APRESENTAÇÃO |
Confira o trabalho “O uso de instrumentos auxiliares ao ensino de Geografia” apresentado no “IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID” realizado em Uberaba/MG no ano de 2013.
RESUMO |
Para que o professor transmita da melhor forma possível o conhecimento geográfico, utilizam-se variados recursos, como o uso de Globo, Mapas, do quadro e/ou lousa, do livro didático, e recursos midiáticos, por exemplo. Apesar de serem motivadores, quando seu uso é constante, torna-se didaticamente padronizados e acarreta em um quadro de desmotivação dos alunos, quanto aos conteúdos de Geografia. Contudo, França (2009) coloca que “eles não tem sempre a sua disposição todos os tipos de recursos necessários para conseguirem demonstrar a seus alunos toda a complexidade que temos tanto em relação a natureza quanto a sociedade”, tornando-se importante a inovação quanto ao uso de novos recursos didáticos, como instrumento auxiliar na construção do conhecimento da ciência geográfica, no processo de ensino e aprendizagem do ensino fundamental, como forma de tornar as aulas de Geografia mais variadas e ao mesmo tempo dinâmicas. Portanto, o objetivo desse trabalho é fazer uma análise do uso de novos recursos didáticos auxiliares nas aulas de Geografia, como forma de deixá-las mais dinâmicas, facilitando a atuação do professor, de modo a tornar as mesmas mais atrativas para os alunos, contribuindo assim, para o processo de ensino/aprendizagem da ciência geográfica. A metodologia utilizada baseia-se em observações in loco e relatos de experiências de professores de duas escolas estaduais da rede pública de ensino de Arapiraca/AL, através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na análise da socialização das experiências vividas pelos bolsistas do PIBID/Geografia no subprojeto “Cartografia: Uma Proposta para o ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental”, com base teórica nas obras de Kimura (2008); França (2009); e Filizola (2009). Um exemplo trata-se da participação e atenção dada pelos discentes durante a explicação da geração de energia hidrelétrica, tendo com base o funcionamento de um esquema de usina elaborada a partir de material reciclado. Dessa forma, conclui-se que em aulas com o uso repetitivo de recursos didáticos e sem objetividade, existe dificuldade dos alunos manterem-se atentos, uma vez que estes recursos tornam-se rotineiros e enfadonhos. Porém, a inovação em recursos didáticos auxiliares, principalmente aqueles que podem ser reconstruídos pelos próprios alunos, tornam as aulas diferenciadas e interessantes, mantendo os alunos atentos e motivados, ajudando para que o aluno participe mais ativamente, possibilitando uma melhor compreensão e construção do conhecimento geográfico.
INFORMAÇÕES |
Autor: Tiágo Gomes dos Santos.
Trabalho apresentado no “IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID” realizado em Uberaba/MG de 03 a 06 de dezembro de 2013.
Trabalho publicado nos Anais do “IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID”.
IMAGENS |
Figura 01: fotos do dominó confeccionado manualmente e utilizado como recursos pedagógico auxiliar nas aulas de Geografia do agreste alagoano.

Figura 02: o dominó foi confeccionado a partir de imagens impressas coletadas na internet sobre os mais diversos fenômenos sociais e naturais que ocorrem no Brasil.

REFERÊNCIAS |
FRANÇA, Bruno Azeredo de. A Utilização de Recursos Didáticos nas Aulas de Geografia em Escolas da Zona Oeste do Rio de Janeiro. ENPEG. Porto Alegre, 2009.
KIMURA, Shoko. Como começar?. In: ______. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009.
Por: Santos. Elaborado em: 05/12/2012. Publicado em: 15/09/2017. Atualizado em: 15/09/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
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