CONSIDERAÇÕES INICIAIS |
Em 1960 Perroux criou a teoria dos Pólos de Crescimento que buscou explicar o crescimento industrial, na qual será discutida a seguir.

TEORIA DOS PÓLOS DE CRESCIMENTO |
E acordo com Perroux para que uma indústria possa crescer e obter o máximo possível lucrativo, ela deve se tornar uma indústria Motriz, ou seja, que possui um alto controle e domínio da área de produção e distribuição de suas mercadorias. Para uma indústria ser Motriz, ela precisa ser grande, ter o maior domínio possível de sua produção, ou seja, deve criar o seu produto na maior medida possível, desde a obtenção da matéria-prima até o produto final, além de incorporar outras indústrias sobre sua produção. Perroux ainda apresenta que as outras indústrias devem tornar-se dependentes da Motriz e ainda deve criar necessidades sociais, de modo a gerar toda uma organização ao seu beneficio, seja uma organização de cursos profissionalizantes, comercio, redes de distribuição e outras organizações sociais.

Um exemplo claro dessa teoria é a atuação da empresa Microsoft. Essa empresa possui um grande complexo industrial distribuído em todo o mundo, ou seja, é uma empresa global, em suas áreas de maior influência, a Microsoft possui uma longa linha de produção, com diversos produtos tecnológicos, de alta demanda no mercado global, desde a fabricação de software, videogames, jogos, computadores móveis e serviços de internet. Daí é possível verificar o forte domínio dessa empresa na sua área de atuação.
A Microsoft possui como seu principal produto, o sistema operacional Windows, que é sua maior fonte de lucro, mas para a venda de seu produto principal, a empresa precisa que os consumidores tenham computadores e aparelhos que executem seu sistema. Daí então ela estabelece parcerias com outras empresas, mas para não ficar dependente delas, a Microsoft criou sua própria linha de computadores portáteis, o Surface, totalmente adaptado para seu produto.
Como um sistema operacional necessita de outros aplicativos para valer seu funcionamento, diversas empresas criaram aplicativos com base no Windows, mas a Microsoft também esta criando um aplicativo para substituir cada um daqueles de origem de empresas terceiras, mesmo deixando o mercado livre, as divulgação e a tecnologia empregada pela empresa faz com que os produtos de outras empresas concorrentes fiquem cada vez mais esquecidos pela população, que tem a migrar para os produtos da Microsoft. Essa empresa também criou serviços de distribuição e sustentação de seus produtos.

A instalação de uma indústria da Microsoft gera no local a ser instalada, uma grande mobilização do local e modo a satisfazer a produção da empresa, tal como investimentos em cursos profissionalizantes, criação de empresas para transporte e circulação de mercadorias. Também resulta na estruturação do local a ser instalado, tal como pavimentação das ruas de acesso ao setor industrial, mecanismos de garantia de água e energia para o ótimo funcionamento da indústria, entre outras mobilizações que deixam os demais setores econômicos dependentes da Microsoft, fazendo ela um pólo de Crescimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS |
Portanto, a teoria dos pólos de Crescimento de Perroux afirma que para uma indústria obter um alto lucro é necessário ter controle total da produção de seu produto (desde a obtenção da matéria-prima até a distribuição ao consumidor) sem ter necessidade de dependência direta com outras empresas, mas fazendo com que outras empresas possam torna-se dependentes da sua.
REFERÊNCIA |
ALCOFORADO, Fernando. Globalização e desenvolvimento. Editora NBL, 2006.
Por: Santos. Elaborado em: 13/09/2013. Publicado em: 04/09/2017. Atualizado em: 04/09/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário