A ascensão do capitalismo

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente trabalho mostra uma síntese do processo histórico que levou o sistema ao auge da produção global, caracterizando as condições atuais dos meios de produção (empresas privadas em busca do lucro e a constante competitividade entre empresas e trabalhadores).



ASCENSÃO DO CAPITALISMO NA PRODUÇÃO GLOBAL

Sistema econômico é o conjunto de tudo aquilo que as pessoas produzem. O espaço geográfico já teve cerca de cinco grandes sistemas econômicos: primitivo, escravista, feudalismo, capitalista e o socialismo.
No feudalismo o mundo era dividido em feudos, na qual os nobres eram donos das terras e os servos os trabalhadores. Nesse sistema o comércio era realizado pela troca de serviços e mercadorias.
No final da Idade Média, a burguesia criou um novo sistema, o Capitalismo, baseado na propriedade privada dos meios de produção, no lucro e no trabalho assalariado.
Naquela época os burgueses produziam pelo artesanato, depois passou para a manufatura, quando começaram a ter cada vez mais lucro em produtos e metais preciosos. Mas, depois da primeira revolução industrial, surgiram as máquinas e os burgueses passaram a produzir mais, a ter mais lucro, e passaram também a ter mais poder econômico, político e social.
O Capitalismo já passou por três fases:
Comercial: troca de mercadorias por ouro.
Industrial: Surgimento das máquinas.
Financeiro: troca de mercadorias por dinheiro e surgimento dos bancos para controlar os lucros e investimentos.
Atualmente o capitalismo está na sua quarta fase, capitalismo informacional, caracterizado pela união entre ciência, informação e tecnologia na produção e conquista de lucro.
Quando a busca do lucro pelas empresas tornou-se exagerada, agravaram os problemas ambientais e socais, tais como poluição, desmatamento, desigualdades sociais, conflitos entre diferentes países, exploração de trabalhadores, exploração de terras e outros.
No capitalismo comercial, os países capitalistas saíram de seus países para explorar as riquezas de outras terras (as colônias), evento conhecido como imperialismo europeu, que também aconteceu com as terras do Brasil em 1500. Porém, Alemanha e Itália ficaram de fora da partilha dos continentes, pois os demais países da Europa já haviam tomado as terras disponíveis para exploração. Então, Alemanha e Itália iniciaram um conflito contra os demais países da Europa, surgiu a Primeira Guerra Mundial.



Enquanto os países da Europa estavam envolvidos com a primeira e a segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética ganhavam “dinheiro”, vendendo armas, comida e objetos para os países em Guerra. Após a primeira e segunda Guerra Mundial, os países da Europa estavam destruídos e os Estados Unidos e a União Soviética ofereceram ajuda para esses países em troca de serviços e de poder. Assim, US e Estados Unidos tornaram-se os países mais ricos do mundo.
Depois da Segunda Guerra Mundial, surgiu a Guerra Fria, uma disputa entre Estados Unidos e União Soviética pelo domínio econômico do mundo com o seu sistema econômico, os Estados Unidos usava o Capitalismo e a União Soviética o Socialismo.
Enquanto o capitalismo teve grandes problemas como desigualdades sociais, violência, guerras, competições, escravidão e exploração, o Socialismo foi um sistema pensado por Karl Marx, na qual o mundo seria mais justo, sem desigualdades sociais, sem pobreza, todos teriam emprego e dinheiro por igual.
Porém, após a morte de Karl Marx a Rússia decidiu dotar um modelo Socialista, mas esse modelo na verdade se tratava de um sistema na qual todo o poder ficava concentrado no governo, sendo o governo dono dos meios de produção, mantendo-se diferente do modelo idealizado por Karl Marx.
Na Guerra Fria o Mundo tornou-se Bipolar, ou seja, dividido entre Estados Unidos e União Soviética (US). Mas ao final da Guerra os Estados Unidos terminou vencendo a US. Assim, os Estados Unidos tornou-se o país mais desenvolvido do mundo e implantou o seu sistema Capitalista em quase todo o mundo, incluindo a própria Rússia (país da antiga US).



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, o imperialismo europeu, as duas grandes guerras mundiais e a guerra fria foram fatores históricos importantes para ascensão do sistema capitalista como sistema dominante dos meios de produção na atualidade.

REFERÊNCIA

VEDOVATE, Fernando Carlo (editor). Projeto Araribá: geografia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. 8º ano.

Por: Santos. Elaborado em: 27/03/2014. Publicado em: 28/08/2017. Atualizado em: 28/08/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: