Losch e a teoria das Áreas de Mercado

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Confira a teoria das Áreas de Mercado desenvolvida por Losch em 1939 com o objetivo de explicar a localização e distribuição dos mercados.



TEORIA DAS ÁREAS DE MERCADO

De acordo com Losch, quanto mais próximo de um mercado, maior deve ser a demanda pelo produto fornecido pelo mercado, e quanto mais longe desse mercado, menor deve ser a demanda. Assim, os mercados devem se localizar em áreas onde a demanda de seus produtos é maior para que esse mercado tenha um bom lucro, e a quanto mais distante do mercado, menor deve ser essa demanda. Para Losch a área de maior demanda depende dos elementos geográficos contidos em cada local, pois estes elementos devem ser propícios para uma necessidade do produto comercializado pelo mercado, tal como uma aglomeração urbana com áreas residenciais, para o comercio de produtos alimentícios.



Um exemplo básico dessa teoria é o supermercado Unicompra em Arapiraca/AL, cada um dos supermercados de sua rede, estão localizadas nos pontos onde a demanda de suas mercadorias é maior. Uma vez que o Unicompra é um mercado de produtos alimentícios e de necessidades domesticas, seus mercados estão localizados no centro de áreas de grande aglomeração urbana residencial, na qual é maior a demanda desses produtos. Além disso, os mercados também estão localizados em áreas de grande fluxo comercial pela circulação de pessoas de várias cidades, é o caso do mercado Unicompra próximo ao banco do Brasil, no centro de Arapiraca/AL, uma vez que a configuração geográfica da área propicia uma maior demanda de seus produtos naquela área.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, a teoria das Áreas de Mercado de Losch afirma que para os mercados terem lucro, devem ofertar os produtos que a população local necessita.



REFERÊNCIA

ABLAS, Luiz Augusto de Queiroz. A teoria do lugar central: bases teóricas e evidências empíricas: estudo do caso de São Paulo. Instituto de Pesquisas Econômicas, 1982.

Por: Santos. Elaborado em: 13/09/2013. Publicado em: 04/09/2017. Atualizado em: 04/09/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: