/SE”, onde “As desigualdades sociais” é o problema a ser estudado e “Aracaju/SE” é a área de estudo. Outros critérios ainda podem ser adicionados pelo autor para restringir ainda mais o tema, melhorando a pesquisa.
Resumo: é uma pequena síntese de tudo aquilo que será discutido ao longo do artigo completo, geralmente é composto por apresentação, objetivo geral, metodologia e conclusões. O resumo é uma parte indispensável, pois é a parti dele, que o leitor vai saber se o seu artigo corresponde ou não ao conhecimento que ele está buscando.



Considerações iniciais ou introdução: é uma apresentação geral acerca da pesquisa que foi elaborada. As Considerações iniciais podem conter uma breve apresentação do título; dados gerais referentes à área de estudo (como localização, vegetação, população, indicadores sociais, entre outros dados); um breve histórico da área de estudo; um breve histórico do mesmo problema analisado por outros pesquisadores anteriores o mesmo local; uma síntese da pesquisa de outros autores do mesmo problema em outras áreas; conceitos das temáticas trabalhadas em sua pesquisa na definição de outros autores; conceitos essenciais para sua pesquisa; um breve histórico de como a sua pesquisa foi elaborada; apresentação das metodologias; objetivos específicos e finalmente o objetivo geral.
Desenvolvimento: é a parte na qual você deve falar detalhadamente do problema que está sendo discutido, associando-o à fundamentação teórica (referências) e/ou as provas coletadas. O desenvolvimento deve iniciar discutindo o problema e finalizar discutindo uma solução, de modo que tanto o problema quanto a solução precisam ser associados à fundamentação teórica e as provas coletadas.
Considerações finais ou conclusão: é a apresentação dos resultados finais alcançados com a sua pesquisa, geralmente essa parte possui de uma a três parágrafos, sendo que quanto mais direto, melhor para uma visão geral do artigo.
Referências: é o endereço das obras de outros autores que foram utilizadas em seu artigo para reforçar as ideias discutidas (fundamentação teórica).
Anexo: apresentação detalhada das provas colhidas para a sua pesquisa, que foram indicadas ao longo do texto, mas não foram inseridas devido a serem muito grande ou o autor não achou agradável.
Assim, os anexos servem para colocar as provas que não foram adicionadas no corpo do texto como figura. Na imagem anterior, a parte do artigo que aparece na imagem, possui uma prova adicionada no corpo do texto, mas a mesma poderia ser adicionada como anexo.
Em artigos que possuem análise de respostas de entrevistas realizada com a população da área de estudo, é possível colocar as principais respostas no texto do artigo na forma de citação e as respostas completas devem ser colocadas no anexo do artigo. Da mesma forma, as imagens mais importantes podem ser colocadas no corpo do texto e as menos importantes no anexo.
Artigos voltados para a educação, geralmente devem apresentar ao longo do texto: conceitos de outros autores referentes as temáticas a serem discutidas, relatos de experiência a parti das observação in loco (fraga durante observação em ação, ou seja, na própria área de estudo), discussão juntamente com professores, coordenadores, diretores, funcionários da educação e alunos, incluindo as entrevistas realizadas com cada um desses grupos.
Artigos voltados para análises físicas da natureza, geralmente devem apresentar no texto de sua pesquisa, além das indicações anteriores possíveis, experiências físicas, coleta de dados físicos e coleta de dados de instituições especializadas oficiais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esse tutorial visou compartilhar um pouco dos conhecimentos acerca das estruturas básicas de um artigo, a fim de facilitar e orientar a sua atuação na elaboração desse tipo de trabalho.

Por: Santos. Elaborado em: 18/02/2015. Publicado em: 10/08/2017. Atualizado em: 10/08/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: