Coordenadas Geográficas

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

As coordenadas geográficas tratam-se de um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre a superfície do planeta e utilizados na localização de locais, pessoas e objetos. Confira nesse texto, algumas breves considerações quanto às coordenadas geográficas.

O SISTEMA GLOBAL DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS

As coordenadas geográficas utilizam linhas imaginárias para localizam locais, objetos e outros pontos na superfície do planeta. Essas linhas são consideradas imaginárias porque não existem na realidade, mas são desenhadas e visualizadas por computadores, satélites, aparelhos eletrônicos e mapas. Além disso, no espaço real, essas linhas são indicadas por monumentos, como por exemplo, o Marco Zero da Linha do Equador na cidade de Macapá/AP, entre outros.
A palavra coordenada refere-se a um ponto formado pelo cruzamento de duas linhas, enquanto que geográfica refere-se ao fato dessas linhas serem traçadas sobre a superfície do planeta. Dessa forma, as coordenadas são um conjunto de lindas traçadas sobre o Planeta Terra em duas direções, uma na “vertical” e outra na “horizontal”, na qual, quando duas dessas linhas se cruzam formam um ponto. Esse ponto indica a localização de um local, alvo, pessoa ou objeto.
Observação: as posições vertical e horizontal dependem da posição da rosa dos ventos no mapa.
Nesse sentido, as linhas imaginárias podem ser classificadas em dois tipos: os paralelos e os meridianos.
Paralelos: são as linhas imaginárias de leste a oeste ou vice-versa. No mapa, essas linhas são representadas na posição horizontal quando o norte da rosa dos ventos estiver para cima.
Alguns paralelos recebem nomes especiais, como por exemplo, a Linha do Equador, o Trópico de Câncer, o Trópico de Capricórnio, o Círculo Polar Ártico, o Círculo Polar Antártico, entre outros.
Linha do Equador: é o principal paralelo de nosso planeta. Essa linha divide a Terra em dois Hemisférios: Norte e Sul (Hemisfério significa metade de uma esfera, ou seja, refere-se a divisão da Terra em duas metades, pois a forma de nosso planeta faz lembrar uma esfera, embora seja uma forma diferente). A partir da Linha do Equador é calculada uma medida chamada de latitude.
Latitude: é a distância de qualquer local da Terra até a Linha do Equador. Essa distância é expressa em graus (º), vai de 0º até 90º e pode ser classificada em norte e sul.
A menor latitude está na Linha do Equador que possui 0º, já as maiores latitudes estão nos polos geográficos, tanto o Polo Norte, quanto o Polo Sul possuem 90º de latitude cada.
Cada paralelo represente uma latitude diferente. Mas, além dos graus inteiros, os paralelos podem indicar submedidas desses graus, como os minutos, segundos e outras medidas menores. Nesse sentido, um grau é formado por 60’ (minutos), cada minuto é formado por 60’’ (segundos) que possuem outras subdivisões.
Os paralelos com nomes especiais, além da latitude, também possuem algumas propriedade específicas, como por exemplo, o Trópico de Câncer possui 23º27’ de latitude norte, já o Trópico de Capricórnio possui 23º27’ de latitude sul, a área entre esses dois trópicos definem a Zona Tropical, local da superfície terrestre, na qual, ocorre maior insolação solar. O Círculo Polar Ártico possui 66º33’ de latitude norte, já o Círculo Polar Antártico possui 66º33’ de latitude sul, ambos os círculos delimitam uma área circular, na qual, o tanto o dia claro, quanto a escuridão da noite chegam a durar seis meses.



Meridianos: são linhas imaginárias de um polo ao outro. No mapa, essas linhas são representadas na posição vertical quando o norte da rosa dos ventos estiver para cima.
Alguns meridianos recebem nomes especiais, como por exemplo, o Meridiano de Greenwich, a Linha de Tordesilhas, entre outros.
Meridiano de Greenwich: é o principal meridiano de nosso planeta. Esse meridiano divide a Terra em dois Hemisférios: Leste e Oeste. A partir do Meridiano de Greenwich é calculada uma medida chamada de longitude.
Longitude: é a distância de qualquer local da Terra até o Meridiano de Greenwich. Essa distância também é expressa em graus (º), vai de 0º até 180º e pode ser classificada em leste e oeste. A menor longitude está no Meridiano de Greenwich que possui 0º, já a maior longitude está na Linha Internacional da Data que possui 180º (tanto a Linha da Data, quanto o Meridiano de Greenwich estão entre os Hemisférios Leste e Oeste).
Os meridianos são utilizados como referência para cálculos de fusos horários e das mudanças de posição do Sol ao longo do movimento de rotação da Terra.
O cruzamento de um paralelo com um meridiano forma uma coordenada, ou seja, um ponto de localização na superfície de nosso planeta.



REGRA DE TRÊS PARA MAPAS IMPRESSOS

Para encontrar a longitude de uma cidade em um mapa impresso é necessário observar o meridiano que sobre a cidade desejada. O meridiano indica na lateral do mapa a longitude da cidade. Esse mesmo procedimento pode ser realizado com os paralelos para se observar a latitude de uma cidade.
Porém, nos mapas impressos não existem meridianos e paralelos passando por todas as cidades representadas. Nesse caso, é possível utilizar a regra de três para calcular a longitude ou a latitude de uma cidade representada em um mapa impresso. Para tratar desse tema, será utilizada a longitude como modelo de cálculo.
Para calcular a longitude, primeiro deve medir a distância gráfica entre o meridiano leste e o meridiano oeste mais próximo da cidade que está representado no mapa, conforme a imagem a seguir. Vale lembrar que distância gráfica é aquela que ocorre no mapa, na qual, é medida em centímetros. Em seguida, deve ser medida a distância gráfica entre a cidade representada no mapa e o meridiano com a menor longitude, conforme a imagem a seguir. É importante lembrar que o meridiano de menor longitude está mais próximo do meridiano principal (Meridiano de Greenwich), por isso, ele deve ser a referência dessa medida. No exemplo a seguir, foi utilizado um mapa que mostrar a localização da cidade de Porto de Pedras/AL em um recorte espacial. Nesse exemplo, a distância entre os meridianos leste e oeste mais próximos da cidade no mapa foi de 13,7 cm (13 centímetros e 07 milímetros), já a distância entre a cidade e o meridiano de menor longitude foi de 8,6 cm (08 centímetros e 06 milímetros).



Após realizar as medidas deve comparar os valores em centímetros com os valores em graus. Nesse caso, a distância entre os meridianos é de 13,7 cm ou de 30’, já que o meridiano ao leste possui 35º e o ao oeste possui 35º30’, assim a diferença entre eles é de 30’. Já a distância entre o meridiano de menor longitude e a cidade é de 8,6 cm, mas essa distância não está indicada em graus. Dessa forma, deve utilizar a regra de três para descobrir a distância entre a cidade e o meridiano de menor longitude em graus (essa distância desconhecida, no momento, chamamos de x), conforme a imagem a seguir. Para tanto, calcular-se uma regra de três considerando 13,7cm= 30’ e 8,6cm=x. Ao final, x=18’83’’ (18 minutos e 83 centésimos). Porém, é necessário transformar os centésimos em segundos. Para tanto, deve-se multiplicar o 83 por 60 (limite dos segundos no sistema de numeração sexagesimal) e dividir por 100 (resultante dos centésimos), resultando em: 83x60=4980/100=49,8≈50’’.



Por fim, para definir a longitude deve somar a longitude do menor meridiano (que no exemplo foi 35º) com a distância em graus até cidade (que no exemplo foi de 18’50’’ ou 18 minutos e 50 segundos). Dessa forma temos: 35º+18’50’’=35º18’50’’ (se todos os algarismos fossem preenchidos teríamos: 35º0’00’+0º18’50’’=35º18’50’’). Dessa forma, Porto de Pedras possui aproximadamente uma longitude de 35º18’50’’ (35 graus, 18 minutos e 50 segundos).
É importante lembrar que o mesmo procedimento pode ser utilizado para calcular a latitude, porém no lugar de meridianos, deve ser considerado os paralelos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias utilizados na localização de pontos da superfície de nosso planeta. Esse sistema é bastante utilizado na navegação, na aviação, no GPS, em mapas e em outras aplicações da sociedade.

REFERÊNCIAS

SÓ GEOGRAFIA. Coordenadas geográficas. Disponível em: <http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/coordenadas_geo/>. Acesso em 28 ago. 2018.

VEDOVATE, Fernando Carlo (editor). Projeto Araribá: geografia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. 8º ano.

Por: Santos. Elaborado em: 28/08/2018. Publicado em: 29/08/2018. Atualizado em: 29/08/2018.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: