A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar na Geografia

APRESENTAÇÃO

Confira o trabalho intitulado “A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no ensino de Geografia” apresentado no “VI Encontro Científico Cultural” realizado em Santana do Ipanema/AL no ano de 2016.



RESUMO

O lugar é uma categoria da geografia que ainda é objeto de discussão entre geógrafos e acadêmicos. O ensino dessa categoria nas escolas públicas é essencial para a valorização social do espaço de convívio dos alunos. A finalidade desse trabalho é mostrar o uso da aula de campo na discussão de fenômenos naturais e sociais no local de convivência dos alunos do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que trabalha a importância do lugar, relacionando o conteúdo teórico da sala de aula com o cotidiano prático. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa-ação, observação in loco e análise de uma atividade escolar com uma turma de nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Tavares, localizada no bairro Baixa Grande na cidade de Arapiraca/AL. A fundamentação teórica foi realizada nas obras de Santos (2008); Medeiros (2010); Cavalcanti (2008); Oliveira e Assis (2009). Durante a aula de campo observou-se que os alunos participaram ativamente das discussões realizadas ao longo dos três pontos de parada do percurso. Além disso, eles elaboraram um mapa mental mostrando os elementos das paisagens observadas que mais chamaram a atenção. Portanto, os alunos participaram ativamente das discussões na aula de campo, pois o conhecimento que eles adquiriram na própria comunidade foi utilizado como ponto de partida dos fenômenos sociais e naturais abordados. Ao mesmo tempo, foi possível relacionar o conteúdo teórico da sala de aula com a realidade prática dos alunos.

INFORMAÇÕES

Autores: Lindinalva Miguel da Silva, Tiágo Gomes dos Santos e Angela Maria Araújo Leite.
Trabalho apresentado no “VI Encontro Científico Cultural” realizado em Santana do Ipanema/AL de 22 a 25 de novembro de 2016.
Trabalho publicado nos anais do “VI Encontro Científico Cultural” e na edição de janeiro de 2018 da Revista “Diversitas Journal” (confira a revista aqui).



IMAGENS

Figura 01: representação gráfica do percurso da aula de campo à esquerda e alunos da Escola Estadual Dr. José Tavares realizando o percurso à direita.



Figura 02: mapas mentais elaborados pelos estudantes da Escola Estadual Dr. José Tavares após a realização da aula de campo.



REFERÊNCIAS

SANTOS, Milton. Natureza e Espaço. 4. ed. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2002.

MEDEIROS, Paulo César. Fundamentos teóricos e práticos do ensino da Geografia. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2010.

CAVALCANTI, Lana De Souza. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas/SP: Papirus, 2008.

OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de. ASSIS, Raimundo Jucier Sousa de. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. In: OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de. Sentidos da Geografia escolar. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

Por: Santos. Elaborado em: 22/11/2016. Publicado em: 16/09/2017. Atualizado em: 20/01/2018.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: