APRESENTAÇÃO |
Confira o trabalho “O uso das tecnologias de telecomunicação nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental” apresentado no “VIII Encontro Alagoano de Geografia” realizado em Delmiro Gouveia no ano de 2013.
RESUMO |
A cada dia mais a tecnologia influencia na vida de jovens e adultos, muitos dos quais são alunos. O acesso às novidades tecnológicas sem uma intervenção da escola, com os conhecimentos teóricos mais detalhados sobre as possíveis consequências do uso da tecnologia da telecomunicação, tem ocasionado algumas dificuldades na aprendizagem dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre as possíveis consequências do uso de dispositivos de telecomunicações pelos jovens, estudantes de escolas públicas, e a intervenção da escola nesse processo, como meio de minimizar problemas na formação social e profissional do jovem estudante, advindos do uso inadequado desses recursos tecnológicos. A metodologia utilizada se baseia em leituras teóricas, observações in loco a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), em duas escolas da rede pública de ensino fundamental, além dos relatos de experiências vividas por professores nas escolas observadas. Assim, é importante que o professor de Geografia trabalhe suas aulas o uso de tecnologias de informação e telecomunicação, mostrando aos discentes o papel da tecnologia em sua vida e como utilizá-la em seu beneficio, ao mesmo tempo, alertando sobre os riscos de obter acesso sobre conteúdos inadequados e suas consequências para seu desenvolvimento social e profissional.
INFORMAÇÕES |
Autores: Tiágo Gomes dos Santos e Angela Maria Araújo Leite.
Trabalho apresentado no “VIII Encontro Alagoano de Geografia” realizado em Delmiro Gouveia/AL de 19 a 22 de setembro de 2013.
Trabalho publicado nos anais do “VIII Encontro Alagoano de Geografia”.
IMAGEM |
A tecnologia é um recurso com grande potencial pedagógico que em vários contextos está presente na vida tanto de alunos, quanto dos professores.

REFERÊNCIAS |
KIMURA, Shoko. Como começar?. In: ______. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
Azaredo, Marina; Gomide, Camilo. 11 problemas que atrapalham os adolescentes e o que os pais e os professores podem fazer para ajudá-los a estudar melhor. Educar para Crescer. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/11-problemasatrapalham-adolescentes-496197.shtml>. Acessado em: 17 jul. 2013.
JÚNIOR, Uzias Ferreira Adorno. A influência da mídia na educação. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/economia-e-financas/a-influencia-damidia-na-educacao/36848/>. Acessado em: 15 Jul. 2013.
ROSINI, Alessandro Marco. O uso da tecnologia da informática na educação: Uma reflexão no ensino com crianças. Disponível em:<http://www.ipv.pt/millenium/millenium27/15.htm>. Acessado em: 20 Jul. 2013.
SANTOMAURO, Beatriz. Cyberbullying: a violência virtual. Nova Escola. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/cyberbullyingviolencia-virtual-bullying-agressao-humilhacao-567858.shtml>. Acessado em: 25 jul. 2013.
VALE,Miréia Aparecida Alves do; ORTENZI, Denise Ismênia Bossa Grassano. Percepções de alunos adolescentes sobre comportamentos e atitudes de professores em sala de aula. Revista eletrônica de educação. Ano V. Nº. 10. jan./jul. de 2012.Disponível em: <http://www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/paginas/2012/3/466_657_publipg.pdf>. Acessado em: 14 Jul. 2013.
Por: Santos. Elaborado em: 06/08/2015. Publicado em: 15/09/2017. Atualizado em: 15/09/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário