Auxílio ao trabalho docente a partir de recursos pedagógicos manuais

APRESENTAÇÃO

Confira o trabalho intitulado “Auxílio ao trabalho docente a partir de instrumentos pedagógicos manuais” apresentado no “IV Encontro Científico Cultural” realizado em Santana do Ipanema/AL no ano de 2014.



RESUMO

Como forma de tornar as aulas de Geografia mais atrativas, os docentes buscam auxílio no uso de recursos tecnológicos e pedagógicos como mapas, globos, planetários, entre outros. Apesar de motivadores, quando utilizados de forma constante e padronizados, acarretam um quadro de exaustão e desmotivação dos alunos por serem repetitivos, além do que, nem todas as escolas fornecem a disponibilidade desses recursos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca da elaboração de instrumentos pedagógicos manuais no ensino da Geografia, como forma de deixar as aulas mais dinâmicas e variadas. A metodologia baseia-se na elaboração de materiais didáticos auxiliares para aulas de Geografia, observação in loco em turmas de oitavo e sétimo ano do ensino fundamental na cidade de Coité do Nóia/AL e revisão bibliográfica nas obras de Calado (2012); e Batista e Conceição (2012). A elaboração desses instrumentos, como maquetes, figuras e jornais, permitiram ao professor trabalhar com um recurso mais específico no tema referente à aula ministrada, sem a necessidade do constante uso de equipamentos tecnológicos, tais como datashow e televisão. Esses recursos podem ser utilizados ainda como modelo para a produção dos mesmos instrumentos pelos alunos, assim, possibilitando uma melhor fixação do conteúdo trabalhado. A elaboração de instrumentos pedagógicos tornou as aulas de Geografia mais dinâmicas, onde os alunos são mais participativos, em função da menor repetição dos recursos utilizados em sala de aula.

INFORMAÇÕES

Autores: Tiágo Gomes dos Santos e Angela Maria Araújo Leite.
Trabalho apresentado no “IV Encontro Científico Cultural” realizado em Santana do Ipanema/AL de 25 a 29 de novembro de 2014.
Trabalho publicado nos anais do “IV Encontro Científico Cultural”.



IMAGENS

Figura 01: imagem da TV manual sobre a história e as principais eras do Planeta Terra elaborada em 2013 para auxiliar o ensino da Geografia escolar.



Figura 02: a TV manual pode ser utilizada como uma forma de incentivar os estudantes a buscarem formas diferentes de representar os conteúdos didáticos trabalhados em sala de aula.



Figura 03: embora a TV manual elaborada em 2013 mostre a história da Terra, também pode ser utilizada para representar outros conteúdos, como as diferentes paisagens vegetais dos planetas, os diferentes países do mundo, entre outros.



REFERÊNCIAS

CALADO, Flaviana Moreira. O ensino de geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p.12-20, jan-jun. 2012. p.13-20.

BATISTA, Ranielly Gonçalo. Et al. A importância do uso dos novos recursos didáticos nas aulas de Geografia. Disponível em: <Modalidade_4datahora_28_09_2013_21_18_38_idinscrito_813_3fea6ff9e45d479d26a56f4edbe7562d>. Acesso em 05 jan. 2014.

CONCEIÇÃO, Fabiana Alves da. et.al. Utilização de Recursos Didáticos nas Aulas de Geografia na Escola Municipal Antônio Rodrigues Bayma em Caxias/MA. In: Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas, 2012.

Por: Santos. Elaborado em: 25/11/2014. Publicado em: 16/09/2017. Atualizado em: 16/09/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: