Bioma da Mata Atlântica

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O bioma da Mata Atlântica possui área original de 1.315.460 km2 (15% do território brasileiro), que se estendia por 17 estados do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Atualmente o remanescente é 102.012 km2, 7,91% da área original. Neste trabalho está sendo discutidas algumas características dessa floresta tropical.



ASPECTOS DA MATA ATLÂNTICA

Originalmente esse bioma abrangia diversos estados brasileiros com uma imensa mata fechada, mas com o intenso desmatamento que ocorreu desde o início da colonização do Brasil, restam atualmente 7,91% da área original. O desmatamento da floresta ocorreu devido a concentração demográfica e crescimento de grandes cidade na área da floresta, substituição da floresta por áreas de pastagens e da monocultura latifundiária (especialmente de cana-de-açúcar), exploração mineral e corte de madeira. Atualmente, restam pequenas áreas com a presença da floresta muitas delas são áreas de preservação ambiental.



O desmatamento da floresta contribui para a diminuição da fertilidade do solo, extinção de vegetais e animais, incluindo espécies de plantas medicinais, assoreamento de rios, incluindo o São Francisco e diminuição da taxa de infiltração do solo.
Esse bioma apresenta variações climáticas no sentido Norte-Sul. Na área tropical apresenta domínio do clima tropical litorâneo. Na área extratropical apresenta domínio do clima subtropical.



Vivem na Mata Atlântica: mais de 20 mil espécies de plantas, sendo oito mil endêmicas; 270 espécies conhecidas de mamíferos; 992 espécies de pássaros; 197 répteis; 372 anfíbios; 350 peixes.
São exemplos de animais da Mata Atlântica: Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), Saíra-lagarta (Tangara desmaresti), Araçari-poca (Selenidera maculirostris) e a Araçari-banana (Pteroglossus bailloni).
São exemplos de vegetais da Mata Atlântica: jequitibá-rosa, Manacá-da-serra e Araucárias.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, apesar de restar menos de 10% da mata original é de extrema importância preservar e estudar as riquezas naturais que ainda são desconhecidas contidas na Mata Atlântica.

REFERÊNCIA

A Mata Atlântica. SOS Mata Atlântica. Disponível em: <http://www.sosma.org.br/nossa-causa/a-mata-atlantica/>. Acesso em: 30 nov. 2014.

Por: Santos. Elaborado em: 31/12/2014. Publicado em: 22/08/2017. Atualizado em: 22/08/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: