Coité do Nóia em Alagoas

APRESENTAÇÃO

Coité do Nóia é um município de Alagoas com população de 10.926 habitantes em 2010 segundo o IBGE. Nesta página confira algumas imagens e informações sobre esse município alagoano.



LOCALIZAÇÃO

O município de Coité do Nóia está localizado no Agreste Alagoano, próximo da cidade de Arapiraca/AL (confira a localização de Coité do Nóia no Google Mapas). Coité do Nóia faz limite com os municípios de Igaci/AL (ao noroeste), Taquarana/AL (ao leste), Limoeiro de Anadia/AL (ao sudeste) e Arapiraca/AL (ao sudoeste).



CARACTERÍSTICAS

A economia do município é caracterizada pela plantação agrícola, incluindo fumo, feijão, milho, macaxeira entre outros produtos, pecuária com produção de gado, caprino, aves, entre outros, comércio local e venda de produtos locais, tais como farinha de macaxeira e doces.
Coité do Nóia é dos 20 municípios que pertencem a Região Metropolitana do Agreste (RMA) criada pela lei complementar nº 27 de 1 de dezembro de 2009 (saiba mais sobre a RMA no Cada Minuto).



Em Coité do Nóia restam poucas áreas da vegetação original formada por uma mata de transição entre a floresta tropical da zona da Mata e a Caatinga do Sertão. Grande parte da vegetação foi substituída por áreas agrícolas ou de pasto para pecuária.
O município ocupa uma área total de 88.510 km2 e levando em conta a população de 2010, apresenta uma densidade demográfica de 123,44 hab/km2 segundo o IBGE.
De 1963 a 2014 a cidade contou com a administração de 13 prefeitos, sendo os principais: Ernesto Higino da Silva, Manoel Sebastião da Silva, José Custódio da Silva, Cicero Bastos da Silva, João Bastos da Silva, João Sebastião da Silva, Everaldo Inácio Soares, Terezinha Barbosa de Araújo, Antonio Nunes de Lima, Bueno Higino da Silva e José de Sena Netto.



BREVE HISTÓRICO

A colonização das terras do atual município de Coité do Nóia associa-se à história de Limoeiro de Anadia e Arapiraca, na qual a chegada da família Nóia na região em busca de terras férteis e água própria para consumo e cultivo, resultaram na criação de um pequeno núcleo de moradores que inicialmente quatro casas pertencentes à mesma família. Porém, a chegada de outras famílias na área possibilitou o crescimento daquele núcleo a povoado, chamado de Coité, em seguida, os movimentos internos resultaram na dependência administrativa em 21 de setembro de 1963, passando a ser chamado de Coité do Nóia.



Por: Santos. Elaborado em: 23/06/2015. Publicado em: 13/08/2017. Atualizado em: 13/08/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: