A região na Geografia

DEFINIÇÃO

Região corresponde a uma porção do espaço com características homogêneas (semelhantes), ou seja, trata-se da área de extensão de uma determinada característica.



A REGIÃO

Cada região possui suas características predominantes, ao quais se diferenciam das demais regiões, como, por exemplo, a divisão do Brasil elaborada pelo IBGE em cinco grandes regiões, na qual o Norte predomina a floresta equatorial, no Nordeste predomina as características de Semiárido, no Sudeste predomina o cenário de artificialização com industrialização e urbanização etc.



Essas características não são apenas físicas, mas também podem ser culturais, como por exemplo, existem diferenciais culturais entre o Nordeste e o Sudeste. Tais diferenças podem muitas vezes formar uma identidade cultual na população de uma região, como no caso do Nordeste, ao qual é possível identificar uma pessoa do Nordeste e outra do Sudeste observando características culturais, como por exemplo, a fala.
Quanto maior uma região, mais generalizada são as características dela, na qual aumenta à presença de exceções quanto às características principais da área, podendo ser necessário a divisão dessa região em sub-regiões. Nesse sentido, quanto menor a região, maior a precisão das suas características.
Como exemplo, podemos citar a região Nordeste que possui a característica do clima Semiárido, mas apesar dessa ser uma característica predominante na área, existem dentro do Nordeste algumas exceções, como áreas de características totalmente diferentes, como as áreas de reservas florestais da Mata Atlântica próxima ao litoral do Rio Grande do Norte a Bahia. Outra exceção também é a área da Mata dos Cocais no oeste do Maranhão. Assim, devido a essas diferenciações o Nordeste é dividido em 5 sub-regiões, entre elas incluem-se a Zona da Mata que se caracteriza pelo clima tropical, por conter terras férteis e reservas florestais da Mata Atlântica, e também o Sertão, que predomina as características de Semiárido. Entre essas duas subregiões é possível notar que o Sertão, a maior subregião Nordestina em extensão territorial, possui características mais generalizadas que a Zona da Mata, como por exemplo, as áreas próximas ao rio São Francisco possuem características diferenciadas das principais características dessa subregião.



A existência de diversas regiões no mundo é propícia ao processo de globalização, pois a existência de várias porções com características diferentes, aumenta as relações entre as diversas regiões no mundo, como por exemplo, uma das principais atividades de uso de terras no Norte é o extrativismo vegetal, já no Sudeste existe as terras são mais propicias a plantação de Café, então o Norte e o Sudeste devem manter relações para ambas terem acesso as duas mercadorias.

REFERÊNCIAS

CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas: prefacio Milton Santos. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

CASTRO, Paulo Cesar da Costa Gomes; CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: Conceitos e temas. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

Por: Santos. Elaborado em: 29‎/08/‎2012. Publicado em: 01/09/2017. Atualizado em: 01/09/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: