As ciências e os objetos de conhecimento

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente trabalho mostra um rápido esboço sobre a apreensão dos objetos de estudo pelas ciências a partir da visão de Carlos Henrique de Escobar. Na visão de Escobar essa apreensão ocorre em três partes: objeto de estudo, objeto de trabalho e o objeto de conhecimento.



OBJETO REAL, DE TRABALHO E DE CONHECIMENTO

Para os seres humanos as coisas em si não possuem significado, mais tais coisas em um contexto social e histórico passam a ter significado, trabalho e resultados. Como por exemplo, uma máquina na produção industrial, na qual enquanto coisa em si não pode ser apreendida diretamente pelas ciências, mas quando está envolvida no contexto social do capitalismo, passa a ter um trabalho para concluir um objetivo, proporcionando resultados. Nesse exemplo, o trabalho é a produção que é realizada para concluir o objetivo de aumentar a mais valia e o lucro do dono dos meios de produção, gerando resultados tanto para o dono dos meios de produção, como a ampliação das riquezas e do poder aquisitivo, quanto para os consumidores, como certa dependia e o aumento das desigualdades sociais. As “coisas” apenas são aprendidas pelas ciências quando estão envolvidas em um contexto social, sendo capaz de ser útil em um trabalho que deve gerar consequências.



As consequências geradas são o principal objeto de análise das ciências, pelo fato de interferirem diretamente na estrutura social. No exemplo da produção capitalista, o constante estudo científico voltado no aumento da tecnologia se faz por meio do trabalho e das consequências sociais geradas por esse estudo, buscando beneficiar a quem o estudo está atendendo, ou seja, aos donos do meio de produção.
Nesse sentido, as “coisas” ao serem envolvidas em um contexto histórico e social se tornam objeto, pois passam a ter conceito, trabalho e consequências que são analisados pelas ciências enquanto objeto de trabalho, objeto real e objeto de conhecimento.
O objeto real trata-se do objeto material com uma finalidade já estabelecida. Como no caso de uma folha de papel, esse é um objeto produzido com a finalidade de servir como meio de registros.
O objeto de trabalho trata-se do trabalho exercido sobre um objeto. No caso da folha de papel, são os registros colocados naquele objeto.
O Objeto de conhecimento é as consequências geradas a partir do trabalho exercido sobre o objeto. No caso da folha, tratam-se das consequências sociais gradas pelos dados registrados, na qual, podem ser o repasse de terras, a fundação de uma nova empresa, o fechamento de uma instituição, a criação de uma nova lei, entre outras funções que ocasionam amplas consequências sociais. Esse objeto de conhecimento é o foco das ciências, pois interferem diretamente na estrutura social.
Nesse sentido, as ciências também podem estabelecer relações para discutirem sobre um determinado tema, gerando uma articulação entre elas, fato que acontece na transciplinalidade e na interdisciplinalidade.
Na interdisciplinalidade duas ou mais ciências discutem um determinado tema, de modo que cada uma aborda tal tema de acordo com a sua metodologia, e por fim, chegam a um resultado geral que envolve os resultados obtidos por cada uma das ciências.
Na transciplinalidade duas ou mais ciências se juntam de modo a criar um novo grupo de metodologias para abordar uma temática específica.  Nesse caso, o novo grupo metodológico passa a ter seus próprios métodos e teorias se diferenciando até mesmo das ciências originais. Dessa forma, tal “grupo” pode até mesmo resultar no aparecimento de uma nova ciência, se passar um processo de sistematização.
Além disso, as ciências podem buscar a explicação de um determinado conceito em outras ciências para entender temáticas abordada por elas que não são cabíveis em suas metodologias.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, as ciências não apreendem as coisas em si, pois precisam estar envolvidas em um contexto histórico e social. Além disso, diferentes ciências podem abordas um mesmo objeto chegando a resultados diferentes, pois cada ciência possui as suas próprias metodologias e atendem a públicos específicos.

REFERÊNCIA

ESCOBAR, Carlos Henrique de. Epistemologia das ciências hoje. Pallas, 1975.

Por: Santos. Elaborado em: 26/03/2015. Publicado em: 06/09/2017. Atualizado em: 06/09/2017.
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