Oficina o uso de imagens de satélite como recurso pedagógico

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Durante o II Seminário Institucional PIBID/UNEAL em Arapiraca/AL de 25 a 28 de maio de 2015, foi realizada uma oficina sobre “O uso de imagens de satélites como recurso pedagógico” por Geovane Leite Carvalho, Lindinalva Miguel da Silva e Tiágo Gomes dos Santos. A oficina iniciou com uma breve discussão sobre o uso de imagens de satélites nas aulas de Geografia e em seguida foi elaborado um trabalho de campo no entorno da UNEAL.

SOBRE A OFICINA

O ensino da ciência geográfica como objetivo de formar o ser cidadão, apto a compreender e interagir de forma crítica com o ambiente em que vive, requer uma atenção do professor no uso de recursos didáticos que possibilitem a contextualização entre a teoria e a prática. Nesse sentido, um recurso interessante e ainda pouco explorado é a utilização de imagens de satélites durante as aulas, que além de permitir uma análise visual do ambiente dos educandos, estaria de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois propõe que o espaço vivido pelos alunos deve ser o ponto de partida de estudos, expandindo para dimensões mais amplas, como espaços regionais, nacionais e globais. Dessa forma, a presente oficina tem como objetivo mostrar uma análise sobre o uso de imagens de satélite no ensino da Geografia como meio auxiliar de estabelecer uma conexão entre a teoria dos conteúdos didáticos e a realidade dos discentes, ao mesmo tempo, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes. A oficina nasce a partir do subprojeto “Alfabetização Cartográfica: Um olhar a partir do espaço alagoano nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio” em funcionamento da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, através do PIBID/CAPES/UNEAL.

COMO AS IMAGENS DE SATÉLITE PODEM SEREM UTILIZADAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO?

As imagens de satélite mostram uma visão da superfície terrestre vista a partir do ângulo de visão dos satélites, ou seja, de cima para baixo. Nesse sentido, essas imagens mostram fenômenos naturais e sociais perceptíveis a visão humana, tais como áreas de desmatamento, queimadas, percursos dos rios, mudanças nas manchas urbanas das cidades, a nebulosidade atmosférica, a localização e a extensão de alguns elementos naturais e sociais presentes na superfície terrestre, entre outros fenômenos que são do interesse da ciência geográfica. Portanto, as imagens de satélite podem ser utilizadas na análise e discussão de fenômenos naturais e sociais do interesse da ciência geográfica, na elaboração de percursos para trabalho de campo, e entre outras finalidades, conforme mostra a apresentação de slides abaixo.



TUTORIAL: COMO ELABORAR UM PERCURSO EM UMA IMAGEM DE SATÉLITE?

Confira na apresentação de slides a seguir um tutorial mostrando como elaborar um percurso de trabalho de campo usando os softwares Google Earth e Adobe Photoshop.





CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante a oficina foi discutido sobre o uso de imagens de satélite na sala de aula como recurso pedagógico para discussão dos conteúdos geográficos. Em seguida, foi mostrado um tutorial sobre como elaborar um percurso de trabalho de campo em uma imagem de satélite, no qual, alguns participantes da oficina participaram da elaboração de um percurso durante a oficina, mostrado na imagem baixo.



Portanto, os participantes realizaram um o percurso do trabalho de campo montado ao longo da oficina. O percurso começou na saída do fundo do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas, percorreu algumas ruas no entorno da universidade e finalizou em frente dela. Durante o percurso foram realizadas algumas discussões sobre os equipamentos urbanos locais que realizaram grandes transformações na vida da população arapiraquense, incluindo a Rádio Novo Nordeste e a própria UNEAL.

Por: Santos. Elaborado em: 25/05/2015. Publicado em: 16/09/2017. Atualizado em: 16/09/2017.
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