Aspectos Demográficos do Brasil

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo (país populoso é aquele que possui elevada quantidade de pessoas) e ao mesmo tempo, pouco povoado. Neste trabalho são discutidos alguns aspectos da população brasileira.



ASPECTOS DEMOGRÁFICOS DO BRASIL

O Brasil é pouco povoado: ele possui muita terra para “poucas pessoas”. Porém, a maior parte da população do Brasil está concentrada no litoral.
A maior parte da população do Brasil está na faixa do litoral porque possui as melhores oportunidades de trabalho e também foi a primeira área a ser colonizada pelos portugueses em relação ao território nacional.
Antigamente, as famílias do Brasil tinham mais filhos que as atuais. As pessoas diminuíram seus números de filhos devido ao aumento da participação da mulher no trabalho, por ir morar na cidade (na qual é caro cuidar de um filho) e pelo acesso a métodos contraceptivos.
Se antes a população do Brasil crescia de forma rápida, hoje, cresce de forma mais lenta. Esse fato pode ser observado a partir da análise do gráfico de crescimento vegetativo da população brasileiro, como mostra a figura abaixo. O crescimento vegetativo é calculado pela subtração da taxa de mortalidade pela taxa de natalidade.
Taxa de mortalidade: número de mortes a cada 1000 pessoas.
Taxa de natalidade: número de filhos por mulher a cada 1000 pessoas.



A população Brasileira é miscigenada, ou seja, uma mistura de vários povos, tal como portugueses, indígenas e dos negros africanos.
Os povos indígenas contribuíram com a formação da atual cultura brasileira por meio de palavras, conhecimentos sobre a convivência entre homem e natureza, costumes como o hábito de tomar banho todos os dias, alimentos e muito mais.
Os negros africanos deixaram aos brasileiros sua inteligência estratégica, palavras, colaboração cultural (como a capoeira e religiões africanas), alimentos (como cuscuz, feijão etc.) e outros.
Atualmente muitos negros ainda vivem em locais chamados de quilombos, inclusive em Alagoas. Os quilombos foram construídos no período em que o atual território brasileiro era uma colônia de Portugal. Nesse período, muitos africanos foram trazidos da África para o trabalho escravo no Brasil, mas graças aos movimentos de luta liderados por esses povos e pelas mudanças na economia global, o trabalho escravo perdeu força e passou a ser considerado ilegal. Enquanto o trabalho escravo estava em alta, muitos negros se refugiaram nos quilombos que são lugares criados para os africanos viverem em liberdade no Brasil durante o período da escravidão.
Os imigrantes trouxeram alguns itens da cultura de seus países para o Brasil que influenciam na arquitetura, como as casa de telhados com formato bastante triangular, na alimentação, como a pizza e o macarrão, na música, como o ritmo do rock, na moda, na tecnologia, como vídeo games, celulares e computadores, entre outros itens.
Cada vez mais a quantidade de idosos aumenta no Brasil, isso quer dizer que atualmente as pessoas estão vivendo mais graças ao avanço da medicina.
Antes, a mulher era destinada a cuidar da casa, hoje, ocupa o mesmo espaço que o homem. Elas podem estudar, trabalhar, sair e viajar. Esse fato também influência na diminuição do número de filhos por mulher.
A população brasileira ainda pode ser classificada quanto a situação econômica, sendo assim economicamente ativa ou inativa.
População Economicamente Ativa: aquela que trabalha ou procura um emprego.
População Economicamente Inativa: aquela que não possui condições de trabalhar, como idosos, estudantes de 2 a 10 anos e aposentados.
Já a população economicamente ativa, está distribuída em empregos formais e informais. Trabalho formal: aquele com carteira assinada e os direitos trabalhistas garantidos. O trabalho informal é aquele sem registro documental e sem os direitos garantidos.
Entre os problemas que a população enfrenta quanto ao mercado de trabalho, o desemprego estrutural é cada vez mais crescente com o avanço da tecnologia. Desemprego estrutural é aquele provocado pela substituição dos homens por máquinas.
Nesse contexto, cresce cada vez mais os empregos modernos, caracterizados pelo fato de com o avanço das máquinas, o trabalho simples está sendo substituído por trabalhos tecnológicos, como trabalhos com internet, consertar e operar máquinas, entre outros. Assim, a população deve se preparar cada vez mais para essa nova forma de trabalho, investindo na formação superior, cursos profissionalizantes e nas habilidades pessoais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, o Brasil possui uma população bastante diversificada, resultado da mistura de diversos povos de variadas áreas do planeta.

REFERÊNCIA

VEDOVATE, Fernando Carlo (org.). Projeto Araribá: geografia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. 7º ano.

Por: Santos. Elaborado em: 32/03/2014. Publicado em: 15/08/2017. Atualizado em: 15/08/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: