CONSIDERAÇÕES INICIAIS |
O presente texto trata-se de um relatório sobre o funcionamento e a finalidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) baseado nas informações coletadas durante uma visita a uma das agências do IBGE de Alagoas.
O objetivo desse texto é fornecer informações acerca da importância e do funcionamento do IBGE, comentando sobre algumas de suas pesquisas e das finalidades das mesmas.
COMO FUNCIONA O IBGE? |
O IBGE é uma organização institucional que busca a coleta de dados estatísticos sobre a situação econômica, social e financeira da população, incluindo tanto a população de classe pobre, média e rica, no objetivo de fornecer os dados essenciais para o planejamento econômico e social do Brasil.
A partir do trabalho realizado por essa instituição é possível um melhor desenvolvimento de nosso país e para que as pessoas possam traçar melhores e mais eficazes planos estratégicos para melhorar a condição de vida de toda população brasileira.
O IBGE elabora suas pesquisas tanto nas áreas residenciais, quanto em grandes empresas, departamentos e instituições diversas, o objetivo é coletar os dados que serão usados para melhorar a qualidade dos diversos serviços prestados a população e a condição de vida da própria população.
É através dos dados do IBGE que o governo sabe exatamente onde e como investir, que as grandes empresas sabem como melhorar seu lucro, que a população sabe onde devem investir seus pequenos negócios.
Para que realmente os dados do IBGE sejam utilizados de forma adequada e com bons resultados concretos é necessário que toda população tenha acesso aos dados e saiba entende-los e interpretá-los.
Ao IBGE cabe o objetivo de coletar os dados estatísticos da forma mais atualizada e próxima possível da realidade e fornecê-los a população. Cabe a população e aos órgãos responsáveis utilizar os dados do IBGE para melhorar a qualidade de vida da população a partir de investimentos nos locais certos.
Para coleta dos dados o IBGE usa de duas formas principais de coleta: censo geral e a contagem.
A coleta de dados do IBGE é elaborada a partir de pesquisas diretas com a própria população, na qual os agentes do IBGE passam nas residências da população para coletar os dados, essas coletas são classificadas em censo amostra, censo universo e contagem.
A contagem é a pesquisa que busca fornecer apenas os dados essenciais da população, é uma pesquisa restrita apenas aos dados básicos sobre a condição da população, possuindo um pequeno campo de perguntas.
O censo geral mostra um resultado de dados mais abrange, ou seja, procura pesquisar todos os dados essenciais sobre a condição de vida da população abordados pelo IBGE, possuindo todas as perguntas necessárias para gerar os dados do IBGE.
O censo é dividido em duas pesquisas: a amostra (que busca escolher algumas residências de uma determinada área, para que os dados fornecidos por essas residências representem a situação daquela área) e o universo (que busca pesquisar todas as residências de uma determinada área para que se tenha uma visão total da situação de vida da população da área pesquisada).
Entre os dados coletados no censo podemos citar dados sobre religião, raça, escolaridade, trabalho, salário e deficiência física.
Setor censitário: parte espacial ou área equivalente a um regenciador coletar os dados. Essas áreas podem variar de tamanho de acordo com a distribuição das residências.
Os setores censitários mudam com o tempo, devido ao aumento de residenciais provocados pelo fenômeno da urbanização, assim, os censitários mais antigos podem ser divididos e retribuídos.
As pesquisas do IBGE são realizadas com mais frequência nas grandes cidades do que em pequenas cidades, pois nas pequenas cidades geralmente é realizado apenas o censo universo, que ocorre a cada 10 anos. Já nas grandes cidades, além do censo universo, são realizados contagens e amostras em intervalos de tempos menores, mantendo os dados mais atualizados.
Todo o resultado das pesquisas do IBGE é disponibilizado no site oficial desse instituto, que mostra os dados de suas pesquisas a partir de mapas, gráficos, tabelas e resumos.

AS PESQUISAS DO IBGE |
O IBGE é o instituto brasileiro responsável pela coleta de dados e informações a respeito da situação, qualidade de vida e da economia da população brasileira. Os dados são utilizados pela área política administrativa, empresarial e pela própria população para planejar e criar os diversos planos, projetos e executar o funcionamento financeiro e econômico do país, desta forma o IBGE é essencialmente necessário para o controle econômico e político do país.
A coleta de dados do IBGE ocorre por meio de pesquisas realizadas diretamente com a população ou com instituições e empresas ativas no Brasil. A coleta de dados nessas pesquisas é elaborada a partir de três tipos de pesquisas do IBGE: O censo universo, o censo amostra e a contagem. Essas pesquisas buscam coletar dados em períodos diversos, abaixo estão alguns dos dados coletados pelo IBGE a partir da elaboração de suas pesquisas.
Abaixo estão listadas algumas das pesquisas realizadas pelo IBGE nas grandes cidades em intervalos de tempos menores:
Pesquisas mensais realizadas pelo IBGE: pesquisa mensal industrial de produção física (pesquisa de quantidade da produção realizada pelas empresas, como por exemplo, a quantidade de bebidas produzidas pela Coca-Cola durante um mês); pesquisa mensal do emprego (pesquisa sobre entrada e saída de trabalhadores (demissão) no mercado de trabalho); pesquisa industrial mensal do salário; pesquisa mensal do comércio; pesquisa mensal do serviço; pesquisa sobre o preço de produtos para construção civil; pesquisa da média da renda salarial (pesquisa sobre a média da renda salarial da população mais humilde das áreas metropolitanas); pesquisa completa sobre a renda salarial das áreas de região metropolitana (IPCA) (pesquisa sobre a média da renda salarial da população em geral das áreas metropolitanas, envolvendo tanto a população mais humilde, como a população com maior poder aquisitivo. Os dados da IPCA são utilizados pelo IBGE para calcular o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil).
Os dados da Pesquisa da Média da Renda Salarial e da IPCA são utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do cálculo da Inflação no Brasil.
Pesquisa semestral realizada pelo IBGE: pesquisa do estoque de grãos do Brasil.
Pesquisas trimestrais realizadas pelo IBGE: pesquisa trimestral do registro civil, pesquisa trimestral do divórcio, pesquisa trimestral de óbito, pesquisa trimestral de nascimentos, pesquisa trimestral do consumo de leite, pesquisa trimestral da quantidade de ovos; a pesquisa trimestral de animais abatidos e o Levantamento sistemático da produção agrícola (pesquisa que leva em conta a quantidade de grãos e produtos utilizados para gerar a produção agrícola (como por exemplo, a quantidade de grãos de feijão que foram utilizadas para desenvolver um plantio) e a quantidade de grãos e produção obtida a partir da produção agrícola realizada (como por exemplo, a quantidade de grãos de milho que se obteve em uma plantação). O objetivo é comparar a quantidade de material gasto com o resultado da produção agrícola).
Pesquisas anuais realizadas pelo IBGE: pesquisa anual da indústria; pesquisa anual da construção, entre outras.

CONSIDERAÇÕES FINAIS |
Portanto, o IBGE é de extrema importância para o planejamento econômico, social e financeiro brasileiro, pois é através do trabalho desse instituto que as pessoas têm conhecimento da situação econômica e social em que a população se encontra, possibilitando estratégias de investimentos para melhorar a situação de nosso país e melhorando os investimentos pessoais.
Para conferir os dados, incluindo gráficos, mapas, tabelas e os resultados das pesquisas realizadas pelo IBGE, tal como mais informações a respeito desse instituto acesse o site oficial do IBGE: http://www.ibge.gov.br/↑.
REFERÊNCIA |
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Agência de Arapiraca/AL, dez. 2013.
Por: Santos. Elaborado em: 21/12/2013. Publicado em: 15/08/2017. Atualizado em: 15/08/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário