A influência da música para reflexão no cotidiano

APRESENTAÇÃO

Confira o trabalho intitulado “Aula de Geografia para Ensino Médio: a influência da música para reflexão no cotidiano” apresentado no “V Encontro Científico Cultural” realizado em Santana do Ipanema/AL no ano de 2015.



RESUMO

Com toda riqueza musical de nosso país e com toda a musicalidade presente no cotidiano é imprescindível que os educadores lancem mão deste importante recurso. Este trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições que o uso da música na escola, pode oferecer ao processo de compreensão de assuntos complexos como: principais características dos processos econômicos, políticos, sociais e ambientais no contexto do capitalismo globalizado. Desta forma, este trabalho traz uma experiência didática, na qual participamos como bolsistas do PIBID/Geografia/UNEAL, em março de 2015, em uma determinada Escola Estadual de Arapiraca em Alagoas. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa ação participativa, visto que, durante as aulas ministradas pelo professor supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), os bolsistas que fazem parte deste trabalho, participaram e colaboraram com reflexões e ações. Sendo a metodologia de base qualitativa e utilizou-se como instrumento de investigação, diário de campo, gravações e imagens fotográficas. A fundamentação teórica baseia-se em Paula (2004); Schlicht e Tavares (2006); Soares e Rubio (2012); dentre outros. Por fim, a música pode ser um instrumento de massificação de ideias e de difusão de valores e instrumento valioso no desenvolvimento de capacidades como contextualização, análise, expressão de ideias, construção do conhecimento e mudanças de atitudes.

INFORMAÇÕES

Autores: Lindinalva Miguel da Silva, Geovane Leite de Carvalho, Tiágo Gomes dos Santos, Pedro Henrique Sousa Silva, Rosemary Polati e Angela Maria Araújo Leite.
Trabalho apresentado no “V Encontro Científico Cultural” realizado em Santana do Ipanema/AL de 25 a 29 de novembro de 2015.
Trabalho publicado nos anais do “V Encontro Científico Cultural”.



IMAGENS

Figura 01: mapa com a localização do município de Arapiraca/AL, local de estudo da pesquisa sobre a influência da música para a reflexão do cotidiano.



Figura 02: a música é um ótimo recurso para pensar e refletir o mundo, pois existem muitas músicas que mostram e refletem os principais problemas sociais e ambientais do mundo.



REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da Globalização: o espaço globalizado. São Paulo: Ática, 2013.

NETO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.

PAULA, Leandro Rodrigues. A produção musical como recurso didático em aulas de Geografia. Anápolis: [s.n.], 2004.

SCHLICHTA, Consuelo Alcion Borda Duarte; TAVARES, Isis Moura. A arte de ouvir. In: ______. Artes visuais e músicas. Curitiba: IESDE Brasil, 2006.

SOARES, Maura Aparecida; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A utilização da música no Processo de Alfabetização. Revista Eletrônica Saberes da Educação, vol. 3, n. 1, 2012.

Por: Santos. Elaborado em: 25/11/2015. Publicado em: 16/09/2017. Atualizado em: 16/09/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: