CONSIDERAÇÕES INICIAIS |
O presente trabalho visa realizar uma análise da importância econômica e turística do complexo industrial portuário de Suape no estado de Pernambuco. O trabalho e a coleta de imagens foram realizados em 23 de julho de 2014.
O COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO DE SUAPE |
O complexo industrial portuário de Suape é um complexo administrativo de instalação de indústrias e portos de transporte de mercadorias, cujos produtos recebidos são transportados para diversas áreas do país, como é possível identificar nas imagens dessa página. Apesar de ser um ambiente de interesse econômico, a atividade turística nessa área aparece entrelaçada com a capacidade de utilização da paisagem como forma de transmissão de conhecimentos industriais e comerciais, sendo assim, utilizada como espaço para trabalho de campo, que visa principalmente estudantes de cursos de ligados a economia, aprendizagem industrial e a Geografia.
Nesse complexo, a estrutura voltada para o turismo utiliza o auditório, as estradas internas que ligam as diversas indústrias e portos instalados, além de áreas de alimentação. A segurança e a organização nessa atividade são essenciais para manter o controle dos turistas, para que a atividade do turismo não altere a atividade portuária e industrial.
Vale lembra que a atividade industrial e portuária, formam a essência da existência do complexo de Suape, e que a atividade turística aparece apenas como uma pequena atividade a parte, onde aproveita as ações desenvolvidas na área, como forma de transmissão e produção de conhecimentos.
A concepção de Suape originou-se a parti do acordo de integralização entre o porto-indústria de Marseille-Fos, na França e de Kashima no Japão, em 1970. Podemos dizer que a escolha da região de Suape para localização do Porto se deu pelas seguintes condições: águas profundas junto a linha da costa com cerca de 17 metros a cerca de 1,2 quilômetros do cordão de arrecifes, quebra-mar natural para implantação de um parque industrial, distância da movimentação metropolitana da cidade de Recife, ótima localização continental como ponto de escoamento de produtos comerciais.
Suape fica localizado em territórios de Cabo de Santo Agostino, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes, todas em Pernambuco próximo a Recife/PE (Ver localização no Google Mapas).
Considerado como um dos principais pólos de investimentos do País, sempre é um dos pontos mais tradicionais de Pernambuco, a movimentação portuária nesse local cresce em ritmo acelerado e consolida Suape como um porto concentrador e distribuidor de carga.
A construção de Suape não causou apenas impactos econômicos, mas também ambientais e sociais. Para a construção e ampliação do complexo diversos moradores da área tiveram que ser deslocados sobre condições precárias, ou seja, o complexo não forneceu a assistência adequada, inclusive de indenização para que o morador pudesse construir uma nova moradia digna, impulsionando processos de segregação, favelização e agravamento das desigualdades sociais no Recife/PE.
CONSIDERAÇÕES FINAIS |
Portanto, Suape é um importante complexo industrial e portuário do Nordeste, que movimenta mercadorias para todo o país, seja para exportação ou para importação. Porém, a construção de Suape provocou diversos impactos ambientais e sociais, além do fato de que se usado incorretamente, abre caminhos para que a economia nacional seja dominada pela economia internacional, ou seja, as exportações ficam mais intensivas que as importações, provocando crises sociais e econômicas no país.
REFERÊNCIAS |
CARRÉRA, Guilherme. Cinco séculos de história no Recife Antigo. Diário de Pernambuco. 27 jul. 2014. Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/turismo/2013/07/26/interna_turismo,452726/cinco-seculos-de-historia-no-recife-antigo.shtml>. Acesso em: 27 jul. 2014.
BEZERRA, Fernanda Nascimento; SANTA, EIda José de. Guia mais EBBC. Projeto gráfico de Bernardo Presser e revisão de Nadi na Presser. Recife: Departamento de Ciência da Informação da UFPE, 2014.
Por: Santos. Elaborado em: 06/07/2014. Publicado em: 30/08/2017. Atualizado em: 30/08/2017. Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário