CONSIDERAÇÕES INICIAIS |
O lugar é a porção espacial de afetividade de um indivíduo, ou seja, onde o indivíduo mora, vive, trabalha ou desenvolve seus vínculos afetivos, como nossa casa, nosso local de trabalho e de estudo. O lugar é um importante agente na formação de cada ser humano, pois é responsável pelo trabalho do conhecimento humano.
O LUGAR |
Para Santos (2008) “Os lugares podem ser vistos como um intermédio entre o Mundo e o Indivíduo”. Nesse sentido, é no lugar que os indivíduos desenvolvem suas ações afetivas com o espaço e por esse espaço são influenciados por costumes, ideologias, entre outros componentes que constrói a cultura do indivíduo. Como exemplo, podemos citar o caso de um aluno em sala de aula, o aluno deve considerar que seu lugar naquele ambiente é a carteira escolar em sua sala de aula, pois é nela que ele assiste à aula e faz suas atividades de sala, ou seja, é na carteira que o aluno desenvolve suas relações afetivas com o ambiente.
A partir das relações afetivas desenvolvidas entre os indivíduos e o lugar, passa a ser criado o sentimento de pertencimento ao lugar, na qual o indivíduo passa a viver a se sentir mais a vontade em alguns locais do que em outros.

Todas as informações que o indivíduo absorve são transmitidas nos lugares que esta pessoa se insere, sejam essas informações locais ou globais. Enquanto as informações locais são absorvidas por meio da convivência social e espacial locais, as informações globais são absorvidas por meio de eletrônicos e tecnologias de comunicação. Embora as informações disponibilizadas pelas tecnologias de comunicação sejam globais, o lugar precisa disponibilizar ou aceitar a entrada dessas tecnologias para que as pessoas que ali vivem tenham acesso às informações globais. Nesse sentido, o lugar é responsável pela formação crítica, ética, moral, intelectual, psicológica e profissional das pessoas. É no lugar onde as pessoas são influenciadas culturalmente, tecnologicamente e socialmente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS |
Portanto, espaço, lugar e paisagem são importantes categorias da Geografia, pois permitem conhecer sobre nossa forma de vida e sobre os fenômenos sociais e naturais que ocorrem em nosso entorno.
REFERÊNCIA |
SANTOS, Milton. Natureza e Espaço. 4. ed. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2008.
Por: Santos. Elaborado em: 29/08/2012. Publicado em: 16/08/2017. Atualizado em: 16/08/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário