APRESENTAÇÃO |
Confira o trabalho “O uso do jogo da memória no ensino da Geografia” apresentado no “II Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas” realizado em Delmiro Gouveia no ano de 2015.
RESUMO |
Para facilitar a efetiva aprendizagem dos alunos, muitos professores buscam tornar as aulas de Geografia mais interessantes com o uso de variados recursos pedagógicos, tais como globo, mapas, entre outros que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, um recurso que permite avaliar e discutir os conteúdos geográficos é o jogo da memória com o uso de paisagens e os nomes de seus respectivos locais. O objetivo desse trabalho é realizar uma analise do uso do jogo da memória enquanto recurso pedagógico no ensino da cartografia escolar durante as aulas de Geografia, por meio das atividades do PIBID/UNEAL/Geografia. A metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa-ação em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental em Coité do Nóia/AL e uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em Arapiraca/AL, observação in loco e fundamentação teórica nas obras de Schäffer Et al. (2012); Santos Et al. (2006); Nakano (2007); Ferreira e Santos (2013); e Santos (1997). Portanto, o jogo da memória permite a revisão e avaliação dos conteúdos já trabalhados, ao mesmo tempo em que amplia a participação ativa dos alunos, contribuindo para o ensino aprendizagem da Geografia, sobretudo da cartografia.
INFORMAÇÕES |
Autores: Tiágo Gomes dos Santos e Angela Maria Araújo Leite.
Trabalho apresentado no "II Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas" realizado em Delmiro Gouveia/AL de 06 a 08 de julho de 2015.
Trabalho publicado entre as páginas 227 e 236 do livro “Ensino e aprendizagem em Geografia: pesquisas e diálogos socializados no Sertão de Alagoas”.
IMAGENS |
Figura 01: imagem das peças que compõe o jogo da memória sobre as cidades do Brasil e do mundo e suas respectivas imagens simbólicas.

Figura 02: imagem da página do livro “Ensino e aprendizagem em Geografia: pesquisas e diálogos socializados no Sertão de Alagoas”.

REFERÊNCIAS |
SCHÄFFER, Neiva Otero; et. al. Um globo em suas mãos. Porto Alegre: Penso, 2012.
SANTOS, Daniel S.; et al. A importância da utilização dos mapas como instrumento de Ensino/aprendizagem na geografia escolar. Caminhos de Geografia, v. 7, n. 17, 2006. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/download/15282/8582>. Acesse em 05 abr. 2015.
NAKANO, Fábio. A utilização de recursos de geoprocessamento no ensino de Geografia no ensino fundamental. In: SANTOS, Clézio (org.). Expressão Geográfica: caminhos e participação. Santo André: Clube de Autores, 2007.
FERREIRA, Fernanda de Godoy; SANTOS, Jéssica Mayara Machado. Jogo da memória associativa do clima e vegetação da América: uma proposta didática do projeto PIBID Geografia UENP. I Simpósio de Geografia “Novos Rumos para os Estudos Geográficos” e IX Semana de Geografia. UENP, Cornélio Procópio, 2013. Disponível em: <http://ensinodegeografiauenp.blogspot.com.br/2013/08/artigo-publicado-no-i-simposio-de.html>. Acesso em 06 abri. 2015.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em:
<http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em 07 abr 2015.
Por: Santos. Elaborado em: 06/08/2015. Publicado em: 14/09/2017. Atualizado em: 14/09/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário