O que é Nóia?

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O que é Nóia?
Nóia é o nome de uma família, mas também pode ser o nome de uma cidade, como a cidade espanhola de Nóia ou o município brasileiro de Coité do Nóia/AL.
Porém, ao longo da história do Brasil foi criado um forte preconceito contra o nome da família Nóia, pois esse nome foi atribuído a outros significados diferentes. Em algumas áreas do Brasil “nóia” foi associado a uma pessoa mentalmente debilitada, ou seja, que não possui controle de si e faz de tudo para atingir um determinado objetivo, em outros locais, a palavra “nóia” está associada a substâncias alucinógenas, ou seja, ao uso de drogas.
Esse tipo de preconceito precisa ser discutido nos estabelecimentos de estudo, na mídia e na sociedade, pois se trata de um crime grave, tão grave quanto o preconceito racial ou outras formas de desrespeito a integridade humana. Vale lembrar que Nóia é uma pessoa pertencente a uma família guerreira, trabalhadora, honesta e que luta para conquistar os seus direitos.

A FAMÍLIA NÓIA

Embora não existam muitas informações acessíveis no Brasil quanto à origem da família Nóia, essa palavra aparece em livros e escrituras antigas elaboradas em países da Europa, o que indica que a família Nóia está presente no mundo por muitos anos, assim como outros nomes de famílias: Santos, Silva, Souza, Ferreira, entre outros. Alguns pesquisadores acreditam que a família Nóia teve sua origem na Europa e chegou ao Brasil por meio do processo de colonização durante o período conhecido como As Grandes Navegações. Atualmente membros da família Nóia se encontram espalhados por todo território nacional, trata-se de pessoas batalhadoras, guerreiras e trabalhadoras.

A CIDADE DE COITÉ DO NÓIA

A palavra Nóia também está presente no nome de algumas cidades, como o município de Nóia na Espanha e de Coité do Nóia no Brasil.
Coité do Nóia é um pequeno município do Agreste alagoano com uma área de 88,759 km2, população de 10.926 habitantes em 2010 e densidade demográfica de 123,44 hab./km2 segundo o IBGE (2017). Segundo relatos dos mais antigos moradores da cidade, a origem do município está ligada a história das cidades de Limoeiro de Anadia e Arapiraca. As terras que atualmente fazem parte de Coité do Nóia pertenciam ao município de Limoeiro de Andia/AL, nesse período, um grupo de pessoas pertencentes a uma mesma família (a família Nóia) migrou da cidade para o interior da zona rural daquele município em busca de terras férteis para a agricultura. Nesse percurso, chegou a uma área, onde até então estava livre para habitação humana, as terras eram férteis e existiam fontes de água potável na região, tais condições favoreciam o desenvolvimento da agricultura.



A partir daí, a família Nóia fundou um pequeno núcleo com quatro casas, com o tempo, outras famílias foram chegando ao local e fixando-se em volta de uma área com alguns pés de Coité, a partir daí o pequeno lugarejo foi crescendo e se desenvolvendo aos poucos, onde passou a ser um povoado pertencente ao município de Limoeiro de Anadia/AL. Com o passar do tempo, as terras daquele povoado chamado até então de Coité, passaram a pertencer a cidade de Arapiraca/AL (outro povoado de Limoeiro que havia se emancipado), logo em seguida, Coité tornou-se independente e passou a ser chamado de Coité do Nóia.
O termo Coité do Nóia esta associado ao processo de colonização desse município, onde o termo Coité refere-se ao fato da cidade ter se desenvolvido em torno de uma área com plantações de uma planta tropical chamada Coité, já a palavra Nóia refere-se ao nome da família que iniciou a ocupação naquele local. Assim no município de Coité do Nóia, a palavra Nóia está relacionada ao nome da família fundadora do município.



O PRECONCEITO NO BRASIL

Existe no Brasil um grande preconceito contra a palavra Nóia. Embora Nóia seja o nome de uma família honesta, trabalhadora e guerreira, ou em outros casos, o nome de uma cidade, com o passar do tempo outros significados foram atribuídos a palavra Nóia. Em alguns locais do Brasil a palavra “nóia” passou a ser reconhecida com um mal sentido, associado ao uso de drogas e a destruição humana. Alguns pesquisadores relacionam a origem desse mal sentido como uma gíria criada a partir da palavra paranóia, na qual enquanto paranóia era usada para descrever o estado alucinógeno de uma pessoa, “nóia” descrevia uma “paranóia” acentuada, originada muitas vezes do uso de drogas.
O fato ainda mais grave é que a mídia de televisão, obras bibliográficas e a internet incentivam a prática desse tipo de preconceito, pois associam a palavra “nóia” ao mal sentido. Esses tipos de veículos de comunicação possuem um amplo potencial de divulgação e os danos causados por eles são difíceis de serem revertidos.
Vale lembrar que esse tipo de preconceito é tão grave quanto o preconceito racial, a xenofobia ou a homofobia, pois se caracteriza como um forte ato de desrespeito e atentado a integridade humana.
O preconceito contra a palavra “noia” precisa ser urgentemente discutido nas escolas, na mídia de TV e internet, nos centros acadêmicos e na sociedade. Além disso, esse tipo de preconceito precisa ser punido assim como o preconceito racial, a xenofobia e outras práticas desrespeitosas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, Nóia é o nome de uma família honesta, guerreira e trabalhadora, além de ser também o nome de algumas cidades presentes no Brasil e no mundo. É necessário combater o preconceito criado contra o nome Nóia, pois se trata de uma prática criminosa que incentiva o desrespeito ao ser humano.

REFERÊNCIAS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA. Histórico do município de Coité do Nóia. Cultura. Disponível em: <http://www.cultura.al.gov.br/municipios/historico-dos-municipios/historico-do-municipio-de-coite-do-noia>. Acesso em: 11 out. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Coité do Nóia. Cidades. Disponível em: <http://cod.ibge.gov.br/8C5>. Acesso em: 14 set. 2017.

Por: Santos. Elaborado em: 11/10/2014. Publicado em: 14/09/2017. Atualizado em: 14/09/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

4 comentários:

MARCOS NOIA disse...

A palavra “noia” vem do grego e significa “da mente”, que vem da raiz “nous”. Ao fazer a justaposição com as palavras gregas orto, meta e para surgem seus derivados.

ORTONOIA: mente equilibrada. ORTO = POSIÇÃO NORMAL.
PARANOIA: mente confusa. PARA = FORA.
METANOIA: mudança de mentalidade. META = O QUE ESTÁ ACIMA.

A associação preconceituosa do sobrenome Noia com as pessoas que possuem algum distúrbio psíquico por medicamentos ou uso de drogas surge do fenômeno linguístico de abreviação vocabular. Durante o processo de comunicação muitas palavras são abreviadas e durante a história a sociedade aceita esse uso de forma natural. A palavra telefone, por exemplo, é falada como fone. Essa expressão coloquial é também aplicada à palavra paranoia, que passou por uma abreviação vocabular e no senso comum as pessoas trocaram-na pelo termo noia.

Além dessas três palavras, no Brasil existe o termo “pinoia”, que significa coisa sem valor, mau negócio.
Na Espanha existe uma cidade chamada Noia de onde pode ter vindo imigrantes com este sobrenome.

Eu sou Marcos Noia, de Feira de Santana/Bahia, filho de Antônio Noia, neto de João Noia, bisneto de José Noia, todos de Panelas de Miranda/Pernambuco.

Santos disse...

Boa tarde, Marcos! Muito obrigado pela leitura e também pela contribuição!

profa nori disse...

Boa noite! Eu sou Norimar Noia. Acho esse nome lindo e significativo. Herdei de meu pai que foi nascido em Mossoró. Veio para o Rio de Janeiro e não sei nada dele antes disso, pois seus pais vieram juntos e não falavam de parentes.Por aqui, ele teve 11 filhos com a minha mãe. Muitos "Noias"!

Santos disse...

Boa Noite, Norimar Noia! Muito obrigado pelo comentário e pela leitura!