Trabalho de campo com uso de imagens de satélite em Geografia

APRESENTAÇÃO

Confira o trabalho intitulado “Trabalho de campo com uso de imagens de satélite nas aulas de Geografia” apresentado no “IX Encontro Alagoano de Geografia” realizado em Arapiraca/AL no ano de 2015.



RESUMO

Para deixar as aulas de Geografia mais atrativas os professores fazem uso de diversos recursos e metodologias que incentivam a ativa participação dos alunos nas aulas. O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso de imagens de satélite para realização de aulas de campo no âmbito da Geografia do Ensino Médio. A metodologia baseia-se em uma pesquisa-participativa, observações in loco e fundamentação teórica nas obras de Neves, Nascimento e Carvalho (2013), Seemann (2002), Oliveira e Assis (2009), entre outros. Portanto, o uso de imagens de satélite em trabalhos de campo aproxima a teoria de sala de aula da prática, auxiliando na efetiva aprendizagem da cartografia, ao mesmo tempo em que incentiva os alunos a participarem das discussões da ciência geográfica.

INFORMAÇÕES

Autores: Tiágo Gomes dos Santos e Jonatas Ferreira Ferro.
Trabalho apresentado no “IX Encontro Alagoano de Geografia” realizado em Arapiraca/AL de 26 a 29 de novembro de 2015.
Trabalho publicado nos anais do “IX Encontro Alagoano de Geografia”.



IMAGENS

Figura 01: representação cartográfica mostrando o percurso realizado durante o trabalho de campo do dia 07 de novembro de 2015.



Figura 02: imagens dos pontos de parada do trabalho de campo realizado no dia 07 de novembro de 2015 em ArapiracaAL.



REFERÊNCIAS

NEVES, Sâmmyla Cyndy de Oliveira; NASCIMENTO, Deborah Cristina Silva do; CARVALHO, João dos Santos. A cartografia associada ao jogo de tabuleiro como um importante recurso didático para o ensino de geografia. In: SILVA, Christian Nunes da; CAETANO, Viviane Nunes da Silva; NETO, A. O. (org.). Ensino de Geografia e representação do espaço geográfico. Belém: GAPTA/UFPA, 2013.

SEEMANN, Jörn. O professor do ensino fundamental na educação cartográfica: caminhos tortos entre representação (carto)gráfica, mapas e mapeamentos. Fortaleza: [s.n.], 2002. Universidade Estadual do Ceará. Dep.Geociências.

OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de. ASSIS, Raimundo Jucier Sousa de. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. In: OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de. Sentidos da Geografia escolar. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

Por: Santos. Elaborado em: 06/08/2015. Publicado em: 15/09/2017. Atualizado em: 15/09/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: