APRESENTAÇÃO |
Confira o trabalho intitulado “Pensando lugar e paisagem em aulas de Geografia para o Ensino Médio” apresentado no “V Encontro Científico Cultural” realizado em Santana do Ipanema/AL no ano de 2015.
RESUMO |
Que situações são propostas/ou criadas para que alunos conheçam o lugar onde moram? Essa questão norteia esta pesquisa, visto que, temos uma necessidade urgente de plantar “sementes” de transformação da realidade do Estado de Alagoas. O objetivo desse trabalho é mostrar como as categorias lugar e paisagem podem ser trabalhadas nas aulas de Geografia do Ensino Médio de Arapiraca/AL com fotografias de paisagens do próprio estado. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação participativa, visto que é baseada em uma experiência dos bolsistas do PIBID/Geografia/UNEAL em uma das escolas parceiras do projeto. Sendo a metodologia de base qualitativa e utilizou-se como instrumento de investigação, diário de campo e imagens fotográficas. A fundamentação teórica baseia-se em Cavalcanti (2014); Callai (2009); Pereira (2008); Kaercher (2003), dentre outros. Contudo, conhecer o lugar onde se vive é fundamental para que o aluno adquira o sentimento de “pertencimento” ao lugar, pois através deste sentimento, podem-se criar laços de amor e amizade, os quais proporcionam que as pessoas, sintam-se comprometidas com o lugar em que vivem e possam assim adquirir e melhorar suas práticas sociais.
INFORMAÇÕES |
Autores: Lindinalva Miguel da Silva, Tiágo Gomes dos Santos e Angela Maria Araújo Leite.
Trabalho apresentado no “V Encontro Científico Cultural” realizado em Santana do Ipanema/AL de 25 a 29 de novembro de 2015.
Trabalho publicado nos anais do “V Encontro Científico Cultural”.
IMAGENS |
Figura 01: imagens de belas paisagens do estado de Alagoas utilizadas na aula sobre paisagem e lugar com os estudantes do Ensino Médio.

Figura 02: mapa com a localização do município de Arapiraca/AL, local de realização da pesquisa e da aula sobre a paisagem e o lugar.

REFERÊNCIAS |
CALLAI, Helena Copetti. A geografia é ensinada nos anos iniciais? Aprende-se geografia nos anos iniciais? In: O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014.
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: Ensino de geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre, 7ªed. Editora Mediação, 2009.
CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa. Alfabetismo e cidadania: Algumas poucas reflexões sobre Alagoas. PPGLL/UFAL: Maceió, 2014.
KAERCHER, Nestor André. A geografia é nosso dia a dia. In: Geografia em sala de aula: Práticas e reflexões. 4. ed. UFRGS. Porto Alegre, 2003.
KAERCHER, Nestor André. Se a Geografia escolar é um pastel de vento o gato come a Geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
PEREIRA, Guilherme Antonio Rodrigues. Alagoas: Geografia. 4º ano, volume único. São Paulo: FTD, 2008.
Por: Santos. Elaborado em: 25/11/2015. Publicado em: 16/09/2017. Atualizado em: 16/09/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário