Como fazer um resumo?

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Nessa página, confira como elaborar um pequeno resumo completo, tendo como base a sua formatação, organização, estrutura, compreensão e ideias que devem ser refletidas para sua elaboração.

ALGUNS TIPOS DE RESUMOS

Um resumo é um tipo de trabalho acadêmico que tem como objetivo apresentar em poucas e em suas próprias palavras as principais ideias de uma obra, seja um livro, capítulo de livro, revista, artigo, texto etc.
O resumo pode ser elaborado isoladamente ou como parte de um trabalho de maior porte, como por exemplo, um artigo. Para facilitar a busca de informações no mundo moderno, os artigos possuem antes de apresentar suas principais ideias, um resumo, na qual apresenta em poucas palavras as ideias que serão defendidas ao longo do trabalho completo. Essa é uma maneira viável de um leitor saber do que o artigo vai falar, antes mesmo de analisá-lo totalmente, mostrando se o artigo é essencial para ele ou não.
Um bom resumo é aquele que consegue apresentar em poucas palavras as principais ideias de uma obra, assim como a metodologia de abordagem.
Um bom resumo identifica bem a obra resumida e apresenta as principais ideias de forma clara e objetiva.
Existem dois tipos principais de resumos: o resumo padrão e o resumo expandido.
Resumo padrão é aquele que apresenta as ideias da obra em apenas um único parágrafo, geralmente contém de 200 a 500 palavras no máximo.
Resumo expandido é aquele que apresenta as ideias da obra de uma forma mais detalhada, geralmente contém de duas a quatro laudas.
Um resumo pode ser elaborado de duas origens: de uma obra de terceiro ou de sua própria obra.
Resumo de obra de terceiro: aquele que você elabora de uma obra de outro autor. Nesse tipo de resumo, você deve apresentar as ideias defendidas pelo autor da obra utilizando as suas próprias palavras, mas deve tomar cuidado para não colocar suas ideias e falsificar o resumo.
Resumo da própria obra: aquele que é elaborado com base em uma obra escrita por você mesmo. Este tipo de resumo é bastante utilizado quando fazemos um artigo ou o trabalho de conclusão de curso (TCC), pois geralmente possuem um resumo, antes de ser apresentado o trabalho completo. Nesse caso, você deve expor um resumo de suas próprias ideias, com suas próprias conclusões pessoais, desde que sejam cientificamente comprovadas.

A ESTRUTURA DE UM RESUMO

Todo resumo possui quatro estruturas essenciais: apresentação, objetivo, metodologias e conclusão. Sendo que em um resumo padrão essas quatro estruturas são colocadas em um parágrafo único, separadas por ponto, já em resumos expandidos essas estruturas são separadas por parágrafos, uma vez que são apresentadas de forma mais detalhada.
Os resumos geralmente devem ter suas estruturas apresentadas na ordem: apresentação, objetivo, metodologia e conclusão.
Apresentação: pequena introdução da obra apresentando uma indicação do nome da obra, autor da obra, área de estudo, pesquisa elaborada, questionamentos do autor para elaboração da obra e o problema analisado. Confira a seguir, um exemplo de apresentação de resumo a partir de um trabalho próprio:

Atualmente a cidade São José dos Campos/AC enfrenta graves problemas com a chegada de novas tecnologias voltadas para o mercado de trabalho, como o conhecimento técnico fundamental para conduzir as novas formas de produção. Assim, necessita-se urgentemente da abertura de cursos profissionalizantes por parte dos órgãos responsáveis para capacitar a população ao trabalho com o uso das inovações tecnológicas.

Exemplo de apresentação de resumo do capítulo de um livro de terceiro:

De acordo com Antonio Carlos Roberto Moraes ao abordar o capítulo “A Chegada dos Portugueses no Atual Território Brasileiro” em seu livro “Formação Territorial do Brasil”, o processo de colonização contribuiu significativamente para a atual dimensão territorial do país. Inicialmente ele trata sobre seu trabalho de conclusão de curso, na qual mostra os principais eventos que levaram a formação do atual território brasileiro.

Objetivo: rápida apresentação da funcionalidade da obra resumida, mostrando suas principais contribuições para a sociedade humana ou para a área de estudo. Confira a seguir, um exemplo de objetivo de resumo a partir de um trabalho próprio:

O presente trabalho tem como objetivo mostra uma análise da qualidade da água subterrânea do município de Coqueiro Seco em Tocantins, mostrando taxas de coliformes fecais, nível de contaminação e sua utilidade para a população sobre as condições cabíveis.

Exemplo de objetivo de resumo sobre um trabalho terceiro:

O autor teve como objetivo apresentar os principais problemas causados pelas queimadas na floresta Amazônica, destacando a extinção e morte de espécies de animais e vegetais, degradação dos rios por meio de processos de assoreamento, degradação do solo por vulnerabilidade quanto à erosão e perdas de materiais importantes que poderiam ser coletados da área desmatada em beneficio da saúde humana.

Metodologia: parte do resumo, onde são indicadas as metodologias utilizadas pelo autor da obra resumida. Confira a seguir, um exemplo de Metodologia de Resumo de um trabalho próprio:

A metodologia utilizada foi observação in loco, análise de documentação fornecida pela prefeitura de São Paulo/SP, relatos de experiência dos moradores da área de estudo, análise de imagens, análise de pesquisa qualitativa elaborada com os moradores locais e literatura com base em Santos (2010), Alvaros (2008), Fonseca (2007) e Oniver (2012).

Exemplo de Metodologia de Resumo de um trabalho de terceiro:

O autor utilizou de análise de dados fornecidos pelo Instituto de Pesquisas Meteorológicas, observação in loco, análise de imagens de satélites e literatura com base em Werbesk (2011), Samauro (2005) e Windeengfer (2004).

Conclusão: mostra uma rápida visão dos resultados da obra resumida, de modo a não mostrar o resultado total da obra, mas colocando o resultado de forma a qual o leitor do resumo tenha curiosidade de acessar ao resultado final na própria obra. Confira a seguir, um exemplo de Conclusão de Resumo de um trabalho próprio:

Portanto, a instalação de unidades de medidores de velocidade de veículos na cidade tem contribuído para uma melhor fiscalização do trânsito e posterior diminuição do número de acidentes de trânsito no local de estudo.

Exemplo de Conclusão de resumo de um trabalho terceiro:

Portanto, Feliz apresentou a importância de se preservar a floresta Amazônica, uma vez que essa é de extrema importância para a economia voltada na extração mineral de látex e frutos da floresta, além da preservação de animais, das matas e dos rios, que são de extrema importância na manutenção do clima e para a perpetuação de pesquisas medicinais.

FORMATAÇÃO

Cada evento, encontro ou instituição possui suas próprias regras sobre a organização do resumo, mas em geral eles costumam ser apresentados com a formatação baseada na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Com base na ABNT 2004 os resumos devem apresentar uma formatação geral com fonte Times New Roman e espaçamento simples (1,0 pt), espaçamento entre parágrafo é de 0 pt para antes e 0 pt para depois, e demais detalhes estão expostos nos passos abaixo. Um resumo não possui recuo de parágrafo ou qualquer outro, todo o texto deve iniciar na margem de digitação. Quanto às margens, geralmente é 3 cm superior, 3 cm esquerda, 2 cm inferior e 2 cm direita.
A seguir, confira como formatar um resumo em nove passos:
1º Passo: coloca-se o título da obra resumida em maiúsculo, negrito, alinhamento centralizado, fonte Times New Roman e tamanho 14 pt.
2º Passo: pula uma linha.
3º Passo: coloca-se o nome do autor do resumo alinhado a margem direita, fonte Times New Roman e tamanho 12 pt.
4º Passo: coloca-se a instituição vinculada ao autor do resumo alinhado a margem direita, fonte Times New Roman e tamanho 12 pt.
5º Passo: coloca-se o email do autor do resumo alinhado a margem direita, fonte Times New Roman e tamanho 12 pt.
6º Passo: pula uma linha.
7º Passo: coloca-se o texto do resumo, no caso do resumo padrão usa-se a fonte Times New Roman, tamanho 11 pt e alinhamento justificado. No caso de resumo expandido, usa-se a fonte Times New Roman, tamanho 12 pt e alinhamento justificado.
8º Passo: pula uma linha.
9º Passo: coloca-se o termo “Palavras-chave:” e mais três palavras chave do seu resumo (são as palavras que melhor representam seu resumo). A formatação deve ser com fonte Times New Roman, tamanho 12 pt, alinhamento justificado e o termo “Palavras-chave” fica em negrito. Exemplo:

Palavras-chave: Floresta Mata Atlântica, desmatamento e consequências.

Alguns resumos podem exigir a língua estrangeira, geralmente em Inglês ou espanhol, nesse caso deve pular mais uma linha e escrever o texto do resumo e as palavras-chave no novo idioma, mas mantendo a formatação descrita anteriormente.
Você pode adicionar notas de rodapé com informações pessoais do autor do resumo, como formação profissional e campo de atuação. Para tanto, no caso do Microsoft Office Word, basta colocar o cursor no final do nome do autor e clicar na guia Referências, no grupo “Notas de Rodapé” clicar em Inserir Nota de Rodapé, depois é só digitar as informações e mudar a fonte para Times New Roman.
Resumos isolados não possuem capa, folha de rosto, ou qualquer outra estrutura a não ser o próprio resumo.
Para ajudar melhor a sua compreensão acerca dos resumos, clique na imagem baixo para fazer o download de um modelo de resumo com a estrutura descrita neste tutorial.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este tutorial visou compartilhar um pouco do conhecimento dos autores do Cadernizando quanto à elaboração de resumos, na expectativa de ajudar nossos internautas na elaboração desse tipo de trabalho.

Por: Santos. Elaborado em: 17/02/2015. Publicado em: 10/08/2017. Atualizado em: 10/08/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: