A sociologia no contexto da revolução industrial

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O surgimento da Sociologia está ligado com as mudanças sociais provocadas pela primeira revolução industrial na Inglaterra, na qual se faz cada vez mais intenso com as posteriores revoluções. Nesse sentido, será discutido como a Sociologia está contextualizada nesse movimento.



A SOCIOLOGIA E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

O “encurtamento” do tempo e a valorização do trabalho na sociedade industrial se explicam com as grandes mudanças que ocorreram na sociedade por volta do século XVIII, muitas pessoas tiveram que se adaptarem as novas condições de vida e de trabalho, assim como prolongadas jornadas sem férias nem feriados para adquirirem um salário de subsistência. Essa exploração era ainda mais rígida com mulheres e crianças que compõem a maioria dos trabalhadores das indústrias da Inglaterra.
Nesse contexto, a Sociologia surgiu a partir da revolução industrial, pois as mudanças que essa revolução causou na sociedade foram colocadas como objeto de análise, já que passavam a constituir em problema para os pensadores da época.
A Sociologia tem como seu principal plano de análise as modificações que a revolução industrial provocou na sociedade, assim boa parte de seus temas de analise e reflexão foram retiradas das novas condições de vida provocada pelas transformações dessa revolução.
Uma das mudanças sociais provocadas pela revolução industrial são as exigências do mercado de trabalho industrial e de prestação de serviços quanto aos seus trabalhadores. Essas exigências refletem as preocupações da sociedade industrial e requerem melhor qualificação dos trabalhadores.



Como exemplo, será apontado os principais requisitos em três profissões diferentes aparecidas em anúncios de jornais e em seguida explicado como esses requisitos traduzem as preocupações da sociedade industrial. Na profissão de gerente de marketing da empresa Confidencial é exigido no mínimo experiência em marketing, graduação em ensino superior e conhecimento básico em informática. Na profissão para atividade administrativa na divisão técnica da Confidencial é exigido conhecimento básico em informática. Na profissão de vendedor geral da Oesp é exigido no mínimo experiência em vendas, curso básico de informática e escolaridade média. Os três anúncios de emprego foram exibidos no site da Zap Empregos em fevereiro de 2012. Uma das maiores preocupações das pessoas que estão em busca de trabalho são os requisitos exigidos para a conquista do emprego, pois muitos deles exigem alto grau de formação e especialização dos candidatos para atuarem em uma área. Devido a esse fato, na sociedade moderna, muitas pessoas buscam ampliar sua formação em grau de ensino e com o maior número de cursos possíveis, para estar em condições de entra em uma disputa por emprego no mercado de trabalho.
Com a revolução industrial também se observa que as indústrias estão cada vez mais investindo na robótica e em máquinas que substituem o trabalho humano. Essas máquinas aumentam a produtividade industrial e diminuem os gastos com mão de obra, mas também elevam o desemprego estrutural e exigem alta formação profissional dos trabalhadores que se inserem no mercado de trabalho. Essas mudanças na produção industrial também afetam o comportamento, a economia e a forma de vida da sociedade no todo, pois diminui a oferta de trabalhos e aumenta as exigências quanto a qualificação profissional dos trabalhadores.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, a Sociologia, enquanto ciência social surgiu no contexto da primeira revolução industrial da Inglaterra para explicar as mudanças provocadas pela revolução na sociedade, posteriormente se ampliando para questões mais complexas da organização da vida social.

REFERÊNCIA

MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 38 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Por: Santos. Elaborado em: 15/02/2012. Publicado em: 07/09/2017. Atualizado em: 07/09/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: