A história da Biogeografia

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Confira um breve histórico da sistematização da Biogeografia, a ciência que estuda a dispersão dos seres vivos no planeta Terra. Esse texto apresenta as principais teorias dessa ciência, desde seus primeiros pensadores até a complexidade atual.



A HISTÓRIA DA BIOGEOGRAFIA

O conhecimento humano está sempre em renovação e os conhecimentos e informações em vigor nas ciências atuais são resultado de uma longa jornada de discussão histórica cheias de controversas, mas que se não fosse os antigos pensadores e cientistas, não teríamos o conhecimento e as habilidades humanas que temos atualmente e com a Biogeografia não é diferente.
A Biogeografia surge com os antigos pensadores e filósofos criacionistas, que interessados em determinar uma explicação para a dispersão das espécies no planeta Terra, buscavam suas explicações com base na bíblia sagrada, já que na época, a religião era o principal meio para se alcançar a explicação para todos os fenômenos naturais e sociais que ocorriam no planeta.
Um dos primeiros pensadores a publicar uma teoria sobre a dispersão das espécies na Terra foi Lineu ao longo século XVIII. Tendo como base as ideias bíblicas, Lineu explicou a dispersão das espécies através da ideia da Arca de Noé, na qual Lineu afirmava que todas as espécies da Terra foram criadas por um ser “criador” e depois se colocaram na Arca, até que na Terra ocorreu um grande dilúvio. A arca se posicionou no Monte Ararate (na atual Turquia), na qual os animais se estabeleceram temporariamente até que a água do dilúvio abaixou e os animais começaram a descer o Monte Ararate e se dispersaram pelo planeta, cada espécie se estabelecia no local que mais gostava.



Lineu ainda afirmou que quanto mais próximo da linha do equador, maior a diversidade de espécies e quanto mais afastado do equador, menor a diversidade de espécies, segundo Lineu esse fato se constituiu porque a maioria das espécies gostava de sol e calor.
Alguns anos depois Buffon, também um pensador naturalista, vai criticar as ideias de Lineu, segundo Buffon, não seria possível que todos os animais do mundo ficassem no Monte Ararate. Embora também tenha se baseado na ideia da Arca de Noé, Buffon coloca que após o dilúvio, os animais da Arca foram para o pólo Norte, onde iniciaram sua dispersão pelo planeta. Buffon ainda apresentou outra modificação as ideias de Lineu, nesta, Buffon apresenta o principio da Biogeografia e assim é considerado o pai da Biogeografia, na qual segundo esse principio as espécies ao se dispersarem pelo planeta elas escolhiam o melhor local para a sua sobrevivência, visando as condições de solo, vegetação, alimentação, temperatura e clima mais favoráveis. Buffon ainda afirmou que as espécies são imutáveis, ou seja, elas se adaptam ao meio, mas não sofrem nenhuma modificação.
Humboldt – considerado pai da Geografia – realiza seus estudos de descrição da Terra a partir do campo, ou seja, ele deixa tomar como base para seus estudos a bíblia e passa a se baseia principalmente na própria natureza. Mas tarde, estudiosos tentam media o tempo de sedimentação da Terra e descobrem que a sedimentação é um processo bastante lento, ao analisar a medida de sedimentação realizada com a profundidade de fosses encontrados a grandes profundidades, os estudiosos notaram que a Terra havia um longo período de existência, se contrapondo com as ideias da igreja católica, que afirmava que a Terra havia 5000 anos, e posteriormente desconsiderando a ideia da rápida dispersão das espécies através da Arca de Noé.
Darwin foi o primeiro pensador a apresentar ideias totalmente diferentes das defendidas pela igreja católica, inicialmente suas ideias foram ridicularizadas por estudiosos e pensadores da época, porém anos depois, os estudiosos reconhecem as ideias de Darwin, que passam a ser o centro das explicações cientificas para a dispersão das espécies na Terra, até os dias atuais. Darwin afirmou que as espécies se adaptavam ao meio, e com essa adaptação elas sofriam mutação gerando assim uma nova espécie. Para chegar a essa conclusão, Darwin observou o comportamento de pardais na ilha de Galapagos, como esses pardais não haviam predadores na ilha, eles passaram a ter uma grande quantidade de indivíduos, na qual o alimento passou a ser insuficiente para todos. Para sobreviverem cada agrupamento de pardal passou a buscar uma alternativa de alimento diferente, um grupo passou a caçar insetos que viviam nas feixas das árvores, outro grupo passou a se alimentar de frutos com uma cobertura mais resistente ao que eram acostumados, e esses grupos, a cada geração, passaram a sofrer modificações no bico, cada modificação adaptava melhor o pardal ao novo alimento que estava buscando, com o tempo, os pardais de um grupo passaram a se reproduzirem apenas com indivíduos do seu próprio grupo, pois eles não sentiam normalmente mais atração por indivíduos de outro grupo, estava assim formado espécies diferente. Assim, Darwin notou que de uma única espécie se originaram várias outras, assim, na Terra de uma única espécie originaram-se todas as espécies atuais.
Darwin também afirmou que as espécies são mutáveis e que existe uma seleção natural, na qual as espécies mais adaptáveis sobrevivem e as menos adaptáveis podem até mesmo serem extintas.
Embora Darwin tenha morrido vendo suas ideias ridicularizadas pelos pensadores da época, atualmente as ideias de Darwin são bem aceitas pela ciência moderna, sendo a base da explicação da dispersão das espécies no planeta Terra.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, a história da Biogeografia passou por um longo processo de discussão até chegar a sua forma de compreensão atual, ela surgiu com a perspectiva de Lineu encontrar uma explicação para a dispersão das espécies pela Terra, ganhou seu primeiro principio com Buffon e obteve sua configuração atual com Darwin e sua fantástica teoria sobre a evolução das espécies.

REFERÊNCIA

BROWN, J. & LOMOLINO, M. Uma história da biogeografia. In: ______. Biogeografia. Ed. FUNPEC.  Ribeirão Preto, SP. 2006. p. 12-37.

Por: Santos. Elaborado em: 05/07/2013. Publicado em: 04/09/2017. Atualizado em: 22/09/2018.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

2 comentários:

Unknown disse...

Essa data de Linnaeus está errada, não ?

Santos disse...

Obrigado "Diego Alvarenga" pela correção e pela colaboração na presente página. Dessa forma, a frase "o primeiro grande pensador a produzir uma teoria sobre a dispersão das espécies na Terra foi Lineu em 1987" foi substituída por "um dos primeiros pensadores a publicar uma teoria sobre a dispersão das espécies na Terra foi Lineu ao longo século XVIII". As ideias sobre a dispersão de espécies expressas por Lineu foram publicadas nas edições do "Systema naturae" (a partir de 1735) e de outras publicações posteriores. Além disso, Lineu faleceu em 1778, bem antes de 1987. Obrigado "Diego" pelas observações, creio que as datas do texto foram confundidas com anotações de obras do ano 1987.