O aquecimento global

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O aquecimento global é um tema de discussão internacional, trata-se do aumento da temperatura da parte da atmosférica próximo ao nível do mar, onde cujas consequências devem causar condições atmosféricas desfavoráveis a vida humana. Existem ainda teorias contrárias ao aquecimento global, como é o caso do resfriamento global (saiba mais), que sugere que a temperatura global esta abaixando e ainda justifica a persistência do aquecimento global como uma forma dos países desenvolvidos deterem o desenvolvimento de países menos desenvolvidos. Nessa página, confira alguns comentários sobre a relação entre o efeito estufa e o desenvolvimento da vida em nosso planeta.



O EFEITO ESTUFA

Efeito estufa é um processo que mantém a temperatura estável no planeta Terra, sendo muito importante para manter a superfície terrestre aquecida, proporcionando as condições de vida. Nesse processo quando a radiação solar atinge a atmosfera terrestre, parte dessa radiação é absorvida e parte é refletida, pela superfície terrestre e pela atmosfera de volta para o espaço. A radiação refletida entra em contato com a camada de gases do efeito estufa e separa-se em duas parcelas, a menor parcela vai para o espaço e a maior é refletida de volta para a superfície terrestre pelas moléculas dos gases do efeito estufa aumentando a temperatura da superfície terrestre, observe a seguir o esquema mostrando a atuação do Efeito Estufa na atmosfera terrestre.



O AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global é o aumento da temperatura geral do planeta devido ao aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. O dióxido de carbono é um dos principais gases do efeito estufa, com o aumento da concentração desse gás na atmosfera, a parcela de radiação refletida de volta para a superfície terrestre também aumenta, causando o aumento da temperatura global. O aumento significativo de dióxido de carbono foi verificado a parti do século XIX, em 1860 foi registrado a concentração de 270 ppm na atmosfera, em 1980 foi registrado a concentração de 360 ppm e a estimativa para 2030 é de 600 ppm. Assim estima-se a aumento da temperatura de 2ºC a 3ºC para concentração de 600 ppm em relação a temperatura global registrada em 1980. Portanto, o aumento da temperatura global deve causar alterações da circulação geral da atmosfera (mudanças climáticas) e alterações nas condições de vida do planeta. Os principais gases do efeito estufa são óxido de azoto, clorofluorcarbonos (CFCs), dióxido de carbono e o metano.

O EFEITO ESTUFA É BOM OU RUIM PARA A TERRA?

O efeito estufa é bom para a Terra. Se não acontecesse o efeito estufa o planeta Terra seria extremamente mais frio, desproporcionando as perfeitas condições para o desenvolvimento de vida no planeta. Sem o efeito estufa não iria existir vida na Terra ou se existisse seria bem diferente da que conhecemos hoje, alguns cientistas afirmam que se adaptar o efeito estufa (ou mais precisamente os gases do efeito estufa) a Marte, esse planeta terá as mesmas condições de vida que a Terra. Para haver a desenvolvimento de vida no planeta Terra a temperatura global não pode ser baixa demais, nem alta demais, ou seja, o excesso da atuação do efeito estufa também é um problema para as perfeitas condições de vida do planeta, principalmente com o aumento de dióxido de carbono gerado pela combustão de derivados de petróleo. Dessa forma, atualmente existe uma preocupação com o aquecimento global gerado pelo efeito estufa.

O “BURACO” NA CAMADA DE OZÔNIO

“Buraco na camada de ozônio” é o termo correspondente a uma área na camada de ozônio, na qual a concentração de ozônio é muito baixa ou praticamente inexistente, permitindo a entrada de radiação ultravioleta, que provoca a morte de células vegetais e animais superficiais. Esse buraco na camada de ozônio é causado pela substituição do gás ozônio ao reagir com outros compostos químicos, principalmente o cloro. O “buraco” na camada de ozônio é um processo que ocorre naturalmente na Terra durante algumas épocas nas regiões polares, pois o frio facilita a transformação química dos elementos que reagem com o ozônio. Porém nos últimos anos o ser humano intensificou esse processo com a emissão dos gases CFCs contido em sprays e refrigeradores, além de óxido de nitrogênio em explosões nucleares e aviões supersônicos, esses gases reagem de forma mais agressiva com o ozônio, aumentando o tamanho e a duração do buraco na camada de ozônio. Atualmente os gases agressivos ao ozônio como os CFCs estão sendo substituídos para combater a intensificação do “buraco” na camada de ozônio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, o aquecimento global é um processo natural e de extrema importância para a existência de vida no planeta Terra, esse fenômeno possibilita o aumento da camada de ozônio e a maior intensificação de processos de criação de chuvas, embora especialistas indicam que se o aumento da temperatura global for muito exagerada muitas espécies de vegetais e animais não conseguiram sobreviver as novas condições atmosféricas.

REFERÊNCIAS

AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para trópicos. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrannd Brasil, 1996.

BARRY, Roger G; CHORLEY, Richard J. Atmosfera, tempo e clima. Porto Alegre: Bookman, 2010. Atmosphere, weather and climate.

GRIMM, Alice Marlene. A atmosfera. UFPR. Disponível em: <http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html>. Acesso em: 21 jul. 2012.

Por: Santos. Elaborado em: 21/07/2012. Publicado em: 31/08/2017. Atualizado em: 31/08/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: