As camadas da Atmosfera

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A Atmosfera é a camada de gases que envolve e protege a Terra, existem várias formas de dividi-la (estrutura eletromagnética, composição química do ar, entre outros), porém a mais utilizada é pelo critério de variação de temperatura. De acordo com esse critério a atmosfera apresenta estrutura vertical cujas características variam conforme a altitude, contendo três camadas quentes, separadas por duas camadas frias, assim a atmosfera encontra-se dividida em troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.



AS CAMADAS DA ATMOSFERA

A seguir, encontram-se as principais características físicas das cinco principais camadas da atmosfera, mostradas em ordem crescente desde a mais próxima do nível do mar até a mais superior.
Troposfera: é a camada em contato com a superfície terrestre, é nela em que vivem os seres vivos e os fenômenos atmosféricos tem a sua máxima manifestação (ventos, chuvas, furacões, entre outros). Essa camada apresenta as maiores pressões atmosférica, devido a suportar o peso de todas as demais camadas da atmosfera. A parte inferior da troposfera (que esta em contato com a superfície terrestre) é quente devido a concentração de gás carbono, esse gás é um dos principais gases do efeito estufa, que mantém a parte inferior da troposfera aquecida, outro fator que interfere no calor da troposfera, porém de menor importância é a proximidade com a superfície, parte do calor absorvido pela superfície terrestre é transmitido para a troposfera. Conforme o aumento da altitude, a temperatura diminui uma taxa média de 6,5ºC/km, por isso a parte superior dessa camada é extremamente mais frio. Essa camada apresenta 75% da massa total da atmosfera e quase todo vapor de água e aerossóis contidos no ar. O limite superior da troposfera é denominado tropopausa.
Estratosfera: segunda camada principal e estende-se até 50 km acima do solo. Nessa camada a temperatura aumenta conforme o aumento da altitude devido a presença do gás ozônio que absorve a radiação ultravioleta, mantendo a parte superior da estratosfera aquecida. A parte inferior dessa camada e superior da troposfera é fria, devido a perda do poder de absorção de radiação solar. Contém pouco ou nenhum vapor d’água. A parte superior da estratosfera é denominada estratopausa.
A Troposfera juntamente com a Estratosfera formam a atmosfera inferior.
Mesosfera: terceira camada da atmosfera, conforme aumento da altitude a temperatura diminui devido a perda do poder de absorção de radiação solar. Nesta camada se registram os mais baixos valores de temperatura de toda atmosfera. O limite superior da mesosfera é denominado mesopausa.
Termosfera: quarta camada principal da atmosfera, encontra-se a 80 km do solo. A temperatura aumenta com o aumento da altitude devido à absorção dos raios X, gama e ultravioletas pelos átomos de oxigênio e nitrogênio. O limite superior da termosfera é denominado termopausa.
A Mesosfera juntamente com a Termosfera formam a atmosfera superior.
Exosfera: É a mais superior camada da atmosfera, inicia-se no fim da termosfera e se estende até o espaço exterior. É onde estão localizados os satélites artificiais.



A IMPORTÂNCIA DA TROPOSFERA

É na troposfera onde estão localizados todos os seres vivos do planeta, tão como essa é a única camada da atmosfera que fornece condições perfeitas para o desenvolvimento de vida e de manifestação máxima dos fenômenos atmosféricos, fenômenos que são muito importantes para o desenvolvimento da vida no planeta. Entre as condições que a troposfera fornece para o desenvolvimento de vida na Terra podemos destacar a alta pressão atmosférica, temperatura ideal bem distribuída (quente próximo a superfície e frio conforme aumento da altitude, facilitando a ocorrência de chuvas), vapor de água e presença de oxigênio, carbono e nitrogênio em quantidade ideal para o desenvolvimento de vida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, existem várias formas de se classificar diferentes características da atmosfera em camadas especificas, porém a mais utilizada é a variação de temperatura que divide a atmosfera em cinco camadas, sendo a Troposfera a camada onde nós vivemos.

REFERÊNCIAS

AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para trópicos. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrannd Brasil, 1996.

BARRY, Roger G; CHORLEY, Richard J. Atmosfera, tempo e clima. Porto Alegre: Bookman, 2010. Atmosphere, weather and climate.

GRIMM, Alice Marlene. A atmosfera. UFPR. Disponível em: <http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html>. Acesso em: 21 jul. 2012.

Por: Santos. Elaborado em: 21/07/2012. Publicado em: 30/08/2017. Atualizado em: 30/08/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

6 comentários:

Unknown disse...

Me ajudou muito eu estava precisando de estuda esta matéria vcs sao 5 ★★★★★

Santos disse...

Boa noite! Muito obrigado pelo comentário postado em 05 de junho de 2019. Fico muito grato em saber que esse artigo ajudou nos estudos!

Unknown disse...

Nossa muito bom mesmo me ajudou muito e alem de uma explicação a imagem me ajudou a entender

Unknown disse...

Caramba, estudei isso na quinta ou sexta serie e lembrava de todas, porem lembrava da ''IONOSFERA'', que fica já fora da terra, seria a ultima... Achei que não existia, mas está lá igual estava na minha cabeça ;)

Santos disse...

Boa noite! Muito obrigado pelo comentário postado em 05 de maio de 2021. Bons estudos!

Santos disse...

Boa tarde! Muito obrigado pelo comentário postado em 23 de setembro de 2021. É uma grande honra para mim poder contribuir com os estudos!