APRESENTAÇÃO |
Confira o trabalho intitulado “Auxílio ao trabalho docente a partir de instrumentos pedagógicos manuais” apresentado no “IV Encontro Científico Cultural” realizado em Santana do Ipanema/AL no ano de 2014.
RESUMO |
Como forma de tornar as aulas de Geografia mais atrativas, os docentes buscam auxílio no uso de recursos tecnológicos e pedagógicos como mapas, globos, planetários, entre outros. Apesar de motivadores, quando utilizados de forma constante e padronizados, acarretam um quadro de exaustão e desmotivação dos alunos por serem repetitivos, além do que, nem todas as escolas fornecem a disponibilidade desses recursos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca da elaboração de instrumentos pedagógicos manuais no ensino da Geografia, como forma de deixar as aulas mais dinâmicas e variadas. A metodologia baseia-se na elaboração de materiais didáticos auxiliares para aulas de Geografia, observação in loco em turmas de oitavo e sétimo ano do ensino fundamental na cidade de Coité do Nóia/AL e revisão bibliográfica nas obras de Calado (2012); e Batista e Conceição (2012). A elaboração desses instrumentos, como maquetes, figuras e jornais, permitiram ao professor trabalhar com um recurso mais específico no tema referente à aula ministrada, sem a necessidade do constante uso de equipamentos tecnológicos, tais como datashow e televisão. Esses recursos podem ser utilizados ainda como modelo para a produção dos mesmos instrumentos pelos alunos, assim, possibilitando uma melhor fixação do conteúdo trabalhado. A elaboração de instrumentos pedagógicos tornou as aulas de Geografia mais dinâmicas, onde os alunos são mais participativos, em função da menor repetição dos recursos utilizados em sala de aula.
INFORMAÇÕES |
Autores: Tiágo Gomes dos Santos e Angela Maria Araújo Leite.
Trabalho apresentado no “IV Encontro Científico Cultural” realizado em Santana do Ipanema/AL de 25 a 29 de novembro de 2014.
Trabalho publicado nos anais do “IV Encontro Científico Cultural”.
IMAGENS |
Figura 01: imagem da TV manual sobre a história e as principais eras do Planeta Terra elaborada em 2013 para auxiliar o ensino da Geografia escolar.

Figura 02: a TV manual pode ser utilizada como uma forma de incentivar os estudantes a buscarem formas diferentes de representar os conteúdos didáticos trabalhados em sala de aula.

Figura 03: embora a TV manual elaborada em 2013 mostre a história da Terra, também pode ser utilizada para representar outros conteúdos, como as diferentes paisagens vegetais dos planetas, os diferentes países do mundo, entre outros.

REFERÊNCIAS |
CALADO, Flaviana Moreira. O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p.12-20, jan-jun. 2012. p.13-20.
BATISTA, Ranielly Gonçalo. Et al. A importância do uso dos novos recursos didáticos nas aulas de Geografia. Disponível em: <Modalidade_4datahora_28_09_2013_21_18_38_idinscrito_813_3fea6ff9e45d479d26a56f4edbe7562d>. Acesso em 05 jan. 2014.
CONCEIÇÃO, Fabiana Alves da. et.al. Utilização de Recursos Didáticos nas Aulas de Geografia na Escola Municipal Antônio Rodrigues Bayma em Caxias/MA. In: Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas, 2012.
Por: Santos. Elaborado em: 25/11/2014. Publicado em: 16/09/2017. Atualizado em: 16/09/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário