A aula de campo e a aprendizagem cartográfica nas aulas de Geografia

APRESENTAÇÃO

Confira o trabalho intitulado “A aula de campo como meio de aprendizagem cartográfica nas aulas de Geografia” apresentado no “I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade” realizado em Maceió/AL no ano de 2018.



RESUMO

Para facilitar a aprendizagem dos conteúdos da ciência geográfica, muitos docentes buscam apoio no uso de variados recursos e metodologias que possam incentivar a participação dos alunos nas aulas de Geografia. Nesse contexto, a aula de campo possibilita a observação e o contato com os conteúdos discutidos em sala de aula, incluindo a cartografia, permitindo uma melhor compreensão da função e da utilidade dos mapas, uma vez que, possibilita a relação entre as representações gráficas e a realidade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a prática da aula de campo, como recurso pedagógico facilitador do ensino da cartografia nas aulas de Geografia do sétimo ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada é baseada em uma pesquisa-ação em duas turmas de sétimo ano da cidade de Coité do Nóia/AL, análise de imagens da área de estudo e possui fundamentação teórica nas obras de Cavalcanti (2006); Antunes (2001); Stefanello (2009); Santos (2007); Dambros e Cassol (2014); entre outros. Portanto, os alunos compreenderam melhor a função, utilidade e a importância dos mapas, de seus elementos gráficos e sistemáticos, como meio de pensar e entender o espaço que estão inseridos.

INFORMAÇÕES

Autores: Tiágo Gomes dos Santos e Lindinalva Miguel da Silva.
Trabalho apresentado no I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidaderealizado em Maceió/AL de 21 a 14 de março de 2018.
Trabalho publicado nos anais do “I Colóquio Internacional de Educação Geográfica e IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade”.



IMAGENS

Figura 01: percurso do trabalho de campo realizado em Coité do Nóia/AL ilustrado por meio de uma imagem de satélite identificada pela letra “a” e por um mapa da área urbana do município identificado pela letra “b”.



Figura 02: antigo perímetro urbano da cidade de Coité do Nóia/AL delimitado pela lei Nº 01 em 07 de maio de 1966.



REFERÊNCIAS

ANTUNES, Celso. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia-a-dia. Campinas: Papirus, 2001.

CAVALCANTI, Lana De Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10 ed. Campinas: Papirus, 2006.

DAMBROS, Gabriela; CASSOL, Roberto. Por uma cartografia escolar interativa: jogo digital para a alfabetização cartográfica no ensino fundamental. In: CASTANHO, Roberto Barboza; CANDEIRO, Carlos Roberto A. (org.). Ensaios geográficos (2). Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.

IBGE. Coité do Nóia. Cidades, 2010. Disponível em: <http://cod.ibge.gov.br/JW0B>. Acesso em: 05. fev. 2014.

PREFEITURA MUNICIPAL. Coité do Nóia. Disponível em: <https://www.coitedonoia.al.gov.br/municipio/historia>. Acessado em: 04. fev. 2018.

REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André. (org.) Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SANTOS, Clézio (org.). Expressão geográfica: caminhos e participação. Santo André: Clube de Autores, 2007.

SOARES, Diôgo Barbosa. Aspectos das transformações espácio-temporais da cidade de Coité do Nóia (AL). Arapiraca: [s.n.], 2014.

STEFANELLO, Ana Clarissa. Didática e avaliação da aprendizagem no ensino de geografia. Curitiba: Ibpex, 2009.

Por: Santos. Elaborado em: 12/08/2017. Publicado em: 17/10/2017. Atualizado em: 10/03/2018.
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2 comentários:

PIBID disse...

Esse blog é muito bom! Vou ficar fã, por favor me manter informada sobre novas postagens.

Parabéns pela criatividade!

Santos disse...

Olá, PIBID Geografia Campus I UNEAL! Muito Obrigado!