O uso do jogo da memória no ensino da Geografia

APRESENTAÇÃO

Confira o trabalho “O uso do jogo da memória no ensino da Geografia” apresentado no “II Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas” realizado em Delmiro Gouveia no ano de 2015.



RESUMO

Para facilitar a efetiva aprendizagem dos alunos, muitos professores buscam tornar as aulas de Geografia mais interessantes com o uso de variados recursos pedagógicos, tais como globo, mapas, entre outros que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, um recurso que permite avaliar e discutir os conteúdos geográficos é o jogo da memória com o uso de paisagens e os nomes de seus respectivos locais. O objetivo desse trabalho é realizar uma analise do uso do jogo da memória enquanto recurso pedagógico no ensino da cartografia escolar durante as aulas de Geografia, por meio das atividades do PIBID/UNEAL/Geografia. A metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa-ação em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental em Coité do Nóia/AL e uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em Arapiraca/AL, observação in loco e fundamentação teórica nas obras de Schäffer Et al. (2012); Santos Et al. (2006); Nakano (2007); Ferreira e Santos (2013); e Santos (1997). Portanto, o jogo da memória permite a revisão e avaliação dos conteúdos já trabalhados, ao mesmo tempo em que amplia a participação ativa dos alunos, contribuindo para o ensino aprendizagem da Geografia, sobretudo da cartografia.

INFORMAÇÕES

Autores: Tiágo Gomes dos Santos e Angela Maria Araújo Leite.
Trabalho apresentado no "II Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas" realizado em Delmiro Gouveia/AL de 06 a 08 de julho de 2015.
Trabalho publicado entre as páginas 227 e 236 do livro “Ensino e aprendizagem em Geografia: pesquisas e diálogos socializados no Sertão de Alagoas”.



IMAGENS

Figura 01: imagem das peças que compõe o jogo da memória sobre as cidades do Brasil e do mundo e suas respectivas imagens simbólicas.



Figura 02: imagem da página do livro “Ensino e aprendizagem em Geografia: pesquisas e diálogos socializados no Sertão de Alagoas”.



REFERÊNCIAS

SCHÄFFER, Neiva Otero; et. al. Um globo em suas mãos. Porto Alegre: Penso, 2012.

SANTOS, Daniel S.; et al. A importância da utilização dos mapas como instrumento de Ensino/aprendizagem na geografia escolar. Caminhos de Geografia, v. 7, n. 17, 2006. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/download/15282/8582>. Acesse em 05 abr. 2015.

NAKANO, Fábio. A utilização de recursos de geoprocessamento no ensino de Geografia no ensino fundamental. In: SANTOS, Clézio (org.). Expressão Geográfica: caminhos e participação. Santo André: Clube de Autores, 2007.

FERREIRA, Fernanda de Godoy; SANTOS, Jéssica Mayara Machado. Jogo da memória associativa do clima e vegetação da América: uma proposta didática do projeto PIBID Geografia UENP. I Simpósio de Geografia “Novos Rumos para os Estudos Geográficos” e IX Semana de Geografia. UENP, Cornélio Procópio, 2013. Disponível em: <http://ensinodegeografiauenp.blogspot.com.br/2013/08/artigo-publicado-no-i-simposio-de.html>. Acesso em 06 abri. 2015.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em:
<http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em 07 abr 2015.

Por: Santos. Elaborado em: 06/08/2015. Publicado em: 14/09/2017. Atualizado em: 14/09/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: