APRESENTAÇÃO |
Confira o trabalho “O uso de imagens de satélite nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental” apresentado no “VII Congresso Brasileiro de Geógrafos” realizado em Vitória/ES no ano de 2013.
RESUMO |
O ensino da ciência geográfica como objetivo de formar o ser cidadão, apto a compreender e interagir de forma crítica com o ambiente em que vive, requer uma atenção do professor no uso de recursos didáticos que possibilitem a contextualização entre a teoria e a prática. Nesse sentido, um recurso interessante e ainda pouco explorado é a utilização de imagens de satélites durante as aulas, que além de permitir uma análise visual do ambiente dos educandos, estaria de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois propõe que o espaço vivido pelos alunos deve ser o ponto de partida de estudos, expandindo para dimensões mais amplas, como espaços regionais, nacionais e globais. Diante do que foi apresentado, o presente trabalho tem como objetivo mostrar uma análise sobre o uso de imagens de satélite nas séries finais do ensino fundamental como meio auxiliar de estabelecer uma conexão entre a teoria dos conteúdos didáticos e a realidade dos discentes, ao mesmo tempo, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes. A metodologia utilizada baseia-se em observações, in loco, nos sétimos anos de escolas públicas do município de Coité do Nóia, estado de Alagoas, análise de livros didáticos e dos PCNs do terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, entrevista com professores e embasamento teórico nas obras de Queen (2012), Martines e Ferreira (2012), Almeida (2009), Santos e Filho (2010) e Seemann (2002). Após observações das aulas do sétimo ano, foi verificada uma participação ativa dos alunos, quanto as abordagens das temáticas da ciência geográfica, que foram realizadas por meio do uso de Sensoriamento Remoto em apresentação de slides, ao mesmo tempo em que foi estabelecido uma conexão entre a teoria e a realidade sobre a abordagem da localização de Coité do Nóia no Globo e da análise de fenômenos visualmente perceptíveis nas imagens trabalhadas. Assim, o uso de fotografias de satélites, contribui para tornar as aulas mais variadas e atrativas, principalmente quando integrado com metodologias motivadoras que possibilitem a participação efetiva dos discentes, contribuindo assim para o processo de ensino/aprendizagem da Geografia.
INFORMAÇÕES |
Autores: Tiágo Gomes dos Santos e Angela Maria Araújo Leite.
Trabalho apresentado no “VII Congresso Brasileiro de Geógrafos” realizado em Vitória/ES de 10 a 16 de agosto de 2013.
Trabalho publicado nos anais do “VII Congresso Brasileiro de Geógrafos”.
IMAGENS |
Figura 01: primeiras apresentações de slide mostrando uma comparação de ângulos de visão entre imagens comuns e imagens de satélite.

Figura 02: Imagens de satélite mostrando a localização de Coité do Nóia/AL desde uma visão espacial do próprio município até dimensões regionais.

REFERÊNCIAS |
ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia: ciência da sociedade. 2. ed. Recife: Editora Universitária UFPE, 2008.
ALMEIDA, Aline Souza. CHAVES, Joselisa Maria. O uso de imagens de satélite nas atividades de educação ambiental no município de Feira de Santana-Ba. XIX Simpósio brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abr. 2009. Disponível em: <http://marte.sid.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2008/11.17.23.44/doc/2357-2364.pdf>. Acessado em: 19 abr. 2014.
MARTINES, Marcos Roberto; FERREIRA, Ricardo Vicente. A partir imagens de satélite disponíveis na internet é possível aprofundar o conhecimento da disciplina em sala de aula. Revista Geografia, ed. 45, 2012, Sessão Geografia e Evolução. Disponível em: <http://conhecimentopratico.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/45/artigo266148-1.asp>. Acessado em: 26 mar. 2014.
QUEEN, Mariana. Imagens de satélite para ler o território. Nova Escola, ed. 256, out. 2012. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/imagens-satelite-ler-territorio-711865.shtml>. Acessado em: 26 mar. 2014.
SEEMANN, Jörn. O professor do ensino fundamental na educação cartográfica: caminhos tortos entre representação (carto)gráfica, mapas e mapeamentos. Fortaleza: [s. n.], 2002. Universidade Estadual do Ceará. Dep.Geociências.
Por: Santos. Elaborado em: 06/08/2015. Publicado em: 15/09/2017. Atualizado em: 15/09/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
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