CONSIDERAÇÕES INICIAIS |
O turismo enquanto atividade de renda se desenvolve sem um acompanhamento científico, na qual, a atividade turística causa mudanças sociais (no modo de viver das pessoas) e espaciais nas áreas que se inserem.
Muitas locais, especialmente cidades, buscam fazer do seu espaço, uma área de potencial turístico como atividade econômica, e recurso para transformação e desenvolvimento espacial.
O turismo encontra-se bastante complexo, envolvendo diversas outras práticas econômicas em sua essência. Segundo Júnior e Ito (2005) já existem discursos que observam a possibilidade do turismo ser tratado como uma ciência autônoma e não como uma atividade econômica estudada apenas na Geografia, pois suas ações transformam o espaço e a sociedade.
Para Leandro (2006) em João Pessoa/PB, as pequenas atividades turísticas que iniciaram com as praias, incentivou o poder público a investir na “estética” da cidade. A orla e o centro histórico são os principais pontos de investimento, que provocaram mudanças sociais e espaçais no município, forçando muitos moradores a adaptassem a essas mudanças. Enquanto que na mídia, pequenos pontos passam a representar a totalidade da cidade. Dessa forma, esse trabalho tem o objetivo de mostrar uma análise acerca do turismo na reorganização espacial da cidade de João Pessoa/PB.
PONTOS TURÍSTICOS EM JOÃO PESSOA |
A praia da Ponta do Seixas é o ponto extremo leste do Brasil, além das belezas naturais e paisagísticas, a praia é um referencial geográfico na indicação dos pontos cardeais no país. A cidade ainda possui outras praias famosas e ricas em belezas naturais, como a praia de Tambaú.

Algumas construções da cidade elevam o significado de extremidade leste da praia da Ponta do Seixas, como o Farol do cabo Branco que aponta para o ponto extremo leste do Brasil.
A cidade ainda conta com outras atrações, uma delas é o grande e importante Centro Histórico, na qual apresenta grande parte da história do país. Esse ambiente é ideal para a prática do turismo de estudantes para trabalhos de campo, turismo da terceira idade e para pessoas que gostam de ambientes com arquitetura histórica.
Outro atrativo turístico é o fato de João Pessoa ser considerada como uma das cidades mais verde do mundo, com uma grande quantidade de jardins e praças distribuídas ao longo da cidade.

A atividade turística causa diversas alterações no espaço, pois aumenta os investimentos para os atrativos turísticos, na qual são núcleos de inclusão nos investimentos econômicos, e diminui os olhares do setor de investimento para as áreas que não estão na rota do turismo, na qual são núcleos de exclusão.
Alguns pensadores comparam o turismo a um teatro, pois quando uma pessoa pratica turismo em uma determinada cidade, ele passa a circular e vivenciar um ambiente planejado e organizado para aquele fim. Assim, o turismo é direcionado a uma rota, na qual todo o espaço ali presente está organizado e recebe intenso investimento Porém, geralmente é fora dessa rota na qual vivem os moradores locais, na qual muitos deles vivem a partir das atividades turísticas, como taxistas, pequenos vendedores, funcionários de hotéis, redes de transporte e grandes redes comerciais. Geralmente, fora da rota turística, muitos locais recebem pouco investimento, resultando em problemas ambientais e sociais.
O turismo modifica a vida social da população local, pois passa a restringir a liberdade de circulação e uso do espaço, torna o local um ponto de difusão e convergência cultural e cria novas formas de trabalho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS |
Portanto, a relação turismo e espaço são influenciados pelas mudanças produzidas nas organizações espaciais. O turismo se apresenta como um importante agente reorganizador das configurações espaciais criando núcleos de inclusão e exclusão.
REFERÊNCIAS |
JÚNIOR, X. S. S. S; ITO, C. A. Turismo e espaço: uma leitura geográfica da interferência da atividade turística no processo de (re)organização sócio-espacial do município de João Pessoa-pb. Scripta Nova, v. IX, n. 194, 1 ago. 2005.
LEANDRO, Aldo Gomes. O turismo em João Pessoa e a construção da imagem da cidade. João Pessoa, 2006. Disponível em: <http://www.geociencias.ufpb.br/posgrad/dissertacoes/aldo_leandro.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2014.
Por: Santos. Elaborado em: 25/02/2013. Publicado em: 29/08/2017. Atualizado em: 29/08/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário