Penedo em Alagoas

APRESENTAÇÃO

Penedo é uma cidade do estado de Alagoas com mais de 60.000 habitantes em 2010 e área de 689,875 km2 segundo o IBGE. Essa cidade é bem conhecida no Nordeste brasileiro devido à preservação da arquitetura histórica e a as belas paisagens a beira do Rio São Francisco. Nesta página, confira algumas informações e imagens da cidade penedense.



LOCALIZAÇÃO

Penedo está localizado ao sul do estado de Alagoas em limite com os municípios alagoanos de Igreja Nova (ao oeste), São Sebastião (ao noroeste), Teotônio Vilela (ao norte), Coruripe (ao nordeste), Feliz Deserto (ao leste) e Piaçabuçu (ao sudeste). Além disso, ainda faz limite com o Rio São Francisco (ao sul), na qual, possui contato com os municípios sergipanos de Santana do São Francisco e Neópolis (confira a localização de Penedo no Google Mapas).

CARACTERÍSTICAS

Penedo pertence a uma microrregião de mesmo nome e está inserida na mesoregião alagoana do Leste Alagoano. A economia do município é baseada no turismo, no comércio, na prestação de serviços e na agropecuária, se destacando o plantio de cana-de-açúcar.
O centro histórico e as belezas do Rio São Francisco são os principais atrativos turísticos da cidade. O centro histórico de Penedo possui diversas construções e igrejas que preservam a arquitetura colonial. Essa arquitetura mostra a importância histórica e cultural da cidade que é considerada Patrimônio Cultural Nacional com seis tombamentos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).



Além disso, o Rio São Francisco apresenta belas paisagens em Penedo que podem ser aproveitadas pelas prainhas e praças a beira rio ou pelos passeios de barcos e lanchas.



As festividades religiosas também são grande atrativo do turismo penedense, se destacando a festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo que geralmente ocorre anualmente no mês de Janeiro. Essa festividade dura aproximadamente três dias e conta com uma ampla programação que inclui missas, procissões, feiras culturais, shows e outras atividades.

BREVE HISTÓRICO

A história da cidade de Penedo começa com a exploração das terras do atual território brasileiro por Portugal em 1500. Naquele tempo, os rios eram a rota mais segura de circulação para os exploradores e o Rio São Francisco era a principal rota para a ocupação e exploração econômica do interior do Nordeste. Nas margens dos rios, era comum a construção de pequenos povoados para a ocupação do território, descanso dos navegantes e exploração econômica das terras próximas. Nesse sentido, o pequeno povoado de Penedo foi construído nas margens do Velho Chico. Os primeiros registros sobre Penedo são de Duarte Coelho Pereira, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, que encontrou o povoado em 1534, mas só foi reconhecido em 1560 pelo segundo donatário, Duarte Coelho Pereira de Albuquerque.
Em 12 de abril de 1636, o povoado passa a categoria de Vila do Penedo de São Francisco. Mas em 1637, Maurício de Nassau invade Penedo que passou dez anos sob o domínio holandês. A Vila passa a chamar-se Maurícia. Porém, em 19 de setembro de 1645, Penedo retorna ao domínio português após uma batalha comandada por Valentim da Rocha Pita. Já em 18 de abril de 1842, Penedo torna-se cidade.



REFERÊNCIAS

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Cidades. Penedo. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/penedo/>. Acesso em: 15 jan. 2018.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Bens Tombados e processos de tombamento em andamento. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Lista%20Completa%20-%20Novembro%202017.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2018.

PREFEITURA DE PENEDO. A cidade de Penedo. Disponível em: <http://penedo.al.gov.br/a-cidade-de-penedo/>. Acesso em: 15 jan. 2018.

Por: Santos. Elaborado em: 15/01/2018. Publicado em: 15/01/2018. Atualizado em: 15/01/2018.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: