Como criar uma planilha no Excel?

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O Microsoft Office Excel disponibiliza a distribuição de dados e fórmulas em um painel quadriculado permitindo a elaboração de planilhas, tabelas, gráficos, entre diversas outras tarefas. Como a principal função do Excel é a elaboração de planilhas eletrônicas, o presente tutorial visa mostrar como criar uma planilha eletrônica simples utilizando o Microsoft Office Excel.

COMO CRIAR UMA PLANILHA SIMPLES NO EXCEL?

Para criar uma planilha eletrônica simples no Excel basta inserir os dados dentro da área da planilha conforme o visual desejado. Para facilitar o preenchimento da planilha o Excel disponibiliza de alguns recursos e fórmulas.

COMO PREENCHER UMA SEQUÊNCIA DE NÚMEROS?

Para criar uma lista numérica, insira um número no começo da lista, depois selecione a célula que o número foi digitado e deixe o cursor do mouse em cima do ponto da seleção conforme o detalhe “A” da figura abaixo. Note que o cursor deve ficar no formato de uma cruz, nesse momento pressione o botão esquerdo do mouse e arraste até o final do local da lista numérica. Se a lista for composta por números cardinais, inicialmente os números vão ficar repetidos, mas é possível deixá-los em sequência clicando sobre o ícone de autopreenchimento mostrado no detalhe “B” e escolher a opção Preencher Série.



COMO CENTRALIZAR OS DADOS DE UMA CÉLULA?

Para centralizar os dados de uma célula do Excel, primeiro deve selecionar a célula desejada e depois clicar no ícone Centralizar na Aba Início.

COMO MESCLAR VÁRIAS CÉLULAS NO EXCEL?

Para mesclar várias células no Excel, primeiramente selecione as células da mesclagem e clique em Mesclar e Centralizar na Aba Início. Para remover a mesclagem, selecione a célula mesclada e clique sobre a seta ao lado de Mesclar e Centralizar e nas opções a seguir escolha Desfazer a Mesclagem de Células.



COMO COLOCAR BORDAS NAS CÉLULAS DA PLANILHA?

Para colocar bordas nas células da planilha, primeiramente selecione toda a planilha e em seguida clique sobre o ícone das bordas na Aba Início. Nas opções a seguir escolha Todas as Bordas ou alguma outra opção que achar mais interessante. Vale lembrar que no Excel é possível remover qualquer função adicionada a partir do botão desfazer presente na “Barra de Acesso Rápido” do programa.



COMO AJUSTAR AS CÉLULAS DA PLANILHA?

Se a planilha possui algumas células desajustadas como mostra a imagem abaixo, é possível ajustá-las com um clique duplo entre as letras ou os números das coordenadas da célula desajustada. O clique duplo entre as letras das coordenadas ajusta a coluna da célula desajustada, já o clique duplo entre os números ajusta a linha da célula desajustada.
Para inserir uma coluna, deve clicar com o botão direito do mouse sobre a letra da coordenada do local que deseja inserir a coluna e escolhe a opção Inserir. Porém, para apagar uma coluna, deve clicar com o botão direito do mouse sobre a letra da coluna e escolher a opção Remover.



COMO INSERIR FÓRMULAS EM UMA PLANILHA?

Para facilitar a realização de cálculos o Excel disponibiliza algumas fórmulas que realiza desde cálculos simples até os mais complexos, facilitando o trabalho de diversos profissionais. Todas as fórmulas do Excel começam com o sinal de igualdade (=) e utilizam o endereço das células (formado da letra maiúscula mais o número da célula, como por exemplo, C5).



Dessa forma, para fazer uma fórmula simples basta colocar o sinal de igualdade e depois os números e sinais do cálculo, como por exemplo, a fórmula =12+30-10 resulta no número 32. Para calcular os dados de uma célula em uma fórmula deve se colocar no meio da fórmula os endereços das células, como por exemplo, =A3+A4-B5.
Os cálculos mais complexos podem ser realizados com fórmulas já prontas do Excel, dessa forma, deve clicar na Aba Fórmulas, depois clicar sobre a fórmula desejada e selecionar as células com os dados a serem calculados na fórmula. No exemplo abaixo, para somar todos os valores obtidos com o patrocínio, foi clicado na célula da soma, depois na Aba Fórmulas, em seguida na fórmula Autosoma e depois em Soma. Então, foi clicado na primeira célula da soma, depois foi adiciona dois pontos (:) e clicado na última célula da soma, o resultado foi o seguinte: =SOMA(C5:C10), na qual, os dois pontos (:) significam que todas as células de C5 a C10 serão somadas. Se trocar os dois pontos (:) por ponto e vírgula (;), a fórmula soma apenas os dados das células C5 e C10.



As fórmulas do Excel podem ser encontradas através de buscas na internet ou próprio programa e possibilitam diversas tarefas fundamentais para o cotidiano, para o trabalho ou para o estudo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, o Microsoft Office Excel oferece diversas ferramentas e recursos para a elaboração de planilhas eletrônicas com as mais diversas finalidades. Nesse tutorial, foi mostrado as tarefas mais simples e básicas do Excel, além de disponibilizar alguns modelos de planilhas com as mais variadas funções.

DOWNLOADS DE MODELOS DE PLANILHAS

Faça o download de planilhas eletrônicas do Excel para a elaboração de suas tarefas cotidianas ou para auxiliar suas atividades de trabalho. As planilhas já vêm com as fórmulas e funções prontas, basta apenas escolher o tipo ideal para você e fazer o download. As planilhas estão disponíveis no formato XLSX e podem incluir tabelas eletrônicas e gráficas para facilitar a compreensão dos dados.



Por: Santos. Elaborado em: 17/02/2015. Publicado em: 20/02/2015. Atualizado em: 13/09/2017.
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