Geografia fora de sala em Arapiraca

APRESENTAÇÃO

Confira o trabalho intitulado “Geografia fora de sala em Arapiraca/AL: uma experiência com a pedalada geográfica através do PIBID/UNEAL” apresentado no “Encontro Regional do Grupo de Estudos Territoriais” realizado em União dos Palmares/AL no ano de 2017.



RESUMO

O espaço Geográfico é a interconexão inseparável entre a Sociedade e a Natureza, entre as ações humanas e os objetos materializados. Desta forma, entende-se que a reflexão da importância das transformações socioespaciais ocorridas na cidade de Arapiraca, tem grande importância para seus habitantes, pois a historicidade e o seu presente reflete a constituição da sociedade na qual vivemos. Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições da aula de campo para a compreensão das transformações do espaço geográfico nas aulas de Geografia. O trabalho propõe contribuir com a atividade docente, pois apresenta meios de como a aula de campo contribui para o ensino da Geografia. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, pois foi realizada pesquisa de campo, gravações em vídeo e imagens fotográficas. A fundamentação teórica foi efetuada nas obras de Oliveira, Assis (2009); Kaercher, (2014); Gonçalves, Nascimento (2014); e Santos (2008). A pesquisa Qualitativa de acordo com Batista; Castrogiovanni (2014) “engendra um processo dialógico da sociedade com o lugar, preocupando-se em compreender e explicar, mesmo que temporariamente, a dinamicidade cristalizada nas relações sociais de cada sociedade”. Enfim, a construção do conhecimento e o aprendizado ocorrem a partir do disponível, ou seja, das condições objetivas/subjetivas da vida, portanto também nas ruas da cidade, no entorno da escola, onde os alunos, professores e a comunidade convivem.

INFORMAÇÕES

Autores: Lindinalva Miguel da Silva, Tiágo Gomes dos Santos e Angela Maria Araújo Leite.
Trabalho apresentado no “Encontro Regional do Grupo de Estudos Territoriais” realizado em União dos Palmares/AL de 29 de maio a 01 de junho de 2017.
Trabalho publicado nos anais do “Encontro Regional do Grupo de Estudos Territoriais”.



IMAGENS

Confira as imagens de alguns pontos de parada e da localização das áreas percorridas pela aula de campo realizada no dia 7 de novembro de 2015.



REFERÊNCIAS

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GONÇALVES, Francisco Ednardo; NASCIMENTO, Francisco de Assis. Possibilidades de integração da geografia escolar: a aula de campo no ensino médio integrado. In: Aprender a ensinar Geografia: a vivência como metodologia. Porto Alegre: Evagraf, 2014.

KAERCHER, Nestor André. Se a Geografia é um pastel de vento o gato come a Geografia Crítica. Porto Alegre: Evagraf, 2014.

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Por: Santos. Elaborado em: 29/05/2017. Publicado em: 16/09/2017. Atualizado em: 16/09/2017.
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