A regionalização da América

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A América é o segundo maior continente do mundo em extensão territorial, com área de 42.960.000 Km2, o maior em extensão norte-sul e o terceiro continente com maior número de países, com 620 países. Nesta página é apresentada as principais formas de regionalização da América.



A REGIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA

A América está localizada ao Oeste do Meridiano de Greenwich, e já em relação à linha do Equador, está presente tanto no Hemisfério Norte, quanto no Hemisfério Sul.
O continente Americano é dividido em 620 países, incluindo o Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Chile, Argentina, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Panamá, Paraguai, entre outros.



As duas principais formas de regionalizar o continente americano são: por localização (ou físico) e pele critério histórico-econômico.
Levando em conta a localização das terras, a América pode ser dividida em:
América do Norte: está ao norte da linha do Equador.
América do Sul: está ao sul da linha do Equador.
América Central: está ao centro, entre a América do Norte e a América do Sul.
Levando em conta a história e a economia, a América pode ser dividida em duas partes: América Latina e América Anglo-Saxônica.
América Latina: foi colonizada pelos povos portugueses e espanhóis, prevalecendo a colonização de exploração.
Antes da chegada dos colonizadores, na América já existiam os povos pré-colombianos, conhecidos popularmente pelos portugueses como indígenas. Entre os principais povos pré-colombianos se destacaram os Maias, os Astecas e os Incas.



América Anglo-Saxônica: foi colonizada por ingleses, prevalecendo a colonização de povoamento. Essa porção da América apresenta um desenvolvimento maior em relação a porção Latina devido a fatores históricos. Além da colonização de povoamento que favoreceu o desenvolvimento de seus países, os Estados Unidos, o país mais desenvolvido do continente, foi beneficiado após o fim das duas grandes guerras mundiais, já que elevaram suas vendas para os países que estavam em guerra, além de financiar a reconstrução desses mesmos países. A América Anglo-Saxônica é formada pelos Estados Unidos e pelo Canadá.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, o continente americano é regionalizado de várias formas, mas os principais critérios de regionalização são: a localização das terras e o fator histórico-econômico.

REFERÊNCIA

VEDOVATE, Fernando Carlo (editor). Projeto Araribá: geografia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. 8º ano.

Por: Santos. Elaborado em: 27/03/2014. Publicado em: 15/08/2017. Atualizado em: 15/08/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: