Como criar percursos utilizando imagens de satélite?

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Utilizar uma imagem de satélite mostrando o percurso e os pontos de parada durante uma caminhada ou uma aula de campo facilita a orientação e a percepção cartográfica sobre os elementos presente na paisagem. Esse recurso pode ser realizado facilmente com um aplicativo de SIG ou de GPS, mas quando não se é possível utilizar um equipamento eletrônico no percurso, uma adaptação impressa pode ser a melhor solução. Nesse sentido, o presente tutorial mostra em 30 passos como adaptar imagens de satélite para realização de aulas de campo utilizando o software Paint.



ELABORANDO UM PERCURSO EM IMAGEM DE SATÉLITE COM PAINT

1º Passo: para obter a imagem de satélite deve-se abrir um navegador de internet, como o Google Chrome, e acessar o endereço eletrônico https://www.google.com.br/maps. Essa tarefa também pode ser realizada através do software Google Earth, ou outro semelhante.
2º Passo: em caso de obter a imagem de satélite por meio do navegador no endereço eletrônico sugerido, deve modificar a visualização vetorial para as imagens de satélite, conforme a imagem abaixo.
3º Passo: deve-se localizar o local da aula de campo por meio da navegação normal ou inserindo o nome do município no campo de pesquisa.
4º Passo: deve-se usar o botão “Limpar pesquisa” para obter uma visão mais ampla da imagem de satélite.
5º Passo: deve clicar nos botões de zoom representados pelos sinais de mais e de menos na área inferior direita do programa para aproximar ou diminuir a visualização da imagem de satélite. Para ajustar o local desejado da imagem de satélite deve clicar sobre ela e arrastar o cursor na direção da área desejada.
6º Passo: quando a visualização do local da aula de campo estiver ajustada na tela, deve-se pressionar a tecla “Print” para gerar uma captura da tela e colocá-la na área de transferência.
7º Passo: deve-se abrir o software Paint e colar a captura de tela, para tanto pode ser utilizado a combinação de teclas “Ctrl” + “V”.
8º Passo: após colar a captura, devem-se recortar as áreas inadequadas. Para tanto, deve clicar na ferramenta de seleção e selecionar a área desejada, depois deve arrastar essa área até ficar alinhada com as margens superior e esquerda.
Para remover partes inadequadas nas margens inferior e direita deve-se clicar sobre uma área não selecionada e mover um ponto branco no final da área de trabalho do programa para as margens do final da imagem de satélite.
9º Passo: após o recorte, deve-se clicar sobre a ferramenta “Linha” para desenhar o percurso.
10º Passo: para desenhar o percurso podem ser realizados dois desenhos, o primeiro com a linha na cor “escura” e de tamanho “8 px”, conforme a imagem abaixo.



11º Passo: deve-se clicar sobre a imagem de satélite e realizar o desenho do percurso. Para ajustar cada parte da linha desenhada pode arrastar os pontos brancos conforme a posição desejada. O problema do Paint é que não é possível ajustar as partes anteriores do desenho.
12º Passo: após completar o primeiro desenho do percurso é possível realizar um segundo desenho sobreposto com uma cor e tamanho diferenciado, resultando em um efeito de contorno na rota do percurso. Para tanto, inicialmente deve-se clicar sobre a ferramenta de “Tamanho” e escolher a opção “5 px”. Deve-se lembrar que embora seja essencial para destacar o percurso na imagem de satélite, o Paint não possui a ferramenta de contorno personalizado para as bordas dos desenhos.
13º Passo: em seguida deve clicar sobre uma cor diferente daquela usada no desenho anterior.
14º Passo: deve clicar sobre a ferramenta de ampliar o zoom para aumentar o tamanho da área de visão de desenho e facilitar o trabalho de sobrepor o desenho anterior.
15º Passo: o segundo desenho deve ser realizado sobre o primeiro de modo a gerar o efeito de contorno na rota.
16º Passo: após finalizar a sobreposição do desenho de rota, deve clicar sobre a ferramenta “Pincel” para desenhar os pontos de parada.
17º Passo: usando a combinação de teclas “Ctrl” + “+” é possível aumentar o círculo da ferramenta até atingir um tamanho satisfatório, em seguida deve clicar nos pontos de parada usando dois desenhos de cores e tamanhos diferentes assim como no caso da rota.
18º Passo: para desenhar os pontos para as trocas de equipes, pode ser escolhida a ferramenta “Linha” e desenhado esses pontos utilizando as mesmas condições anteriores.
19º Passo: para criar uma legenda é necessário clicar sobre a ferramenta de “Retângulo”, em seguida deve clicar sobre Preenchimento e escolher a opção Cor sólida, na ferramenta de “Tamanho” deve escolher a opção “1 px”, em seguida deve escolher uma cor preferentemente escura e por fim realizar o desenho na imagem de satélite.
20º Passo: na legenda devem ser realizados os desenhos dos principais signos conforme a imagem abaixo.
21º Passo: após o desenho dos signos, deve clicar sobre a ferramenta de “Texto” representada pela letra “A” e colocar a informação de cada signo desenhado. No exemplo abaixo foi utilizado a fonte “Arial” com tamanho de “10 pt”.
22º Passo: para especificar cada ponto de parada ao longo do percurso é possível usar a ferramenta de texto para inserir letras e/ou números dentro dos círculos desses pontos.
23º Passo: para salvar o desenho, clique em Arquivo, depois em Salvar, na janela seguinte coloque o nome do arquivo, escolha o local de armazenamento e clique em Salvar.
24º Passo: após salvar o arquivo, pode fechar o Paint e abrir um editor de texto como o Microsoft Office Word.
25º Passo: deve escrever o título da imagem de satélite. Em seguida, pressione a combinação de teclas “Ctrl” + “T” para selecionar o texto, “Ctrl” + “N” para colocar em negrito e “Ctrl” + “E” para centralizar o texto.
26º Passo: deve clicar em Layout da Página, depois em Orientação e por fim em Paisagem.
27º Passo: ainda em Layout da Página deve clicar em Margens e escolher a opção Estreita.
28º Passo: para melhorar a visualização da página é possível ajustar o zoom. Para tanto, clique na porcentagem de zoom, na janela seguinte coloque o número 60 no campo de porcentagem e por fim, clique em Ok.
29º Passo: para adicionar a imagem, clique no texto e posicione o cursor abaixo do título, em seguida clique em “Inserir” depois em “Imagem”, na janela seguinte selecione a imagem de satélite ajustada no Paint e clique em Inserir.
30º Passo: após a imagem ser inserida, o arquivo já está pronto para ser impresso e distribuído aos participantes da caminhada ou da aula de campo.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Embora essa tarefa possa ser elaborada mais facilmente e com menos limitações em outros softwares, como o Corel Draw, por exemplo, o Paint é um aplicativo nativo da Microsoft Windows, um sistema operacional popular e utilizado em vários computadores, portanto o Paint é de fácil acessibilidade, quando comparado com outros programas de uso profissional.

Por: Santos. Elaborado em: 24/06/2016. Publicado em: 12/10/2017. Atualizado em: 12/10/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: