CONSIDERAÇÕES INICIAIS |
Neste texto será discutido o segundo capítulo do livro “Natureza do espaço” do geógrafo Milton Santos, ao qual o autor nomeou de “O espaço: sistemas de objetos, sistemas de ações”, que trata sobre o espaço geográfico levando em conta os sistemas de objetos e as ações desenvolvidas nesses objetos. Para tanto, Será discutido as principais ideias do autor, acrescentado exemplos quando necessários para adquirir uma melhor compreensão.
O ESPAÇO: SISTEMAS DE OBJETOS, SISTEMAS DE AÇÕES |
Nesse capítulo Milton Santos inicia comentando que o espaço é constituído por fixos e fluxos, na qual os fixos, fixados em cada lugar, permitem ações que modificam o próprio lugar. Já os fluxos são um resultado direto ou indireto das ações e atravessam, ou se instalam nos fixos, modificando a sua significação e o seu valor, ao mesmo tempo em que, também, se modificam.
Para chegar a um melhor entendimento sobre o espaço geográfico o autor propõe dois caminhos: o primeiro através do entendimento de sistemas de objetos e dos sistemas de ações e o segundo através da configuração espacial e das relações sociais.
A configuração espacial é o conjunto de sistemas e formas naturais de uma determinada área juntamente com as modificações elaboradas pelo homem nessa área. Vale lembra que configuração espacial não é a mesma coisa que espaço, já que a configuração espacial é material e o espaço reúne essa materialidade com a vida que as anima. Embora a configuração espacial tenha sua materialidade própria, muitas vezes sua formação está vinculada pelas relações sociais e pela relação homem e espaço.
Sistemas de objetos são as técnicas materiais criadas pelo ser humano com um propósito de manipulação.
Sistemas de ações são as ações atribuídas aos objetos criados pelo homem, ou em outras palavras, são as técnicas funcionais criadas pelo ser humano aos objetos e sistemas de objetos que o próprio homem criou.
CONSIDERAÇÕES FINAIS |
Assim, Santos (2008) conclui que o espaço geográfico é formado pelos sistemas de objetos e pelos sistemas de ações, na qual, a constante relação entre eles produz as transformações no espaço.
REFERÊNCIA |
SANTOS, Milton. Natureza do Espaço. 4. ed. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2008.
Autor: Santos↑. Publicado: 01/05/2015. Atualizado: 02/05/2015. Acessar mais artigos de Geografia. Escrito: 29/08/2012. Metodologia: Revisão bibliográfica. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
4 comentários:
Bom dia! Gostei do seu resumo. Obrigado!
Boa tarde, agradeço bastante em saber que o resumo está contribuindo com a discussão dos fenômenos geográficos. Muito obrigado pelo comentário publicado em 22 de março de 2021.
Otima publicação!
Boa noite, Thiago! Muito obrigado pela atenção e fico muito grato pelo comentário.
Postar um comentário