A contribuição do PIBID na formação de futuros docentes da UNEAL

APRESENTAÇÃO

Confira o trabalho “A contribuição do PIBID na formação de futuros docentes da Universidade Estadual de Alagoas” apresentado no “II Congresso Internacional da Realidade Semiárida e III Simpósio Alagoano Sobre Ecossistemas do Semiárido” realizado em Delmiro Gouveia/AL no ano de 2014.



RESUMO

Para que os futuros professores estejam mais bem preparados para assumir a profissão docente, é necessária uma formação que possibilite a aproximação entre teoria e prática, que geralmente é realizada apenas no final da licenciatura com o estágio. Diante desse quadro, esse trabalho tem como objetivo apresentar a importância do PIBID na formação docente e as contribuições dadas aos graduandos do curso de Geografia da UNEAL durante o tempo de participação no PIBID 2012-2014, com o subprojeto intitulado: “Cartografia: uma proposta para o ensino da Geografia nos anos finais do ensino fundamental”, visando a aproximação entre os licenciandos e a realidade escolar. Dessa forma, a presente obra propõe contribuir com a formação docente, apresentando como a experiência do PIBID ajuda a aperfeiçoar a licenciatura, onde possibilita trabalhar os conteúdos vistos na Universidade no contexto escolar. A metodologia empregada tem como base observações in loco e relatos de experiências de professores, além de leituras de autores como Barcelos (2006), Ludke, (2005), Sartori (2014) e Martins (2014). Portanto, a implantação do PIBID contribuiu significativamente para a formação dos licenciandos envolvidos, uma vez que possibilitou o aperfeiçoamento da prática de pesquisa e interpretação, ao mesmo tempo, propiciou o estabelecimento de uma relação mais aprofundada entre teoria e prática escolar, na utilização de métodos de ensino para os diferentes conteúdos a serem abordados na sala de aula, preparando melhor os futuros profissionais da educação para os desafios da pratica docente.

INFORMAÇÕES

Autores: José Augusto Firmino dos Santos, Tiágo Gomes dos Santos e Angela Maria Araújo Leite.
Trabalho apresentado no “II Congresso Internacional da Realidade Semiárida e III Simpósio Alagoano Sobre Ecossistemas do Semiárido” realizado em Delmiro Gouveia/AL de 11 a 15 de novembro de 2014.
Trabalho publicado nos anais do “II Congresso Internacional da Realidade Semiárida e II Simpósio Alagoano Sobre Ecossistemas do Semiárido”.



IMAGENS

Figura 01: planta cartográfica mostrando a estrutura interna do térreo do Campus I da UNEAL em Arapiraca/AL no ano de 2014.



Figura 02: ao longo do ano de 2014 o PIBID UNEAL de Geografia realizou diversas atividades nas escolas parceiras em Arapiraca/AL. As atividades incluem desde a elaboração de recursos pedagógicos até a aplicação desses materiais em sala de aula.



REFERÊNCIAS

BARCELOS, Nora Ney Santos; Villani, Alberto. Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada. Ciência e Educação. v. 12, n. 1, 2006, p. 73-97.

LUDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto Da. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, 2005. p. 81-109.

SARTORI, Jerônimo. Formação de professores: conexões entre saberes da universidade e fazeres na educação básica. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/prograd/pibid/anais-do-evento/salas-de-debate/Formacao%20de%20professores_conexoes%20entre%20saberes%20da%20universidade%20e%20fazeres%20na%20educacao%20basica.pdf>. Acesso em 07 fev. 2014.

MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. Contribuições para iniciação a docência: a experiência do PIBID – Geografia da FAED/UDESC1. Disponível em: <http://www.labtate.ufsc.br/images/Contribuicoes_para%20iniciacao_a_docencia_a_experiencia_do_PIBID.pdf>. Acesso em 14 abr. 2014.

CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em 14 abr. 2014.

INDICADORES DEMOGRÁFICOS E EDUCACIONAIS. Alagoas. Disponível em: <http://ide.mec.gov.br/2011/estados/relatorio/uf/27>. Acesso em: 27 mai. 2014.

TRINDADE, Jéssica Ingrid Silva; GONÇALVES, Ellen Fabiana Oliveira; SANTOS, Dulce Pereira dos. PIBID: Relato sobre a importância do Programa na formação do Licenciando em Geografia da Unimontes – Montes Claros – MG. Disponível em: <http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal14/Ensenanzadelageografia/Desempenoprofesional/11.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2014.

Por: Santos. Elaborado em: 11/11/2014. Publicado em: 15/09/2017. Atualizado em: 15/09/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: