APRESENTAÇÃO |
Confira o trabalho “A importância do uso de novas metodologias para aprender e ensinar Geografia” apresentado no “III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID” realizado em São Luís/MA no ano de 2012.
RESUMO |
Na atualidade a educação vive um panorama delicado, na qual se constata a dificuldade dos alunosem ter uma efetiva aprendizagem, apesar das relações apontarem para o diálogo constante entre os atores que formam o ambiente escolar. No entanto, verifica-se um quadro desolador, onde os educandos aparentam desmotivação, apesar de se sentirem a vontade, escutam apenas o que acha interessante, limitando seu aprendizado. Dessa forma, a inovação metodológica e o uso de aulas dinâmicas durante as aulas de Geografia, capaz de atrair a atenção do aluno e facilitar a aprendizagem, parecem ser urgentes. Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise sobre a importância do uso de novas metodologias que promova a participação e interesse dos alunos, bem como, facilitando a atuação do professor, contribuindo assim para o processo de ensino/aprendizagem da ciência geográfica. A metodologia utilizada se baseia em observações in loco, em duas escolas da rede pública Estadual de Arapiraca, interior alagoano, além de relatos de experiências vividas por professores e alunos dessa rede, a partir das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Parcialmente, conclui-se, a partir de entrevistas e conversas com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que existe dificuldade em ficar atento às aulas, especialmente as que sugerem muita leitura, e que os estudantes se sentem mais motivados naquelas onde os professores adotam metodologias motivadoras, além de espaço para que o aluno participe efetivamente, possibilitando uma melhor compreensão e interação entre docentes e discentes.
INFORMAÇÕES |
Autores: José Augusto Firmino dos Santos, Marcos Roberto dos Santos Silva e Tiágo Gomes dos Santos.
Trabalho apresentado no "III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID" realizado em São Luís/MA de 05 a 07 de dezembro de 2012.
Trabalho sem publicação.
IMAGENS |
Figura 01: mapa com a localização do município de Arapiraca/AL, local de estudo da pesquisa sobre a importância do uso de novas metodologias para aprender e ensinar Geografia.

Figura 02: a inovação metodológica é de suma importância no ensino e na aprendizagem da Geografia, pois o próprio conhecimento geográfico está em constante mudança, necessitando também de metodologias mais adequadas.

REFERÊNCIAS |
KIMURA, Shoko. Como começar?. In: ______. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
FILIZOLA, Roberto. Aspetos da aprendizagem de conceitos e temas na Geografia escolar. In: ______. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base editorial, 2009.
Por: Santos. Elaborado em: 05/12/2012. Publicado em: 15/09/2017. Atualizado em: 15/09/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário