Os Gases da Atmosfera

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A Atmosfera é a camada gasosa que envolve e protege o planeta Terra, sendo composta principalmente por gases e outros materiais, como partículas de poeira e moléculas de água.
Os gases e substancias da atmosfera, como a água, são distribuídos de forma estratégica e favorável a existência de vida no nosso planeta, confira nesse artigo quais são os gases da atmosfera e qual a importância desses gases na apresentação de condições favoráveis a vida.



OS GASES QUE COMPÕEM A ATMOSFERA

Os principais gases que compõe a matriz da atmosfera são: Nitrogênio (N2), Oxigênio (O2), Argônio (Ar), Dióxido de carbono (CO2), Neônio (Ne), Hélio (He), Ozônio (O3), Hidrogênio (H), Criptônio (Kr), Xenônio (Xe) e Metano (Me).

A IRREGULAR COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA

A atmosfera não possui a mesma composição em todos os lugares, embora possua uma composição semelhante em todos os lugares próximos a superfície terrestre, conforme muda a altitude, muda também as características e a composição da atmosfera, pois conforme aumenta ou diminui a altitude, a concentração de gases é modificada. Na parte mais inferior da atmosfera concentram-se a maior parte dos gases, incluindo o carbono, na estratosfera existe uma concentração de gás ozônio, já nas demais camadas, predomina o oxigênio e o hidrogênio. Devido a essa distribuição de gases a atmosfera possui camadas com diferentes propriedades de absorção do calor e temperatura.



A IMPORTÂNCIA DOS GASES ATMOSFÉRICOS

Oxigênio: absorve os raios X, gama e excesso de raios ultravioletas da radiação solar na Termosfera juntamente com o nitrogênio (devido a ser a primeira camada de encontro entre a radiação solar e a atmosfera). O oxigênio também é importante na respiração dos seres vivos, pois esse gás serve de energia para as atividades celulares de diversos animais, incluindo o ser humano.
Ozônio: absorve a radiação ultravioleta, impedindo que essa radiação letal chegue a superfície da Terra, que provocaria a morte de células superficiais de plantas e animais, além de modificações genéticas nos seres humanos, assim como o câncer.
Dióxido de carbono: é o principal gás do efeito estufa que mantém a Terra aquecida para gerar as perfeitas condições de vida do planeta. O gás carbono também é importante no processo de fotossíntese das plantas, algas e bactérias fotossintetizantes.
Vapor d’água: tem função de combustível em alguns processos atmosféricos, tais como chuvas, tempestades e furações, por causa da liberação de calor latente e condensação. O vapor d’água tem papel fundamental na química da atmosfera, pois causa as reações químicas tais como raios e trovões. O vapor d’água tem função de limpeza da atmosfera, sobretudo na forma de chuva, após o vapor se condensar na atmosfera, ele precipita na forma liquida limpando a atmosfera de aerossóis (partículas de poeira em suspensão, fumaça, matéria orgânica, entre outros).

TEMPO, CLIMA, ELEMENTOS E FATORES

Tempo são as condições atmosféricas em um local num determinado momento ou até mesmo instante. O tempo muda constantemente.
Clima é a sucessão habitual de tempos num determinado local da superfície terrestre, ou seja, é um tipo de tempo frequente em um local.
Elemento são os atributos básicos que servem para definir o tipo climático de uma determinada região como a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica.
Fatores são os responsáveis pelas características ou modificações dos elementos do clima. Os principais fatores são a latitude, a altitude, a maritimidade, correntes marítimas e as massas de ar, além daqueles relacionados às atividades humanas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, nosso planeta é um ambiente “colorido” e cheio de vida graças a atuação de diversos fenômenos físicos incluindo a atual configuração da atmosfera. A estratégica concentração de gases nas diferentes camadas da atmosfera contribui para a ocorrência de processos que favorecem a vida na Terra.

REFERÊNCIAS

AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para trópicos. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrannd Brasil, 1996.

BARRY, Roger G; CHORLEY, Richard J. Atmosfera, tempo e clima. Porto Alegre: Bookman, 2010. Atmosphere, weather and climate.

GRIMM, Alice Marlene. A atmosfera. UFPR. Disponível em: <http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html>. Acesso em: 21 jul. 2012.

Por: Santos. Elaborado em: 21/07/2012. Publicado em: 30/08/2017. Atualizado em: 30/08/2017.
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, falha ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: