Tipos de pesquisas acadêmicas

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Nessa página confira quais são os principais tipos de pesquisas acadêmicas e como escolher o melhor tipo para o seu artigo, resumo ou livro.
As pesquisas podem ser classificadas de três formas: quanto à natureza das variáveis, quanto ao objetivo e grau do problema, e por fim, quanto ao procedimento técnico.
Quanto à natureza das variáveis: as pesquisas podem ser qualitativas ou quantitativas.
Quanto ao objetivo e grau do problema: as pesquisas podem ser exploratórias, descritivas ou explicativas.
Quanto ao procedimento técnico: as pesquisas podem ser estudo de campo, pesquisa-ação, bibliográfica, levantamento, experimental, estudo do caso ou documental.



A PESQUISA ACADÊMICA

Para a elaboração de um artigo, livro, resumo ou qualquer outro trabalho acadêmico é necessário definir antecipadamente os elementos do projeto de pesquisa.
Um projeto de pesquisa é um planejamento com orientações de como o seu trabalho acadêmico (artigo, resumo ou livro) será elaborado.
Um projeto de pesquisa geralmente é composto por seis partes: tema, justificativa (apresenta a importância pessoal, social e acadêmica da sua pesquisa), problemática (apresenta o fenômeno que está pesquisando), objetivo geral (mostra a finalidade da sua pesquisa), objetivos específicos (mostra a finalidade da sua pesquisa para públicos específicos) e metodologia (apresenta o tipo de pesquisa e os procedimentos para elaborar e concluir o trabalho).
Na metodologia do projeto o pesquisador deve apresentar qual o tipo de pesquisa deve utilizar para a elaboração de seu trabalho.
A seguir serão apresentados alguns tipos de pesquisas acadêmicas, seus procedimentos metodológicos e formas de aplicação.

PESQUISA QUALITATIVA

A pesquisa qualitativa é aquela que busca analisar os diversos pontos de vistas do objeto de estudo até chegar a uma conclusão comum, geralmente, busca analisar os relatos das pessoas envolvidas na problemática da pesquisa até chegar a uma finalidade.
Esse tipo de pesquisa é utilizado para expor a opinião de um grupo social sobre um determinado tema, como mostra os exemplos a seguir: apresentar a importância de uma floresta para as pessoas que vivem dela; mostrar a importância de determinados rituais para uma cultura; mostrar as consequências da má distribuição de renda para uma determinada comunidade; entre outros. Esse tipo de pesquisa busca ainda mostrar a preparação, prática ou conhecimento de um grupo frente a fenômenos ou mudanças sociais (como pesquisas mostrando a preparação das pessoas para mudanças nas leis, nos procedimentos de ensino da educação, nos valores culturais de uma sociedade, nas demandas econômicas do mercado global e outras).
Os principais procedimentos metodológicos de uma pesquisa qualitativa são: relatos de experiência, entrevista oral, entrevista escrita, análise de respostas de questões subjetivas, análise de documentos, descrição de observações in loco e leitura bibliográfica.
Os procedimentos metodológicos auxiliares para o enriquecimento das análises são: análise de dados baseados em aplicação de questionários objetivos, experimentos físicos, experimentos químicos, entre outros.

PESQUISA QUANTITATIVA

A pesquisa quantitativa busca analisar um fenômeno com base em dados estatísticos e numéricos, como mostra os seguintes exemplos: uma pesquisa que busca analisar o apoio dos eleitores para os candidatos de uma eleição, a evasão escolar, o número de novos trabalhadores formais no Brasil, taxa de precipitação em um determinado local, entre outros.
Os principais procedimentos metodológicos são: levantamento de dados com base em pesquisa objetiva, análise de documentos, análise de gráficos e/ou tabelas, leitura bibliográfica, análise de dados digitais, coleta de dados físicos (eventos e volume de precipitação, velocidade média dos ventos, direção dos ventos, variação de temperatura, grau de evaporação, pressão atmosférica, entre outros dados).
Os procedimentos metodológicos auxiliares para o enriquecimento das análises são: relatos de experiência, entrevista oral, entrevista escrita, análise de respostas de questões subjetivas, análise de documentos, descrição de observações in loco, experimentos físicos, experimentos químicos, dentro outros.

PESQUISA EXPLANATÓRIA

Busca informações daquele assunto. Esse é o tipo de pesquisa onde o pesquisador apenas coleta e organiza os dados referentes a uma determinada temática.
Exemplo: fazer uma pesquisa objetiva com moradores de uma determinada cidade, sobre a regularidade do abastecimento de água na área e apresentar os dados em uma tabela ou gráfico.

PESQUISA DESCRITIVA

Relaciona os fatos, analisa e interpreta as informações já obtidas. Esse é o tipo de pesquisa onde o pesquisador deve comparar, relacionar e interpretar as informações obtidas, a ponto de descrever fenômenos sociais e naturais de uma temática.
Exemplo: descrever sobre as condições precárias que vivem as pessoas de uma cidade que não recebem água regulamente em seu abastecimento.

PESQUISA EXPLICATIVA

Estuda o porquê e as causas de um fenômeno, criando um novo conhecimento. Esse tipo de pesquisa busca apontar causas, efeitos e consequências da ocorrência de um fenômeno, utilizando de informações obtidas a parti de pesquisas explanatórias e descritivas para fundamentar e validar as suas explicações.
Exemplo: explicar o porquê sobre a água não ser distribuída regulamente numa determinada cidade, apontar ainda as consequências e as possíveis soluções para o caso.

PESQUISA ESTUDO DE CAMPO

É o tipo de pesquisa onde o pesquisador deve se infiltra na área de estudo, observar e passar pela experiência de vivenciar e interagir com o fenômeno investigado.
Exemplo: ao fazer uma pesquisa sobre a cultura de uma comunidade indígena, o pesquisador se infiltra na comunidade e passa um período de seis meses vivendo com os índios, aprendendo os hábitos, rituais e os traços culturais daquele povo, para descrever a experiência vivenciada em suas observações in loco (no local de estudo).

PESQUISA PESQUISA-AÇÃO

É o tipo de pesquisa onde o pesquisador pratica uma ação e descreve os resultados da própria ação praticada.
Exemplo: ao fazer uma pesquisa sobre o uso de imagens de satélite nas aulas de Geografia, onde o pesquisador ocupa o local do professor para verificar a eficiência do uso dessas imagens na sala de aula, e a parti daí, o pesquisador deve relatar a própria experiência com os alunos na pratica da ação da própria pesquisa.

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

É o tipo de pesquisa elaborada com base em obras e materiais produzidos por outros autores.
Exemplo: fazer um estudo sobre a aplicação da teoria dos custos de transporte de Alfred Weber em Recife/PE.

PESQUISA DE LEVANTAMENTO

É o tipo de pesquisa elaborado com base em aplicação de questionário objetivo, na qual se devem analisar os resultados obtidos.
Exemplo: as pesquisas elaboradas pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) para saber o número de pessoas que residem em um imóvel.

PESQUISA EXPERIMENTAL

Pesquisa baseada na elaboração de experimentos químicos e físicos a parti de testes em laboratório.
Exemplo: os relatórios dos testes realizados em medicamentos, com finalidade de verificar a eficiência do medicamento e outras ações que esse medicamento possa causar no organismo.

PESQUISA SOBRE ESTUDO DO CASO

Pesquisa baseada em um estudo aprofundado sobre um determinado fenômeno, avaliando teorias, simulações, cálculos e possibilidades sobre a ocorrência do fenômeno.
Exemplo: os estudos elaborados por peritas na tentativa de desvendar ações criminais.

PESQUISA DOCUMENTAL

É o tipo de pesquisa baseada na análise de documentos como forma de comprovar fatos e fenômenos.
Exemplo: ao fazer uma pesquisa sobre o crescimento urbano de uma cidade, é possível analisar os documentos com as leis sobre perímetro urbano e aberturas de novas ruas, loteamentos e áreas públicas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esse tutorial buscou compartilhar informações acerca dos tipos de pesquisas para facilitar o trabalho de pesquisadores envolvidos com trabalhos acadêmicos.
Vale lembra que um trabalho acadêmico pode abordar diversos tipos de pesquisas, mais deve ser destacado o tipo de pesquisa que melhor define os objetivos do seu trabalho. Como exemplo está um trabalho com objetivo de mostrar a opinião das pessoas de uma determinada cidade sobre a implantação de uma nova lei quanto ao uso dos aparelhos de som, você pode utilizar diversos tipos de pesquisa, mas a pesquisa qualitativa deve ser a mais adequada, pois ela é quem permite ao pesquisador mostrar a opinião do público, tal como foi definido no objetivo.

Por: Santos. Elaborado em: 18/02/2015. Publicado em: 10/08/2017. Atualizado em: 10/08/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: