CONSIDERAÇÕES INICIAIS |
As coordenadas geográficas tratam-se de um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre a superfície do planeta e utilizados na localização de locais, pessoas e objetos. Confira nesse texto, algumas breves considerações quanto às coordenadas geográficas.
O SISTEMA GLOBAL DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS |
As coordenadas geográficas utilizam linhas imaginárias para localizam locais, objetos e outros pontos na superfície do planeta. Essas linhas são consideradas imaginárias porque não existem na realidade, mas são desenhadas e visualizadas por computadores, satélites, aparelhos eletrônicos e mapas. Além disso, no espaço real, essas linhas são indicadas por monumentos, como por exemplo, o Marco Zero da Linha do Equador na cidade de Macapá/AP, entre outros.
A palavra coordenada refere-se a um ponto formado pelo cruzamento de duas linhas, enquanto que geográfica refere-se ao fato dessas linhas serem traçadas sobre a superfície do planeta. Dessa forma, as coordenadas são um conjunto de lindas traçadas sobre o Planeta Terra em duas direções, uma na “vertical” e outra na “horizontal”, na qual, quando duas dessas linhas se cruzam formam um ponto. Esse ponto indica a localização de um local, alvo, pessoa ou objeto.
Observação: as posições vertical e horizontal dependem da posição da rosa dos ventos no mapa.
Nesse sentido, as linhas imaginárias podem ser classificadas em dois tipos: os paralelos e os meridianos.
Paralelos: são as linhas imaginárias de leste a oeste ou vice-versa. No mapa, essas linhas são representadas na posição horizontal quando o norte da rosa dos ventos estiver para cima.
Alguns paralelos recebem nomes especiais, como por exemplo, a Linha do Equador, o Trópico de Câncer, o Trópico de Capricórnio, o Círculo Polar Ártico, o Círculo Polar Antártico, entre outros.
Linha do Equador: é o principal paralelo de nosso planeta. Essa linha divide a Terra em dois Hemisférios: Norte e Sul (Hemisfério significa metade de uma esfera, ou seja, refere-se a divisão da Terra em duas metades, pois a forma de nosso planeta faz lembrar uma esfera, embora seja uma forma diferente). A partir da Linha do Equador é calculada uma medida chamada de latitude.
Latitude: é a distância de qualquer local da Terra até a Linha do Equador. Essa distância é expressa em graus (º), vai de 0º até 90º e pode ser classificada em norte e sul.
A menor latitude está na Linha do Equador que possui 0º, já as maiores latitudes estão nos polos geográficos, tanto o Polo Norte, quanto o Polo Sul possuem 90º de latitude cada.
Cada paralelo represente uma latitude diferente. Mas, além dos graus inteiros, os paralelos podem indicar submedidas desses graus, como os minutos, segundos e outras medidas menores. Nesse sentido, um grau é formado por 60’ (minutos), cada minuto é formado por 60’’ (segundos) que possuem outras subdivisões.
Os paralelos com nomes especiais, além da latitude, também possuem algumas propriedade específicas, como por exemplo, o Trópico de Câncer possui 23º27’ de latitude norte, já o Trópico de Capricórnio possui 23º27’ de latitude sul, a área entre esses dois trópicos definem a Zona Tropical, local da superfície terrestre, na qual, ocorre maior insolação solar. O Círculo Polar Ártico possui 66º33’ de latitude norte, já o Círculo Polar Antártico possui 66º33’ de latitude sul, ambos os círculos delimitam uma área circular, na qual, o tanto o dia claro, quanto a escuridão da noite chegam a durar seis meses.

Meridianos: são linhas imaginárias de um polo ao outro. No mapa, essas linhas são representadas na posição vertical quando o norte da rosa dos ventos estiver para cima.
Alguns meridianos recebem nomes especiais, como por exemplo, o Meridiano de Greenwich, a Linha de Tordesilhas, entre outros.
Meridiano de Greenwich: é o principal meridiano de nosso planeta. Esse meridiano divide a Terra em dois Hemisférios: Leste e Oeste. A partir do Meridiano de Greenwich é calculada uma medida chamada de longitude.
Longitude: é a distância de qualquer local da Terra até o Meridiano de Greenwich. Essa distância também é expressa em graus (º), vai de 0º até 180º e pode ser classificada em leste e oeste. A menor longitude está no Meridiano de Greenwich que possui 0º, já a maior longitude está na Linha Internacional da Data que possui 180º (tanto a Linha da Data, quanto o Meridiano de Greenwich estão entre os Hemisférios Leste e Oeste).
Os meridianos são utilizados como referência para cálculos de fusos horários e das mudanças de posição do Sol ao longo do movimento de rotação da Terra.
O cruzamento de um paralelo com um meridiano forma uma coordenada, ou seja, um ponto de localização na superfície de nosso planeta.

REGRA DE TRÊS PARA MAPAS IMPRESSOS |
Para encontrar a longitude de uma cidade em um mapa impresso é necessário observar o meridiano que sobre a cidade desejada. O meridiano indica na lateral do mapa a longitude da cidade. Esse mesmo procedimento pode ser realizado com os paralelos para se observar a latitude de uma cidade.
Porém, nos mapas impressos não existem meridianos e paralelos passando por todas as cidades representadas. Nesse caso, é possível utilizar a regra de três para calcular a longitude ou a latitude de uma cidade representada em um mapa impresso. Para tratar desse tema, será utilizada a longitude como modelo de cálculo.
Para calcular a longitude, primeiro deve medir a distância gráfica entre o meridiano leste e o meridiano oeste mais próximo da cidade que está representado no mapa, conforme a imagem a seguir. Vale lembrar que distância gráfica é aquela que ocorre no mapa, na qual, é medida em centímetros. Em seguida, deve ser medida a distância gráfica entre a cidade representada no mapa e o meridiano com a menor longitude, conforme a imagem a seguir. É importante lembrar que o meridiano de menor longitude está mais próximo do meridiano principal (Meridiano de Greenwich), por isso, ele deve ser a referência dessa medida. No exemplo a seguir, foi utilizado um mapa que mostrar a localização da cidade de Porto de Pedras/AL em um recorte espacial. Nesse exemplo, a distância entre os meridianos leste e oeste mais próximos da cidade no mapa foi de 13,7 cm (13 centímetros e 07 milímetros), já a distância entre a cidade e o meridiano de menor longitude foi de 8,6 cm (08 centímetros e 06 milímetros).

Após realizar as medidas deve comparar os valores em centímetros com os valores em graus. Nesse caso, a distância entre os meridianos é de 13,7 cm ou de 30’, já que o meridiano ao leste possui 35º e o ao oeste possui 35º30’, assim a diferença entre eles é de 30’. Já a distância entre o meridiano de menor longitude e a cidade é de 8,6 cm, mas essa distância não está indicada em graus. Dessa forma, deve utilizar a regra de três para descobrir a distância entre a cidade e o meridiano de menor longitude em graus (essa distância desconhecida, no momento, chamamos de x), conforme a imagem a seguir. Para tanto, calcular-se uma regra de três considerando 13,7cm= 30’ e 8,6cm=x. Ao final, x=18’83’’ (18 minutos e 83 centésimos). Porém, é necessário transformar os centésimos em segundos. Para tanto, deve-se multiplicar o 83 por 60 (limite dos segundos no sistema de numeração sexagesimal) e dividir por 100 (resultante dos centésimos), resultando em: 83x60=4980/100=49,8≈50’’.

Por fim, para definir a longitude deve somar a longitude do menor meridiano (que no exemplo foi 35º) com a distância em graus até cidade (que no exemplo foi de 18’50’’ ou 18 minutos e 50 segundos). Dessa forma temos: 35º+18’50’’=35º18’50’’ (se todos os algarismos fossem preenchidos teríamos: 35º0’00’+0º18’50’’=35º18’50’’). Dessa forma, Porto de Pedras possui aproximadamente uma longitude de 35º18’50’’ (35 graus, 18 minutos e 50 segundos).
É importante lembrar que o mesmo procedimento pode ser utilizado para calcular a latitude, porém no lugar de meridianos, deve ser considerado os paralelos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS |
Portanto, As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias utilizados na localização de pontos da superfície de nosso planeta. Esse sistema é bastante utilizado na navegação, na aviação, no GPS, em mapas e em outras aplicações da sociedade.
REFERÊNCIAS |
SÓ GEOGRAFIA. Coordenadas geográficas. Disponível em: <http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/coordenadas_geo/>. Acesso em 28 ago. 2018.
VEDOVATE, Fernando Carlo (editor). Projeto Araribá: geografia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. 8º ano.
Por: Santos. Elaborado em: 28/08/2018. Publicado em: 29/08/2018. Atualizado em: 29/08/2018. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
Um comentário:
Trópico de Câncer fica no Hemisfério Norte e o de Capricórnio fica no Hemisfério Sul. Tão invertidos na ilustração aí.
Postar um comentário