CONSIDERAÇÕES INICIAIS |
O presente trabalho visa realizar uma análise da importância histórica e turística do marco Zero da cidade de Recife no estado de Pernambuco. O trabalho e a coleta de imagens foram realizados durante os dias 22 e 23 de julho de 2014.
O MARCO ZERO EM RECIFE/PE |
O Marco Zero estar localizado no Recife Antigo juntamente com o centro histórico de Recife, local onde funcionam diversos serviços sociais e comerciais da cidade. Bezerra e Santa (2014) explica o Marco Zero como “o local em que Recife nasceu e serve como ponto inicial das estradas de Pernambuco”, sendo um espaço de laser, com uma adorável arquitetura influenciada pelas modernas construções da Europa e pelas antigas construções Holandesas, como mostra as imagens dessa página, que mostram adolescentes na praça do Marco Zero em Recife, alguns observam o mar, outros se encontram sentado e conversando na praça, e outros ainda praticam esportes como a patinação, mas todos usam o local como um ambiente de laser.
Em 1999 a praça que existia no local, recebeu modificações, o busto de barão de rio branco e o marco zero foram realocados para a borda da praça. A nova praça foi projetada pelo pintor Cícero Dias, em 1999, e hoje é um dos pontos mais bonitos da capital, recebendo a comunidade local, além dos turistas que costuma visitar o mesmo, servindo também como ponto de encontro de jovens, desportistas e artistas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS |
Portanto, concluímos que a Praça do Marco Zero de Recife/PE possui grande importância para a história e cultura de nosso país, pois marca o inicio do povoamento e da colonização das terras que hoje constituem o território brasileiro, sendo considerado como a segunda área a ser colonizada. Assim, a praça passa a ser um atrativo turístico para turistas que visam o laser, conhecimento e apreciam um local com uma arquitetura diferenciada.
REFERÊNCIAS |
CARRÉRA, Guilherme. Cinco séculos de história no Recife Antigo. Diário de Pernambuco. 27 jul. 2014. Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/turismo/2013/07/26/interna_turismo,452726/cinco-seculos-de-historia-no-recife-antigo.shtml>. Acesso em: 27 jul. 2014.
BEZERRA, Fernanda Nascimento; SANTA, EIda José de. Guia mais EBBC. Projeto gráfico de Bernardo Presser e revisão de Nadi na Presser. Recife: Departamento de Ciência da Informação da UFPE, 2014.
Por: Santos. Elaborado em: 06/07/2014. Publicado em: 06/09/2017. Atualizado em: 06/09/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário