CONSIDERAÇÕES INICIAIS |
Entre as várias definições, podemos considerar a rede técnica como uma infraestrutura que permite o transporte de informação ou de matéria e energia de um ponto ao outro, na qual está inscrita em um espaço, formando um território. O presente trabalho mostra o resultado de uma pesquisa de campo realizada em 04 de agosto de 2012 em Arapiraca/AL, cujo objetivo foi fazer uma análise das influências das redes técnicas nessa cidade a partir da implantação da rádio Novo Nordeste e da antiga linha do trem.
AS REDES TÉCNICAS |
Existem dois tipos de redes: físicas e de relação. A primeira é relacionada a uma estrutura de rede que está ligada fisicamente, ou melhor, que a conexão estabelecida nessa rede é percebida visualmente, como por exemplo, as redes de rodovias. Uma rodovia está ligada a outra visualmente, assim como nas redes de energia, fluviais, linhas de trens, entre outras. A rede de relação é aquela na quais seus pontos de estrutura estão ligados a partir de relações, como por exemplo, uma rede de supermercados. Apesar dos supermercados envolvidos não estarem visualmente ligados, mas eles possuem relações que permitem essa ligação, formando a rede, assim como nas redes bancárias, de empresas transnacionais, de organizações internacionais, entre outras.
As redes são um resultado do meio técnico-científico-informacional e ela torna as atividades humanas mais rápidas e eficientes, embora seja controlada pela classe dominante que visa principalmente o lucro.
As redes proporcionam o fluxo de matéria, energia e informação de um ponto ao outro de sua infraestrutura, sendo um elemento importante na difusão cultural da chamada cultura de massa, sem elas o mundo não seria como é atualmente, as culturas locais permaneceriam na vida das pessoas e a globalização não se realizaria.
Muitas redes tornaram-se globais, ou seja, influenciam em todo o globo, como no caso da rede da empresa Coca-cola, na qual a sede da empresa encontra-se na cidade de Atlanta no Estados Unidos, mas essa empresa possui filiais em diversos países do mundo.
A rede tem a capacidade de modificar o espaço em que ela se instala, pois proporciona a entrada de informações, matéria e energia aos locais que ela se insere.
A CHEGADA DAS REDES TÉCNICAS EM ARAPIRACA |
Arapiraca é um reflexo da globalização, ou seja, uma cidade bastante influenciada pelas redes técnicas que refletem nos fluxos, fixos, na estrutura social, na vida pessoal de seus habitantes e na nas suas relações.
A influência significativa das redes técnicas em Arapiraca iniciou com a inauguração de sua estação ferroviária em 1949, na qual o funcionamento da linha do trem permitiu que outras cidades passassem a ter conhecimento mais amplo de Arapiraca, servindo de atrativo para que empresários implantassem outras redes técnicas nesse município. A partir de 1980, a estação ferroviária e a linha do trem pararam seu funcionamento, mas algumas redes implantadas durante o período de sua operação, sobretudo a rádio Novo Nordeste, deram continuidade ao atrativo de redes para o município.
A rádio Novo Nordeste foi inaugurada em 20 de agosto de 1976, sendo a primeira rádio oficial da cidade, desenvolveu um papel muito importante para o atual cenário da influencia das redes em Arapiraca, pois a partir das ondas transmitidas por ela, outras cidades passaram a ter conhecimento de Arapiraca.
A implantação da rádio Novo Nordeste e a operação da linha do trem foram os marcos iniciais para a implantação das redes técnicas na cidade de Arapiraca, assim contribuindo para o aumento de relações com outras cidades alagoanas, e até mesmo de outros estados brasileiros, sobretudo para o comércio, inicialmente do fumo e posteriormente como centro metropolitano.
Por meio do comércio de fumo, redes de lojas e supermercados iniciaram sua presença na cidade e atualmente dominam o seu comércio devido à crise do fumo na área de estudo. Assim, para atender aos interesses das lojas, supermercados e empresas que se instalavam em Arapiraca foi implantados e fixadas diversas outras redes, entre elas as redes bancárias, de comunicação de ponta, internet, entre outras, provocando mudanças na estrutura social e na cultura da população desse município.
REDES E O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS |
O aumento da influência das redes em Arapiraca provocou também a mudança no comportamento de muitas pessoas, em alguns locais da cidade é possível verificar o contraste entre uma cultura menos e outra mais influenciada pela ação das redes, como no caso da praça Lions.
A praça Lions e a avenida Ceci Cunha são duas áreas próximas, porém com grandes contrastes culturais, na primeira predomina uma relação mais próxima entre as pessoas, que se reúnem, principalmente nos finais de semana para conversarem, trocarem experiências de vida e praticar jogos, como cartas e dominó. Essa é uma forma antiga das pessoas se distraírem, já na avenida Ceci Cunha, predomina uma falta de relação entre as pessoas e dessas com o ambiente em que vivem, que se mantém isoladas dentro de suas casas tendo como meio de distração aparelhos de redes técnicas, entre eles a televisão e o computador.
No caso apresentado a Ceci Cunha, muitas vezes estas pessoas conhecem muito mais lugares que nunca foram pessoalmente do que a própria área em que residem, devido a influência das redes de comunicação. Além desse fato é comum que muitas dessas pessoas mantenham-se isoladas da própria casa, como no caso de uma família em que os pais reúnem-se para assistir TV enquanto os filhos isolam-se no quarto para acessar o computador ou assistir à própria TV. Por esse motivo essas pessoas mantêm uma ligação muito maior com as redes técnicas do que o próprio espaço em que vivem, assim, são mais propícias a alienação.
A Avenida Ceci Cunha é uma área nobre da cidade, ou seja, uma avenida importante na qual residem pessoas de alto status social, com serviços comerciais de qualidade, atraindo os olhares de empresários e políticos para o investimento de capital, incluindo os serviços de transmissão das redes de comunicação e infra-estrutura. Esse fato também gera o problema da concepção de status, na qual as pessoas passam a ser consumidoras de um serviço ou bem, não por necessidade, mas por status social, ou seja, de acordo com a velha frase: “se ele pode, eu também posso”. Um exemplo desse fato são as antenas parabólicas da TV por assinatura SKY, na qual muitas pessoas de Arapiraca são consumidoras, mas não por necessidade e sim por estarem alienadas a usar esse produto, pois outras pessoas “civilizadas” também usam.
Com a intensificação das redes em Arapiraca, também se intensificou a violência e ao mesmo tempo a insegurança das pessoas, como resultado, muitos moradores de Arapiraca, principalmente das áreas nobres, como a própria Avenida Ceci Cunha, passaram a investir em segurança nas suas residências, como a construção de muros altos equipados com cercas elétricas. Essa violência e insegurança também é mais um motivo que provoca o isolamento das pessoas em relação a área em que vivem, fazendo com que essas pessoas tenham uma ligação maior com as redes do que o próprio lugar em que residem.
COMÉRCIO E DESENVOLVIMENTO DA CIDADE |
O desenvolvimento de Arapiraca ocorre com o crescimento do comércio, fazendo com que a cidade torne-se um centro comercial do agreste alagoano. Com o crescimento comercial as empresas comerciais passaram a instala-se na cidade, necessitando de investimentos de outras empresas de serviços diversos (comunicação, internet, transporte, construções, infra-estrutura etc.), ao mesmo tempo, também atrai o investimento político voltado para o desenvolvimento dessas empresas e de seus negócios, resultando no desenvolvimento do setor terciário da cidade.
Com o crescimento comercial também se instalou as redes bancárias e os Correios. A instalação dessas redes tem o objetivo de aumentar e facilitar o consumo das pessoas no comércio de Arapiraca, tão quanto o local que essas redes se instalam propícia esse consumo.
Com o desenvolvimento gerado por essas redes (de bancos, comerciais, de serviços etc.) também se necessita de formação profissional das pessoas para trabalharem nelas, principalmente pela grande exigência e requisitos quanto aos seus trabalhadores. Assim, são implantados em Arapiraca os cursos profissionalizantes (inicialmente apenas por instituições privadas) e o ensino superior.
A principio as pessoas tinham que buscar formação profissional em Maceió/AL, com a implantação dos cursos profissionalizantes e com a chegada da FUNEC (atual UNEAL), as pessoas poderiam forma-se em Arapiraca/AL. Como resultado ocorreu o significativo aumento de pessoas capacitadas em Arapiraca e nas cidades circunvizinhas.
UM ESPAÇO ARTIFICIALMENTE DIVERSIFICADO |
Arapiraca é um espaço com diversos contrates sociais, na qual as áreas artificialmente mais organizadas, são aquelas com a maior presença do comércio das grandes redes empresariais, ao mesmo tempo em que essas áreas possuem também a maior parte dos principais pontos de serviços sociais, como hospitais, bancos, restaurantes etc. com poucas exceções. Esse fato acontece, pois essas áreas são locais de maior investimento de capital. Já quanto às exceções, possuem o papel de valorizar uma área na qual não acontecem os principais investimentos em infraestrutura no local.
Assim, torna-se visível uma disputa espacial, na qual instituições com funções diferenciadas instam-se em um mesmo espaço, ou seja, uma próxima a outra, como é o caso da igreja Maná, da agência da Caixa e de estabelecimentos comerciais na praça Manoel André, na qual a igreja disputa espaço entre a agência da Caixa e os estabelecimentos, já esses dois últimos possuem uma relação comum entre si, o objetivo de aumento do consumo comercial nessa área.
Em uma análise espacial da cidade é aparente verificar a grande quantidade de outdoors e fachadas publicitárias, desde outdoors em cartaz até outdoors eletrônicos, como é o caso da própria praça Manoel André que é considerada outra área nobre de Arapiraca. Quase todos esses anúncios têm o objetivo de chamar a atenção das pessoas para serem consumidores de produtos e serviços contidos nas cidades e influenciados pelas redes.
Na cidade de Arapiraca ainda predominam, até mesmo nas áreas nobres, as antigas construções, muitas vezes mascaradas pelos anúncios de outdoors de lojas e supermercados. É comum verificar na cidade velhas construções lado a lado com novas construções ou modernas formas de organização espacial, pois Arapiraca está se “desenvolvendo” através das redes técnicas, que cada vez mais influenciam na vida da população dessa cidade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS |
Portanto, conclui-se que o desenvolvimento de Arapiraca esta ligado com a chegada das redes técnicas, sendo as pioneiras dessas redes, a antiga linha do trem e a rádio Novo Nordeste, que também terão o papel importante de atração das demais redes para o município.
REFERÊNCIAS |
SANTOS, Milton. Natureza e Espaço. 4. ed. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2008.
DIAS, Leila Christina. Redes: emergência e organização. In: CORREA, Roberto Lobato; GOMES, Paulo César; CASTRO, Iná. Geografia: conceitos e temas. 7. ed. São Paulo: Bertrand Brasil, 2005. p. 141-159.
Por: Santos. Elaborado em: 04/08/2012. Publicado em: 05/09/2017. Atualizado em: 05/09/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário